Publicado em: 20/12/2024
As alunas do primeiro ano do curso de Design Digital da Universidade de Araraquara – Uniara, Lilian Luana de Oliveira, Mirelle Rios Custódio, Maria Clara de Castro Barros e Sara Maria Di Santi, desenvolveram um painel sobre a “Análise da semiótica aplicada no filme Coraline e o mundo secreto”. A atividade foi desenvolvida na disciplina de Tópicos de Pesquisa Científica, ministrada pela professora Solange Luiz.
“Pesquisamos bastante por meio de outras pesquisas científicas, assistimos vídeos, por isso, não foi muito difícil realizar, porque o nosso tema era um assunto que todas gostamos. Acho que todo o processo de criação nos ensinou um pouco. A parte de pesquisa científica, além do tema foi muito interessante de fazermos, pois descobrimos coisas que não sabíamos. Foi diferente, porque não era tudo que podia colocar ou usar como base científica, pois a pesquisa científica tem que ter algo concreto e comprovado, então, tivemos que buscar isso”, conta Lilian em nome do grupo.
Solange explica que “os alunos desenvolveram projetos nos quais o objetivo principal foi capacitá-los na compreensão e elaboração de trabalhos de pesquisa científica, abordando aspectos fundamentais como definição de tema, construção de objetivos, fundamentação teórica, justificativa, introdução e referências”. “Compreender esses conceitos não apenas facilita a realização de trabalhos acadêmicos, como também prepara os alunos para o mercado de trabalho e para desafios futuros que exijam pensamento crítico e resolução de problemas”, afirma.
“Como professora, sinto-me extremamente orgulhosa e feliz com o empenho e o progresso demonstrados pelos alunos ao longo da disciplina. Os resultados alcançados refletem não apenas o esforço individual de cada um, mas também o compromisso coletivo em explorar o universo da pesquisa científica com seriedade e criatividade. Além disso, a disciplina visa a estimular a inovação e a produção científica de qualidade”, ressalta Solange.
Para o coordenador da graduação, Juliano Marcello, “os trabalhos de extensão realizados na disciplina de Tópicos de Pesquisa Científica desempenham um papel fundamental no processo de formação acadêmica e no fortalecimento da relação entre a universidade e a sociedade”. “Esses projetos permitem que o conhecimento produzido no ambiente acadêmico ultrapasse os limites da sala de aula, sendo aplicado em contextos práticos que beneficiam comunidades locais, instituições e setores diversos da sociedade”.
Ele ressalta que, “por meio das atividades de extensão, os estudantes têm a oportunidade de desenvolver habilidades essenciais, como pensamento crítico, resolução de problemas e trabalho em equipe, além de colocar em prática metodologias científicas em situações reais”. “Essa experiência proporciona uma vivência interdisciplinar, conectando teoria e prática, e reforçando a responsabilidade social do aluno enquanto pesquisador. Além disso, a extensão universitária contribui para democratizar o acesso ao conhecimento científico, promovendo impactos sociais positivos, como a melhoria de condições educacionais, culturais e socioeconômicas. Ao abordar desafios concretos, os estudantes não apenas enriquecem sua formação acadêmica, mas também desenvolvem um senso de cidadania e compromisso com o desenvolvimento sustentável e inclusivo da sociedade. Em suma, os trabalhos de extensão também consolidam o papel da universidade como um agente transformador na sociedade, promovendo a integração entre ensino, pesquisa e extensão em uma abordagem prática e colaborativa”, finaliza Marcello.
Informações sobre as graduações de Design Digital e Jogos Digitais da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.