Conheça mais sobre nosso curso

Nossos coordenadores, professores e alunos produziram um conteúdo muito completo para que você possa conhecer nosso curso. Os vídeos fazem parte da 21ª edição da FEC (Feira de Cursos) da Uniara, que foi realizada de forma online em 2020. Confira o vídeo de apresentação e veja também como foi o bate-papo ao vivo para tirar dúvidas.

Diferenciais

O curso de Biologia da Uniara tem 25 anos de tradição em formar bons profissionais. Aqui temos uma infraestrutura completa, muitas atividades práticas, professores qualificados e experientes, viagens, visitas técnicas e aulas 100% presenciais. Nossos ex-alunos estão no Brasil todo exercendo com excelência essa profissão apaixonante.

Infraestrutura

Nossos alunos aprendem na prática por meio dos nossos laboratórios de biologia, química, anatomia, microscopia, informática e também da oficina de reciclagem de papel.

Atividades práticas

Nosso curso realiza muitas atividades práticas, como eventos, vistas técnicas, viagens, feiras, oficinas e muito mais. Assim você conhece todas as áreas de atuação do biólogo na prática.

Biologia Marinha

Aqui na Uniara a Biologia Marinha faz parte da nossa estrutura curricular. Além disso, temos parceria com o Projeto Biologia Marinha Bióicos, que promove um curso em Ubatuba, com atividades práticas, visitas e palestras

Mercado de trabalho diversificado

O curso de Biologia da Uniara atua na formação de dois perfis de profissionais que podem trabalhar tanto como professores, através da licenciatura, ou em inúmeras frentes de atuação através do bacharelado. O mercado de trabalho para o biólogo é extenso, diversificado e crescente. Nós procuramos formar profissionais que estejam aptos a atuar em cada uma delas, sempre oferecendo um ensino de excelência.

Conheça as áreas de ensino

Quer conhecer um pouco mais das áreas de ensino do curso de Biologia? Descubra um pouco mais sobre o que você vai aprender e em quais áreas você pode trabalhar quando se formar.

A fisiologia vegetal faz parte da botânica e estuda a dinâmica das plantas. Os alunos conhecem com detalhes como funcionam as plantas, o processo de floração, fotossíntese, nutrição e frutificação, dentre outros processos. Tudo isso é associado também com os fatores ambientais e ecológicos, mostrando a importância das plantas em todo o ecossistema.

Na disciplina de morfologia vegetal, os alunos aprendem tudo sobre a parte externa e interna das plantas, como diferenciar raiz do caule, folha de flor e fruto da semente. Esse conhecimento pode ser aplicado no controle de qualidade de alimentos. Já na disciplina de sistemática vegetal, nossos alunos estudam a diversidade das plantas, o que possibilita que posteriormente eles façam diagnóstico ambiental (arborização urbana, áreas degradadas, recuperação de áreas, etc).

Na disciplina de botânica econômica, nossos alunos estudam a produção de plantas para alimentos, o surgimento da agricultura e a transformação da paisagem natural para a paisagem agrícola e pecuária. Também aprendem os nomes científicos das plantas, os grupos de alimentos e a produção de plantas ornamentais para outras finalidades, como a monocultura (produção ou cultura agrícola de apenas um único tipo de produto).

A genética é uma das áreas mais promissoras que existem atualmente, foi a ciência que mais se desenvolveu no século passado e nas últimas décadas. O geneticista pode atuar com desenvolvimento de medicamentos, no estudo de diferentes doenças para encontrar a cura, com biotecnologia e também no melhoramento genético (animal ou vegetal). Outra vertente importante é a associação da genética com a evolução, em que o estudioso desta área atua com evolução molecular. Pode-se trabalhar em laboratórios, centros de pesquisa, universidades, empresas de agronomia, entre outras opções.

A zoologia é uma disciplina dentro do curso de Biologia que se propõe a estudar os animais. No primeiro momento, os alunos aprendem sobre os seres invertebrados (não apresentam coluna vertebral, entre outras características). Na sequência, é a vez dos vertebrados. Nas disciplinas de zoologia, temos aulas teóricas e práticas, com uma coleção completa e organizada em nossos laboratórios. Também temos saídas de campo para visitar museus, biomas e demais atividades interdisciplinares.

Biologia marinha é o estudo dos organismos marinhos e da interação desses organismos com os meios em que eles vivem. O biólogo marinho pode fazer pesquisas sobre os organismos do mar e também sobre as interações e a dinâmica do próprio ambiente marinho. No curso de Biologia da Uniara, temo uma disciplina específica sobre essa área que é tão importante e tão interessante para os alunos. O profissional desta área pode trabalhar em projetos de preservação da natureza, na exploração de recursos naturais e recursos fósseis, na preservação de recursos pesqueiros e também no setor privado, fazendo laudos sobre o impacto ambiental em determinadas áreas.

A ecologia é a ciência que estuda a interação dos organismos com o meio e também a interação dos organismos entre si, ou seja, é um leque muito grande de opções no mercado de trabalho para o biólogo que se interessar por essa área. É possível se tornar professor de ensino superior, atuar em pesquisa, com licenciamento ambiental, na área de perícia técnica e judiciais, entre outras opções. No serviço público, o profissional pode atuar no licenciamento, fiscalização e regulação ambiental.

Para os alunos de biologia que querem seguir na área de licenciatura, a disciplina de didática é super importante, pois aborda todo o processo de ensino e aprendizagem. Esta disciplina contribui para reflexões sobre como aprender e como ensinar, pois o biólogo também é um educador. Para atuar com ensino fundamental, médio ou até no superior, a didática é importante pois trabalha todo o processo educativo.

Para trabalhar a questão da didática com os alunos de biologia, são usadas aulas expositivas dialogadas, trabalhos individuais e trabalhos em grupos, ou seja, diferentes estratégias para mostrar a importância da relação entre professor e aluno. Também são realizados trabalhos práticos, como o “Biologando” e o “Biologia em Foco”, em que os futuros biólogos têm contato direto com alunos da educação básica.

O biólogo precisa saber escrever bons textos, por isso temos a disciplina de produção de textos no curso de biologia da Uniara, onde os alunos aprendem como escrever pensando na leitura, interpretação, compreensão e produção. Esse estudo permite que os alunos repensem suas próprias produções, ampliem o vocabulário e conheçam diferentes tipos de textos.

Estrutura Curricular

A grade de disciplinas do curso é importante porque mostra as matérias que você vai estudar durante a graduação. Fazemos questão de disponibilizar a grade curricular para que você possa conhecer um pouco mais sobre os temas que serão abordados neste período de aprendizagem e também possa imaginar como será sua rotina e sua vida nos próximos anos.

Aulas 100% presenciais

Escolher fazer sua graduação presencial é acreditar que a sala de aula, a presença dos professores no dia a dia, os amigos e futuros profissionais de Biologia fazem diferença no aprendizado. Nós respeitamos a sua opinião e garantimos que aqui na Uniara todas as disciplinas serão 100% presenciais para o seu maior rendimento e destaque no mercado de trabalho.

Professores

Temos orgulho dos nossos professores

A gente faz questão de mostrar um pouquinho sobre a formação, experiência profissional e acadêmica de cada professor que dá aula em Biologia. Você sabe como eles podem fazer a diferença na sua vida? A coordenadora Teresa Kazuko Muraoka te explica neste vídeo!

Transformadores

Nossos professores do curso de Biologia são assim: envolvidos, apaixonados e preparados para transformar você em um profissional único. São eles que vão transferir o conhecimento que você vai carregar em toda sua carreira. Isso sim faz diferença na hora de escolher a sua universidade. Pense nisso!

Professor parceiro faz a diferença

O contato diário com professores em sala de aula e a troca de experiência com outros alunos são importantes na sua formação. Quer saber a importância de ter professores parceiros e envolvidos no seu aprendizado? Assista ao vídeo!

Escreva para o coordenador

Infraestrutura

Não é possível formar bons profissionais se a universidade não te oferecer aulas práticas durante sua formação. É por isso que temos os laboratórios de química, microscopia, anatomia, biologia, informática e também a oficina de reciclagem de papel.

O laboratório de Biologia da Uniara é usado nas aulas de geologia, paleontologia, zoologia, histologia, embriologia, fisiologia vegetal, fisiologia animal e educação ambiental, entre outras. O espaço também é utilizado para grupos de estudo, já que o laboratório está sempre aberto para os estudantes, basta agendar um horário.

Laboratório de Biologia

Laboratório de Biologia

Laboratório de Biologia

Laboratório de Anatomia

Laboratório de Microscopia

Laboratório de Informática

Laboratórios de Microscopia e Química


O laboratório de Microscopia é utilizado pelos cursos da área da saúde, nas disciplinas básicas como histologia, embriologia e patologia, e também pelo curso de Biologia, em zoologia e botânica. Além disso, o laboratório é usado para estudo fora do horário de aula, para usar a lâmina e outros materiais em conserva.

O laboratório de química da Uniara é usado pelos cursos de Nutrição, Biologia, Odontologia e Biomedicina. É um espaço para os professores ensinarem de forma prática o que foi aprendido em sala de aula, com apoio essencial do técnico do laboratório. Neste espaço, é preciso usar calça comprida, jaleco e sapatos fechados por questão de segurança. Os alunos também podem usar o laboratório para estudar, não só durante a graduação, mas na pós-graduação também.

Laboratório de anatomia


A Uniara tem dois laboratórios de anatomia humana, onde os alunos dos cursos da área de saúde e biológicas aprendem sobre o corpo humano. O espaço tem peças naturais e sintéticas, tornando as aulas práticas mais interessantes. As peças naturais (cadavéricas) são importantes porque são as que mais se aproximam do indivíduo vivo. Para usar essas peças no estudo, os alunos precisam seguir uma série de normas no laboratório, de forma respeitosa e ética.

Depoimentos

A gente fica muito feliz quando o aluno se forma em Biologia, realiza seus sonhos e quer compartilhar sua experiência com a gente. Nossos professores são muito “corujas” mesmo e querem saber cada conquista dos alunos. Reunimos alguns depoimentos de quem está estudando e também de quem já de formou para você conhecer um pouquinho mais da nossa história.

Muito Mais

Biologia Marinha

A biologia marinha é um dos temas que mais chama a atenção dos alunos. Na Uniara, a disciplina faz parte da grade curricular, o que é um diferencial entre as universidades. Além disso, o curso tem uma parceria com o Projeto Biologia Marinha Bióicos, que promove um curso em Ubatuba, com atividades práticas, visitas e palestras.

Biologando

O Biologando é um evento em formato de feira de ciências promovido pelo curso de Biologia da Uniara. Todo ano, os alunos se dividem em grupos e precisam transformar alguns temas sorteados em atividade prática. É uma ótima oportunidade de adquirir experiência, principalmente para quem pretende ser professor após a graduação.

Biologia em Foco

Biologia em Foco é um evento promovido anualmente pela Uniara. O evento, que é uma continuidade do “Biologando”, conta com diversos minicursos, oferecidos aos estudantes dos ensinos fundamental e médio de escolas públicas e privadas da cidade de Araraquara e região.

Neste evento, a partir de temas previamente sorteados, são produzidos os minicursos pelos alunos de graduação em Biologia da Instituição. Essa oportunidade é enriquecedora para estes estudantes de licenciatura, pois é um momento de associar a teoria e a prática de sala de aula.

Nós temos o pé no mercado

Mais do que disciplinas super atualizadas, professores capacitados e uma estrutura bacana, nossos alunos fazem a diferença lá fora. Nossos alunos participam de atividades em escolas, fazem estágios e têm muitas experiências práticas que auxiliam na inserção no mercado de trabalho.

Parque Nacional da Serra da Canastra

Os alunos do curso de Biologia da Uniara visitam o Parque Nacional da Serra da Canastra, em Minas Gerais. O objetivo da atividade é apresentar aos alunos a vegetação típica, criada para preservar a nascente do Rio São Francisco, a fauna e a flora do serrado.

O parque foi criado em 1972 e conta com 71.525 hectares. O território é marcado pelos municípios de São Roque de Minas, Sacramento e Delfinópolis, no sudoeste do estado mineiro. A área reúne a Serra da Canastra e a Serra das Sete Voltas, com o vale dos Cândidos no meio. A vegetação predominante é composta por campos rupestres, com manchas de cerrado e matas ciliares.

Oficina de reciclagem

Os alunos e professores do curso de Biologia da Uniara realizam oficinas de reciclagem tanto na própria Uniara quanto nas escolas. Uma atividade para ensinar às crianças sobre a importância da reciclagem e sustentabilidade. Depois da parte teórica, os pequenos aprendem todo o processo: deixar o material de molho, bater no liquidificador e a secagem. Ao final da atividade, cada um terá feito uma folha de papel. É uma atividade muito educativa e divertida, tanto para quem aprende quanto para quem ensina.

25 anos de curso

O curso de Biologia da Uniara tem 25 anos de tradição, formando profissionais competentes, apaixonados pela profissão e prontos para o mercado de trabalho. Em 2019, fizemos uma festa para reunir professores, colaboradores, alunos e ex-alunos que fazem parte desta história, um momento único para recordar tantos momentos marcantes da graduação. Venha fazer parte da família da Biologia também!

Fique Sabendo!

Cadastre seu melhor e-mail para receber todas as novidades do nosso curso.