202510081653

Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu  

Processos de Ensino, Gestão e Inovação

Mestrado Profissional

4

Sobre o Programa

Área de concentração

Educação e Ciências Sociais

Linhas de pesquisa

Gestão Educacional: aborda temas referentes às políticas educacionais e sua influência na gestão de sistemas escolares, de escolas e de outras instituições voltadas à educação formal e não formal; clima e cultura educacionais; exercício da liderança e formação em serviço; planejamento e avaliação educacional em seus diferentes níveis; acesso, leitura e utilização de indicadores socioeducacionais; processos de gestão e organização didático-pedagógica e administrativa de instituições.

Processos de Ensino: aborda temas referentes à influência das políticas educacionais na formação inicial e continuada de profissionais da Educação; diretrizes curriculares e competências na Educação Básica; planejamento, desenvolvimento, acompanhamento e avaliação dos processos de ensino e aprendizagem; avaliações externas do desempenho escolar e seus impactos nas práticas docentes; pesquisa e desenvolvimento de materiais didático-pedagógicos; as tecnologias de informação e comunicação como instrumentos de trabalho do professor.

Conselho

Conselho do PPGPEGI (Mestrado em Educação/Uniara):

Profa. Dra. Dirce Charara Monteiro
Presidente

Profa. Dra. Mônica Pereira Pilon
Vice-Presidente

Profa. Dra. Maria Betanea Platzer

Profa. Dra. Maria Lúcia Oliveira Suzigan Dragone

Prof. Dr. Edmundo Pereira de Oliveira

Profa. Dra. Júlia Inês Pinheiro Bolota Pimenta
Suplente

Corpo Docente
Profa. Dirce

Profa. Dra. Dirce Charara Monteiro

Coordenadora e Docente

Linha de Pesquisa no Mestrado:

Processos de Ensino


Currículo Lattes:

http://lattes.cnpq.br/1998374437925681

Profa. Mônica

Profa. Dra. Mônica Pereira Pilon

Vice-coordenador e Docente

Linha de Pesquisa no Mestrado:

Processos de Ensino


Currículo Lattes:

http://lattes.cnpq.br/9657694246508397

Profa. Ana

Profa. Dra. Ana Maria Falsarella

Docente

Linha de Pesquisa no Mestrado:

Gestão Educacional


Currículo Lattes:

http://lattes.cnpq.br/2721883425930417

Prof. Darwin

Prof. Dr. Darwin Ianuskiewtz

Docente

Linha de Pesquisa no Mestrado:

Gestão Educacional


Currículo Lattes:

http://lattes.cnpq.br/7310481558346315

Prof. Edmundo

Prof. Dr. Edmundo Alves de Oliveira

Docente

Linha de Pesquisa no Mestrado:

Gestão Educacional


Currículo Lattes:

http://lattes.cnpq.br/4620256355323820

Profa. Eduarda

Profa. Dra. Eduarda Escila Ferreira Lopes Monteiro

Docente

Linha de Pesquisa no Mestrado:

Gestão Educacional


Currículo Lattes:

http://lattes.cnpq.br/7607645016390507

Prof. Fábio

Dr. Fábio Tadeu Reina

Docente

Linha de Pesquisa no Mestrado:

Processos de Ensino


Currículo Lattes:

http://lattes.cnpq.br/7399060665376872

Profa. Julia

Profa. Dra. Júlia Ines Pinheiro Bolota Pimenta

Docente

Linha de Pesquisa no Mestrado:

Gestão Educacional


Currículo Lattes:

http://lattes.cnpq.br/8747221120546074

Profa. Luciana

Profa. Dra. Luciana Maria Giovanni

Docente

Linha de Pesquisa no Mestrado:

Processos de Ensino


Currículo Lattes:

http://lattes.cnpq.br/8305118845068821

Prof. Luiz

Prof. Dr. Luiz Carlos Gesqui

Docente

Linha de Pesquisa no Mestrado:

Gestão Educacional


Currículo Lattes:

http://lattes.cnpq.br/8242244411946834

Profa. Maria

Profa. Dra. Maria Betanea Platze

Docente

Linha de Pesquisa no Mestrado:

Processos de Ensino


Currículo Lattes:

http://lattes.cnpq.br/1517203251145236

Profa. Maria

Profa. Dra. Maria Lúcia O. Suzigan Dragone

Docente

Linha de Pesquisa no Mestrado:

Processos de Ensino


Currículo Lattes:

http://lattes.cnpq.br/2328947036066334

Estrutura Curricular
Estrutura Curricular para os Ingressantes desde 2014

O aluno de Mestrado deverá cumprir no curso:

  • 12 créditos em disciplinas obrigatórias;
  • 16 créditos em disciplinas eletivas;
  • 12 créditos em APPs - atividades programadas de pesquisa (participação em eventos, tais como: seminários, congressos, publicações, etc.);
  • 48 créditos relativos à elaboração da dissertação.
Integralização dos Créditos

O aluno deverá integralizar os créditos no prazo máximo de dois anos (24 meses).
Dos créditos listados acima o aluno poderá cumprir a seguinte porcentagem fora do Programa:

  • 8 créditos em disciplinas.

Tabela de Créditos, Aproveitamento e Qualificação

Estrutura do curso Quantidade Créditos
Disciplinas obrigatórias 3 12
Disciplinas eletivas 4 16
APPs - Atividades programadas de pesquisa - 12
Dissertação - 48

1 crédito equivale a 15 horas.


Disciplinas Obrigatórias

Nomes das disciplinas obrigatórias Carga Horária Créditos
Bases para elaboração de projetos de pesquisa 60h 04
Instituições educativas em suas múltiplas dimensões 60h 04
Dimensões da gestão educacional (Obrig. para a linha de Gestão Educacional) 60h 04
O ensino na educação básica (Obrig. para a linha de Processos de Ensino) 60h 04

Disciplinas Eletivas

Nomes das disciplinas obrigatórias Carga Horária Créditos
Alfabetização: desafios contemporâneos para o gestor e para o professor 60h 04
As diferentes dimensões da avaliação escolar 60h 04
Educação e direitos humanos 60h 04
Formação do educador. Avaliação das instituições educacionais 60h 04
Gestão educacional e formação de professores em serviço 60h 04
Gestão escolar na realidade brasileira 60h 04
Interações comunicativas na escola 60h 04
Novas tecnologias de informação e comunicação na educação 60h 04
Organização e gestão de sistemas educacionais 60h 04
Pesquisa e desenvolvimento de materiais e procedimentos pedagógicos 60h 04
Políticas públicas para a educação no Brasil 60h 04
Práticas e perspectivas de leitura e escrita em diferentes ambientes sociais 60h 04
Realidade escolar sob análise 60h 04
Situações de formação da equipe educacional 60h 04
Estudos sobre gestão educacional na realidade brasileira 60h 04
Diferentes dimensões da avaliação educacional 60h 04
Saberes e práticas docentes em diferentes componentes curriculares 60h 04
Fundamentos da educação inclusiva 60h 04
Inserção Social

Quanto à política de inserção social, o PPGPEGI privilegiou as seguintes ações:

a) Priorização de temáticas locais e/ou regionais nos trabalhos de conclusão do PPG

Tomando como base a missão e os objetivos do Programa, a política de inserção está voltada prioritariamente para a inserção local e regional, coerente com os objetivos de um mestrado de natureza profissional que atrai uma clientela com questionamentos oriundos da sua atuação profissional como docentes ou gestores e busca fundamentos e soluções para esses questionamentos.

Sendo assim, a meta principal, prevê ações voltadas para a garantia da realização de trabalhos de conclusão com temáticas locais ou regionais, cabendo aos orientadores direcionar a elaboração dos projetos bem como sua execução.

Outra meta, inserida no Planejamento estratégico do Programa para o quadriênio, refere-se à ampliação da inserção dos resultados já obtidos nas pesquisas, por meio do estabelecimento de parcerias com a rede municipal e estadual de uma forma institucionalizada e não apenas com iniciativas isoladas como já vem acontecendo atualmente. Dentre as ações previstas para o atingimento desta meta, podemos citar a apresentação dos principais resultados das pesquisas do Programa aos dirigentes municipais e regionais e oferecimento de palestras, atividade de formação continuada, assessorias no sentido de ampliar a inserção desses resultados na solução de problemas da educação básica. Nesse sentido, estão previstos os primeiros contatos com o Secretário de Educação do Município, Prof. Dr. Fernando Diana, que assumiu a secretaria em janeiro de 2025 e que foi um dos primeiros mestrandos do Programa, já se iniciaram.

b) Desenvolvimento institucional das seguintes atividades: participação em redes nacionais de pesquisa; parcerias com as redes de educação básica; formação continuada de profissionais da educação; assessorias e consultorias; organização de eventos; ações de interiorização; articulação com movimentos sociais.

No quadriênio em avaliação, os egressos, nas respostas aos questionários enviados anualmente, têm confirmado que os resultados dos trabalhos de conclusão realizados, focalizando problemas básicos da educação, têm retornado para as instituições nas quais atuam tanto como conhecimento inovador sobre temas específicos, quanto contribuindo para a prática profissional ou para a gestão institucional, sempre objetivando sua explicitação, análise e busca de solução fundamentada cientificamente, com a perspectiva de produzir mudança.

Justificamos essa afirmativa com base nos objetivos de investigações individuais ou de conjuntos de projetos finalizados e em desenvolvimento, que abordam especialmente as temáticas: instrumentos de avaliação institucional e escolar; materiais didáticos, formação prática de professores e estudos sobre evasão escolar.

No que se refere aos alunos do Mestrado, a maioria atua em diferentes segmentos como professores, gestores e desenvolvem projetos voltados para a resolução de problemas diagnosticados na educação básica para:

  • Reestruturação de proposta pedagógica e revisão de currículo nos diferentes níveis de escolaridade;
  • Aprimoramento de propostas de Formação Continuada para professores da Educação Básica;
  • Melhorias da compreensão das práticas de ensino e aprendizagem e diversificação de estratégias utilizadas no cotidiano da escola em diferentes áreas do conhecimento (música, língua portuguesa, alfabetização, educação física escolar, psicomotricidade, robótica, jogos didáticos, artes, geografia, química etc.);
  • Melhoria das interações professor-aluno nas diversas circunstâncias de ensino.

Nos projetos de pesquisa dos professores do PPGPEGI, as interfaces com a Educação Básica também estão nos focos das duas linhas de pesquisas (Processos de Ensino e Gestão Educacional), todas buscando soluções para questões importantes da educação.

Contribui também para a inserção local das pesquisas desenvolvidas, a participação dos professores em palestras direcionadas a docentes da Rede Municipal, e Estadual de Ensino e Escolas Técnicas.

A articulação com movimentos sociais também pode ser atestada pela participação de docentes em projetos de alfabetização em Organização Não Governamental - ONG (Lar Juvenil Domingos Sávio) e na coordenação do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros- NEAB/UNIARA.

Internacionalização

Considerando que se trata de um curso recente, iniciado em 2014, as iniciativas relacionadas à internacionalização estão em fase inicial.

Podemos apontar o Convênio de Alcalá já em andamento desde 2017.

O Prof. Dr. Eladio Sebastián Heredero, docente do nosso Programa e aposentado da Universidad de Alcalá de Henares, vem intermediando estágios de alunos do nosso Programa na Universidade de Alcalá:

  • Mestranda Turma 2017: Elizete Varussa Seneda (Fevereiro a Abril de 2018) participando de disciplina e realizando estágio em escolas públicas da cidade de Alcalá.

Desde 2014, os professores do Programa vêm participando de eventos internacionais, apresentando trabalhos, bem como publicando capítulos e/ou livros em parcerias com pesquisadores internacionais.

Outras ações de internacionalização estão sendo consideradas, dependendo da obtenção de financiamento externo.

Grupos de Pesquisa

O Programa de Mestrado em Processos de Ensino, Gestão e Inovação conta com dois grupos de pesquisa: "Formação Docente e Práticas Pedagógicas" e "Organização e Gestão de Instituições Educacionais".

O grupo de pesquisa "Formação Docente e Práticas Pedagógicas" engloba investigações voltadas aos vários momentos da formação e atuação profissional docente, considerando contextos institucionais, níveis e modalidades de ensino diferenciados, bem como os diversos aspectos envolvidos na prática pedagógica. São estudos voltados para os percursos de vida e trabalho do professor, concepções e características de práticas pedagógicas, como também pesquisas relacionadas aos processos de socialização, de ensino e de aprendizagem nos diferentes componentes curriculares no âmbito da educação escolar. Pretende-se que o conjunto dessas investigações, pautadas em aportes teóricos da área de Educação, contribua para a compreensão da formação e do trabalho docente nas relações educacionais.

Líderes:
  • Profa. Dra. Maria Betanea Platzer
  • Profa. Dra. Maria Lúcia Oliveira Suzigan Dragone
Pesquisadores:
  • Profa. Dra. Dirce Charara Monteiro
  • Prof. Dr. Fábio Tadeu Reina
  • Profa. Dra. Luciana Maria Giovanni
  • Profa. Dra. Maria Betanea Platzer
  • Profa. Dra. Maria Lúcia Oliveira Suzigan Dragone
  • Profa. Dra. Maria Regina Guarnieri
Mestrandos e Egressos:
  • Mestrandos e egressos do PPG em Processos de Ensino, Gestão e Inovação

O grupo de pesquisa "Organização e Gestão de Instituições Educacionais" visa contribuir para o avanço da produção acadêmica na questão das políticas públicas para a educação em suas repercussões na atuação de equipes gestoras de escolas e de outras instâncias educativas no que tange à liderança, à organização e à formação continuada em serviço, bem como à leitura e utilização de indicadores educacionais no planejamento das ações. Como está vinculado a um curso de pós-graduação profissional, é colocada ênfase entre estudos teóricos, empiria e atuação na gestão educacional, em vários âmbitos e modalidades.

Líderes:
  • Prof. Dr. Darwin Ianuskiewtz
  • Profa. Dra. Ana Maria Falsarella
Pesquisadores:
  • Profa. Dra. Alda Junqueira Marin
  • Profa. Dra. Ana Maria Falsarella
  • Prof. Dr. Darwin Ianuskiewtz
  • Prof. Dr. Edmundo Alves de Oliveira
  • Prof. Dr. Luiz Carlos Gesqui
  • Profa. Dra. Mônica Pereira Pilon
Mestrandos e Egressos:
  • Mestrandos e egressos do PPG em Processos de Ensino, Gestão e Inovação

É importante ressaltar que os dois grupos dialogam permanentemente entre si e que reúnem docentes-pesquisadores com vasta experiência na área da Educação, orientando o desenvolvimento de pesquisas bibliográficas, legais e em empíricas e de planos de intervenção que contemplam diferentes contextos institucionais, níveis e modalidades de ensino. Empenham-se, ainda, em publicações de livros e de textos em revistas especializadas, bem como na apresentação de trabalhos em eventos educacionais, buscando estabelecer parcerias entre professores, alunos e ex-alunos e estimular mestrandos e egressos na divulgação de seus trabalhos e na continuação de seus estudos. Nas pesquisas dos dois grupos existe a preocupação de trazer as várias vozes sobre as questões estudadas: a voz do professor, do coordenador, do diretor da escola, dentre outras, e de debater sobre elas à luz de diferentes referenciais teóricos. Os grupos de pesquisa são compostos principalmente por professores da Uniara e por docentes-pesquisadores de reconhecida competência na área educacional que foram convidados a integrá-los.

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.

Acompanhe a Universidade de Araraquara nas Redes Sociais:

Selo e-MEC: Uniara
Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ppg/processos-ensino-gestao-inovacao/sobre-o-programa/

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI