Conheça mais sobre nosso curso

Nossos coordenadores, professores e alunos produziram um conteúdo muito completo para que você possa conhecer nosso curso. Os vídeos fazem parte da 21ª edição da FEC (Feira de Cursos) da Uniara, que foi realizada de forma online em 2020. Confira o vídeo de apresentação e veja também como foi o bate-papo ao vivo para tirar dúvidas.

Diferenciais

O diferencial do curso de Medicina da Uniara é a estrutura curricular dividida em módulos e com conteúdo integrado. Desta maneira, nosso aluno tem atividades práticas desde o começo. A Universidade de Araraquara tem uma infraestrutura completa para as aulas e atividades práticas, além de professores experientes e qualificados.

Infraestrutura

A Uniara tem uma infraestrutura excelente, principalmente na área de saúde, oferecendo todos os laboratórios e atividades práticas necessárias ao longo da graduação.

Professores

Nosso corpo docente é muito qualificado, com profissionais que possuem experiência acadêmica e também no mercado de trabalho. A maioria tem mestrado ou doutorado.

Tutoria

Na Uniara nossos alunos têm a oportunidade de trocar experiências durante um bate-papo com os professores fora do horário de aula, por meio do nosso Programa de Tutoria.

Mercado de Trabalho

O egresso do curso de Medicina pode atuar como médico generalista ou especialista (com a formação necessária) nos campos da promoção de saúde, prevenção e tratamento de doenças e reabilitação do ser humano, por exemplo. Para atender à população, o profissional deve ter em sua formação residência médica ou outra modalidade de especialização reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e pela Associação Médica Brasileira (AMB). Além de atuar, o profissional pode também se tornar pesquisador e docente na área médica.

Estrutura Curricular

A grade de disciplinas do curso é importante porque mostra as matérias que você vai estudar durante a graduação. Fazemos questão de disponibilizar a grade curricular para que você possa conhecer um pouco mais sobre os temas que serão abordados neste período de aprendizagem e também possa imaginar como será sua rotina e sua vida nos próximos anos.

Aulas 100% presenciais

Escolher fazer sua graduação presencial é acreditar que a sala de aula, a presença dos professores no dia a dia, os amigos e futuros profissionais de Medicina fazem diferença no aprendizado. Nós respeitamos a sua opinião e garantimos que aqui na Uniara todas as disciplinas serão 100% presenciais para o seu maior rendimento e destaque no mercado de trabalho.

Professores



Transformadores

Nossos professores do curso de Medicina são assim: envolvidos, apaixonados e preparados para transformar você em um profissional único. São eles que vão transferir o conhecimento que você vai carregar em toda sua carreira. Isso sim faz diferença na hora de escolher a sua universidade. Pense nisso!

O Dr. Valter Curi Rodrigues é o coordenador geral do curso de Medicina da Uniara e a Dr.ª Cynthia Mauro Piratelli é coordenadora pedagógica. Os coordenadores da primeira série são o Prof. Dr. José Angelo Camilli e o Prof. Dr. Luiz Roberto Basso Jr. Os coordenadores da segunda série são o Prof. Dr. Luis Henrique Montrezor e a Prof.ª Ms. Juliana da Silva Oliveira. A Dr.ª Karin Franco Pinotti é a coordenadora da terceira e da quarta série, enquanto o Prof. Ms. Douglas Pinotti é o coordenador do Internato Médico.

Professor parceiro faz a diferença

O contato diário com professores em sala de aula e a troca de experiência com outros alunos são importantes na sua formação. Quer saber a importância de ter professores parceiros e envolvidos no seu aprendizado? Assista ao vídeo!

Escreva para o coordenador

Infraestrutura

Não é possível formar bons profissionais se a universidade não te oferecer aulas práticas durante sua formação. É por isso que o a Universidade de Araraquara tem uma infraestrutura bem ampla, principalmente na área de saúde, com muitos laboratórios e materiais para as atividades práticas.

Alunos criaram cabine de fotos
Infraestrutura
Infraestrutura
Infraestrutura
Infraestrutura
Infraestrutura

Depoimentos

A gente fica muito feliz quando o aluno se forma em Medicina, realiza seus sonhos e quer compartilhar sua experiência com a gente. Nossos professores são muito “corujas” mesmo e querem saber cada conquista dos alunos. Reunimos alguns depoimentos de quem está estudando e também de quem já de formou para você conhecer um pouquinho mais da nossa história.

Muito Mais

Transferência

A Uniara abre o processo de transferência externa conforme a disponibilidade de vagas. Quando um edital de transferência é divulgado, os candidatos devem protocolar o histórico da instituição de origem e declaração de matrícula na nossa Central de Atendimento. O processo seletivo leva em consideração a carga horária cumprida pelo candidato e a melhor compatibilidade curricular - com os melhores desempenhos disciplinares, evidenciados pela média aritmética das notas de aproveitamento do aluno no curso.

Somente serão aceitos os requerimentos quando o curso de origem for de Medicina, reconhecido pelo MEC, e a forma de ingresso tenha sido mediante Processo Seletivo Vestibular. Não serão aceitos requerimentos de alunos que ingressaram na Escola de origem por aproveitamento de estudos. No momento, não existem vagas disponíveis.

Resultado – Processo 01/2020 encerrado

Residência Médica

A residência médica é uma pós-graduação lato-sensu destinada a médicos. Essa modalidade de especialização é uma parceria entre a universidade e instituições de saúde, como hospitais-escola. Nessa parceria o aluno realiza atividades profissionais sob a orientação de médicos especialistas.

A Universidade de Araraquara - Uniara, em parceria com a Santa Casa de Misericórdia de Araraquara, oferece especializações nas seguintes áreas básicas: Clínica Médica, Pré-requisito em Área Cirúrgica Básica, Cirurgia Geral, Ginecologia e Obstetrícia, Pediatria e Medicina de Família e Comunidade.

ACESSE O PORTAL DA COMISSÃO DE RESIDÊNCIA MÉDICA

Nossos alunos fazem a diferença

Mais do que disciplinas super atualizadas, professores capacitados e uma estrutura bacana, nossos alunos fazem a diferença lá fora durante a prática clínica nos primeiros quatro anos do curso e, depois, no internato. O perfil do aluno egresso será adequado às aspirações do mercado nacional, daquele profissional experiente, com amplo conhecimento científico aplicado e integralmente inserido nos princípios éticos e humanísticos da sua profissão.

Programa de aprendizagem em saúde e sociedade

O programa visa a propiciar a interação ativa do aluno com a população usuária do Sistema Único de Saúde desde o início de sua formação, permitindo-lhe lidar com situações reais e assumir responsabilidades crescentes como agente prestador de cuidados e atenção, compatíveis com seu grau de autonomia, que se consolidará ao longo do curso médico, com os dois anos finais de internato.

O programa de aprendizagem é dividido em quatro etapas, cada uma com duração de um ano. Nos dois primeiros anos, a classe é dividida em 4 grupos de 15 alunos; cada grupo com a orientação e supervisão de um professor/tutor. No terceiro e quarto anos, a classe é dividida em 12 grupos de 5 alunos; cada grupo com a orientação e supervisão de um preceptor/tutor e a supervisão geral da classe por um professor/tutor.

Os cenários de aprendizagem são os campos de atuação das 12 Equipes de Saúde de Família do município. Os alunos passam a desenvolver as atividades da equipe envolvendo as atividades médicas ambulatoriais e domiciliares, atividades de enfermagem, dos agentes comunitários, além de ações de promoção de saúde em escolas, creches e associações comunitárias juntamente ao tutor.

Programa de integração curricular

O Programa é composto por duas atividades. A primeira é a Sessão de Integração, com encontros semanais para discussão de casos clínicos aos moldes de uma sessão tutorial empregada nos currículos de Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP). Em grupo de 15, os alunos se reúnem com um profissional de saúde da área em questão, designado Integrador, para discutir casos clínicos previamente elaborados. A segunda atividade é o Seminário de Integração, em que os alunos apresentam, de forma integrada, em grupo ou individualmente, assuntos pertinentes ao módulo relacionado.

Programa de tutoria

Devido a necessidade imperiosa e crescente de atenção ao discente e ao seu desenvolvimento, o curso de medicina fez em 2018 a implantação do Programa de Tutoria do Curso de Medicina, após ter proporcionado Oficinas de Capacitação aos seus Docentes interessados em manter um maior vínculo com o aluno, sem que fosse apenas o acadêmico. A proposta de um programa de tutoria vem no intuito de institucionalizar um trabalho que prevê na relação tutor - tutorado, um processo de comunicação entre o docente e o discente com vistas a estreitar os laços pessoais, afetivos e profissionais no ambiente acadêmico.

14 anos de curso

O curso de Medicina da Universidade de Araraquara teve seu início em 2006. Já são dez turmas formadas até o momento, com profissionais qualificados e competentes atuando em Araraquara, região e em todo o Brasil.

Fique Sabendo!

Cadastre seu melhor e-mail para receber todas as novidades do nosso curso.