[ mostrar mensagem ]
COMUNICADO IMPORTANTE
Informamos a todos que a Uniara estará em período de recesso a partir do dia 23/12/2024, retornando às atividades no dia 02/01/2025, às 13h00.
Nos dias 23, 26, 27 e 30 de dezembro, das 09h00 às 14h00, será disponibilizado um plantão na Central de Candidato para matrículas e inscrições para o vestibular.
Atenciosamente,
Uniara
[ ocultar ]
10º BIOLOGIA EM FOCO
Dias 26, 27 e 29 de outubro de 2020
Nos dias 26, 27 e 29 de outubro de 2020, o curso de Biologia da Universidade de Araraquara - Uniara promove a décima edição do evento Biologia em Foco.
Os minicursos do Biologia em Foco são gratuitos e serão transmitidos online. As atividades acontecerão das 14h00 às 15h20, das 15h40 às 17h00 e das 20h40 às 22h00.
Outras informações podem ser obtidas pelos contatos:
Confira a programação e participe!
PROGRAMAÇÃO
*Programação sujeita a alterações
Minicursos do dia 26 de outubro (segunda-feira)
Das 14h00 às 15h20
1. Sementes: germinando vidas
Resumo: A relação das sementes com o meio ambiente, sua importância para a reprodução das espécies, as fases e os fatores que influenciam na germinação, dispersão e quebra de dormência das sementes.
Alunos: Camila de Araujo Martins, Lara Adalberto de Oliveira, Larissa Ferreira Macedo, Letícia Maria Appoloni, Livia Caruso Maciel e Guilherme Henrique Pereira.
2. Por que devemos preservar as abelhas?
Resumo: A Biologia e a Ecologia das abelhas sem ferrão, a produção de mel e sua importância no meio ambiente.
Alunos: Aryane Carolina Malavazi, Heitor Santos Sene e Milene Sinibaldi.
Das 15h40 às 17h00
3. O Homem e as doenças infecciosas
Resumo: As características de algumas doenças infecciosas que acomentem os serem humanos, destacando a Covid-19.
Alunos: Amman Urlian dos Santos Vieira de Mattos, João Antonio Donadoni, Luiz Fernando Galvão de Moura Junior e Kamile Bausells Ferrari.
4. Microalgas e Protozoários: você conhece?
Resumo: A diversidade do Reino Protista, dando enfoque aos protozoários e às microalgas, bem como a sua importância ecológica.
Alunas: Ariane Marieli Dos Santos, Maria Cláudia da Silva, Nayara Cavichiolli do Amaral e Sabrina Gutierres Brilhante.
5. Controle Biológico: o que é, para que serve e quais os tipos
Resumo: Controle biológico, como funciona, efeito na saúde e no meio ambiente em relação aos agrotóxicos em grande escala.
Alunos: Abner Abymael Lima Pegoraro, Anita Di Vito, Rafael Bradbury Lopes e Raiani Milena da Silva.
Das 20h40 às 22h00
6. Sapos, morcegos...: vilões, heróis ou vítimas?
Resumo: Reflexões acerca do conhecimento científico e do saber popular, desmistificando informações erroneamente difundidas a respeito dos sapos, morcegos e da Biologia em geral.
Alunas: Beatriz Correia dos Reis, Kathleen de Amorim Ferraz e Viviane Maria Alves Pereira.
7. Vestígios de fauna: que bicho é esse?
Resumo: Como avaliar a biodiversidade de um local usando vestígios deixados pela fauna.
Alunos: Ana Julia de Arruda dos Santos, Anderson Mendonça Gueiros, Arthur Melo de Lima, Paulo Henrique Brambila Costa e Roberta Caroline de Lucca Pereira.
Minicursos do dia 27 de outubro (terça-feira)
Das 14h00 às 15h20
8. Saneamento básico: dificuldades na saúde e no meio ambiente
Resumo: A importância do saneamento básico, com ênfase na saúde e no meio ambiente; as principais doenças relacionadas e as dificuldades predominantes.
Alunos: Ana Carolina Mendes Rodrigues, Luma Enxides, Matheus Daniel Lollato e Tatiane Zucchini De Souza.
9. PANCs: é para ver ou comer?
Resumo: As Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANCs) são consideradas ótimas fontes de vitaminas, fibras e minerais. Por tal motivo, seu uso é indicado na culinária, agregando sabores, sustentabilidade e variabilidade na nossa dieta.
Alunas: Fernanda Freire Costa, Jaqueline Langone e Lavinia Jardim.
10. Plantas medicinais: uma história a ser compartilhada
Resumo: As plantas medicinais e a sua utilização para tratamento, cura e prevenção de doenças; como tem sido usadas pela humanidade como prática medicinal no decorrer dos tempos.
Alunos: Maihara Aparecida de Ponte, Reginaldo Fernandes de Melo, Rogério Adabo Novelli e Valdirene Diman da Silva.
Das 15h40 às 17h00
11. Microbiota humana: benefícios ou malefícios?
Resumo: A origem dos microganismos no corpo humano, a sua importância e quando se tornam maléficos.
Alunas: Larissa da Silva, Maria Joaquina Scarpa, Sara Pires de Souza e Thaís Keli Vilasboas Batista.
12. Lentes: só não vê quem não quer
Resumo: Tipos de lentes, como funcionam e como são usadas.
Alunas: Julia Siqueira Lima de Souza, Ingridy Alves Vieira e Sarah Lucas Kruger.
13. Reação de óxido-redução: reação de transferência de elétrons
Resumo: Ferrugem, queima, teste do bafômetro, fotossíntese, respiração, o funcionamento da pilha... Tudo isso acontece por conta da reação química conhecida como reação de óxido-redução.
Alunos: Gustavo César Gandolfi Filho, Helen Carolina Dias, Letícia Chichinelli Poli, Lívia Thereza Santos de Oliveira e Marcos Zambon Amista.
Minicursos do dia 29 de outubro (quinta-feira)
Das 14h00 às 15h20
14. Da célula ao tecido
Resumo: Composição de uma célula, diferença entre célula animal de vegetal e como se formam os tecidos.
Alunos: João Vitor Zaccaro Valala, Larissa Fernanda Lisboa Nogueira e Matheus Heiderich Moreno.
15. Campo magnético, eis a questão: será que existe ou não?
Resumo: O que é campo magnético, como funciona e como influencia os animais migratórios.
Alunos: Gabriele Sales Soares, Luana Caroline Pontieri, Raissa Fernanda Brogna Batista e Victor José Garcia.
Das 15h40 às 17h00
16. Luz, câmera e evolução
Resumo: A física que está por detrás de uma câmera escura e como construir uma.
Alunas: Ana Carolina Teixeira Silva, Beatriz Jotesso, Glória Monique Oliveira de Souza e Nicole F. de Souza.
17. Como seria o mundo sem insetos?
Resumo: Biologia e Ecologia de alguns insetos e por que correm risco de extinção.
Alunos: Anita de Vitto, Bruno Sorrentino, Daniel Costa Carvalho, Franciele Cristiana Borges e Rafael Bradbury Lopes.
18. Comunicação animal: quem não se comunica, se estrumbica
Resumo: As diferentes formas de comunicação entre os animais.
Alunos: Guilherme Pinheiro Vinholes, Luan Ponte Velloz e Marcelo Pereira da Silva Júnior.
As atividades do Biologia em Foco são desenvolvidas pelos alunos e docentes do curso de Licenciatura Plena em Ciências Biológicas.
Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
ENTENDI