Notícias
Aluno de Farmácia e do Programa Iniciação Científica em Biotecnologia da Uniara conquista estágio em Universidade da Holanda
Publicado em: 13/02/2026
O aluno do quarto ano do curso de Farmácia da Universidade de Araraquara – Uniara e do Programa de Iniciação Científica em Biotecnologia – PICBiotec, ligado ao Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia em Medicina Regenerativa e Química Medicinal – PPGB-MRQM, Matheus Crivelenti Abrão, foi contemplado com um estágio de quatro meses na University Medical Center Groningen, na Holanda, com o projeto “Desenvolvimento de Tintas para Impressão 3D baseadas em Ácido Hialurônico visando Aplicação em Liberação de Fármacos”. O estudo é orientado pelo docente do Programa, Hernane da Silva Barud, por meio da Bolsa Estágio no Exterior – BEPE, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo – FAPESP.
Abrão conta que “trabalha com o desenvolvimento de hidrogéis para sistemas de liberação de fármacos personalizados por impressão 3D e a oportunidade do estágio surgiu quando consegui a bolsa pela FAPESP-BEPE e, com a sugestão do meu orientador, aceitei a proposta de trabalhar com o professor Helder Almeida dos Santos, na Holanda, onde ficarei por quatro meses, sob a orientação dele”.
“Este estágio será muito importante para o meu desenvolvimento profissional e pessoal, pois o grupo dele tem grande conhecimento em sistemas de liberação de fármacos. Além disso, as experiências no exterior enriquecem o programa da Uniara e possibilita a disseminação de conhecimentos obtidos para todo o grupo, incentivando outros alunos a buscarem o mesmo. O trabalho tem grande importância para a área da medicina personalizada, indo contra a ideia de que doses definidas de medicamentos servem para todos os pacientes. Como todas as pessoas possuem suas particularidades, doses definidas podem não apresentar os mesmos resultados terapêuticos para todos. A ideia do trabalho é o desenvolvimento de um medicamento de fácil personalização utilizando impressão 3D”, explica.
Barud comenta que “esse é um projeto envolvendo a impressão 3D, como um curativo avançado, e ele conseguiu com financiamento total da FAPESP no programa BEPE”. “Ficamos muito felizes, pois é um aluno de graduação que vai levar o nome da Uniara e do Programa de Pós-Graduação para o exterior, além do crescimento pessoal, profissional e cultural dele. Nosso grupo tem conseguido enviar muitas pessoas para o exterior com certa frequência. No ano passado, alguns estiveram na Espanha e na Bélgica, agora com o Matheus na Holanda, fico feliz pelo grupo por internacionalizar conhecimentos”, revela.
“Matheus, desde o segundo ano do curso, teve interesse em pesquisa. Como temos uma parceria com o professor Hernane na pós-graduação, apresentei o aluno, que já em 2024 iniciou a Iniciação Científica no Grupo de Pesquisa em Biopolímeros e Biomateriais - BioPolmat. Além de ser excelente, Matheus é dedicado e focado, onde teve grande êxito no programa e foi crescendo. Hoje, no quarto ano, ele conquista essa oportunidade de ir para Holanda dar continuidade e realizar o que ele gosta. Ele está feliz e realizado e eu, como coordenadora, também fico muito feliz, pois o curso está crescendo cada vez mais na área de pesquisa. Meu intuito, além da graduação, é mostrar como a ciência e a pesquisa são importantes e que a Uniara oferece isso, tanto por meio da graduação, com nossos docentes, como também por meio dessa parceria com a pós-graduação”, revela a coordenadora do curso de Farmácia, Patrícia Sigilló Mazzoni Bernardi.
O coordenador do PPGB-MRQM, André Capaldo Amaral, enfatiza que “manifestamos nossa grande satisfação com os resultados alcançados no âmbito do PICBiotec, que vem se consolidando como um importante instrumento de formação científica qualificada e de estímulo à excelência acadêmica na Uniara”. “Essa experiência evidencia o impacto concreto do PPGB na ampliação das perspectivas acadêmicas dos estudantes, no fortalecimento da internacionalização da pesquisa e na consolidação de trajetórias científicas promissoras desde a graduação”, finaliza.
O projeto conta com coorientadoras as docentes Molíria Vieira dos Santos, da Faculdade de Engenharia Química da Universidade Estadual de Campinas - FEQ-UNICAMP, e Lorena Brandão Esper, da Uniara, além de contar com a colaboração de Francisco Recco Torres e Jorge Alberto Achcar, ambos da Universidade de São Paulo – USP.
Informações sobre o curso de Farmácia da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88. Detalhes sobre o Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia em Medicina Regenerativa e Química Medicinal podem ser consultados pelo telefone (16) 3301-7348 ou pelo e-mail secpgbio@uniara.com.br.
Últimas notícias:
- 15/10/2026 - Uniara realiza City Tour com acompanhantes dos vestibulandos de Medicina;
- 15/10/2026 - Grupo de Medicina Veterinária da Uniara promove o III Simpósio Online de Medicina Integrativa;
- 15/10/2026 - Biotecnologia da Uniara promove segundo curso de capacitação para professores da rede estadual;
- 14/10/2026 - Biotecnologia da Uniara reúne pesquisadores no I Workshop Interno de Controle Biológico ;
- 09/10/2026 - Direito da Uniara promove sua 55º Semana Jurídica;
- 09/10/2026 - Docente de Biotecnologia da Uniara apresenta trabalhos no Congresso Brazilian Materials Research Society ;
- 09/10/2026 - Alunos de Pedagogia da Uniara participam de palestra sobre ateliê de cerâmica e expressão artística;
- 09/10/2026 - Nutrição da Uniara promove o seu XXIII Encontro de Nutrição;
- 09/10/2026 - PPG em Biotecnologia da Uniara continua com inscrições abertas para o seu processo seletivo ;
- 09/10/2026 - Docente de Biotecnologia da Uniara está entre os cientistas mais influentes do mundo pelo quinto ano consecutivo;
- 08/10/2026 - Parceiros da Escola da Uniara recebe alunos do ensino fundamental ;
- 08/10/2026 - Alunos de Pedagogia da Uniara participam de palestras sobre práticas em contextos não escolares;
- 08/10/2026 - Biotecnologia da Uniara promove seminário geral sobre Terapia Celular na Medicina Veterinária nesta sexta, dia 9;
- 08/10/2026 - Docente e alunos de Enfermagem da Uniara realizam palestra e atividade para funcionários do SESI Matão;
- 08/10/2026 - XVII Semana da Agronomia da Uniara arrecada alimentos para instituições sociais ;
- 07/10/2026 - Fisioterapia da Uniara inicia sua XXI Jornada de estudos;
- 06/10/2026 - Enfermagem da Uniara promove reflexão e cuidado sobre saúde mental;
- 06/10/2026 - Centro de Psicologia da Uniara promove seu plantão psicológico gratuito à população;
- 05/10/2026 - Uniara continua com inscrições abertas para o processo seletivo do primeiro semestre de 2027;
- 05/10/2026 - Terceiro livro do Podcast Uniara, com conversas de esporte e cultura em Araraquara, será lançado nesta terça, dia 6;
Busca
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)




