202511261806

Notícias

Aluna de Psicologia apresenta trabalho em congresso sobre educação

Publicado em: 25/11/2025

 A aluna do quinto ano do curso de Psicologia da Universidade de Araraquara – Uniara, Bruna Bonifácio Felix Pereira, apresentou seu trabalho de iniciação científica, intitulado “Formação Docente Crítica e Resistência ao Racismo: O Papel do Centro de Referência Afro de Araraquara nas Narrativas Negras”, no VII Congresso Nacional de Formação de Professores e XVII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores, realizado entre os dias 11 e 13 de novembro, em Águas de Lindóia. A pesquisa é orientada pelo docente e coordenador do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros - NEAB da Uniara, Edmundo Alves de Oliveira.


“Em maio desse ano, desenvolvi esse trabalho em parceria com o NEAB e com o Centro de Referência Afro ‘Mestre Jorge’, inicialmente pensado como um estudo em Psicologia Social voltado ao enfrentamento do racismo. Com o avanço da pesquisa, o foco se ampliou para o compromisso com uma educação que não ignore a desigualdade racial e reconheça a força das narrativas negras como instrumento de resistência, cura e transformação social, dando origem à duas pesquisas complementares. A pesquisa fortalece debates sobre equidade racial, justiça social e a potência das narrativas negras na formação docente. Seu percurso em diferentes eventos reforça sua relevância, e o estudo também recebeu apreciação da Revista Ethnos Brasil para publicação”, explica Bruna.


De acordo com ela, “a orientação do professor Edmundo foi fundamental”. “Ele não foi apenas um orientador acadêmico, foi alguém que acreditou na potência social dessa pesquisa e me ajudou a olhar para minhas raízes, para a minha trajetória e para o impacto real que a educação antirracista pode gerar. Sua orientação trouxe direção, sensibilidade e rigor teórico. Também tive a alegria de contar com uma coorientação da Valquíria Pereira Tenório e do Fernando Rugno, que ampliou o olhar metodológico e fortaleceu a conexão entre pesquisa, território e comunidade. A Uniara teve um papel essencial ao oferecer um ambiente acolhedor para que pesquisas com compromisso social fossem valorizadas, pelo NEAB”, enfatiza.


“As questões afro atravessam meu percurso de forma tão profunda que entendi que não posso restringir esse debate apenas ao meio acadêmico. Meu compromisso com a população preta não é apenas teórico, é vivido. Às vésperas da minha formação, decidi levar para o Instagram - @psibrunafelix - reflexões sobre os impactos psíquicos de ser uma pessoa preta à luz da psicanálise. Fazer isso é uma extensão ética do meu trabalho, porque não existe subjetividade sem reconhecer os silenciamentos, exclusões e a falta de representatividade que nos atravessam, inclusive na clínica. Compartilhar esse conteúdo é abrir caminhos”, ressalta a aluna.


“Bruna muito me orgulha pelo trabalho, dedicação e esforço que faz para construir sua carreira acadêmica. Ela merece todas as oportunidades que está conquistando”, comenta Oliveira.
Para a coordenadora do curso, Simoni de Cássia Haddad Penteado, “foi uma grande satisfação acompanhar o interesse da aluna e sua evolução ao desenvolver seu projeto de iniciação científica e se preparar para o congresso em que se apresentou”. “Foi nítida sua dedicação, especialmente neste quinto ano do curso, ao aprimoramento dos seus estudos na temática proposta, motivada pelas experiências de estágio que vem realizando no Centro Afro e na Defensoria Pública de Araraquara”, relata.


“Nas apresentações de trabalho que realizou em sala de aula, na disciplina que ministro sobre Campos de Atuação em Psicologia, foi gratificante perceber seu engajamento. Todas as experiências vividas em sala de aula, estágios curriculares e extracurriculares, bem como o apoio do professor Edmundo no desenvolvimento da iniciação científica foram fundamentais ao seu desenvolvimento pessoal e profissional. Desejo à Bruna muito sucesso em sua jornada profissional e que continue se dedicando a estudar sobre temáticas que fazem sentido em sua experiência e a motivam a buscar conhecimento e trilhar os caminhos da ciência”, finaliza Simoni.


Informações sobre o curso de Psicologia da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88. Detalhes sobre o NEAB da Uniara estão disponíveis no endereço www.uniara.com.br/neab.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI