As dissertações do programa estão disponíveis abaixo, separadas por ano de obtenção. Clique e acesse os trabalhos na íntegra, em formato PDF.
Projetos de Inclusão Socioeducacional de Surdos: Repercussão sob o Ponto de Vista dos Participantes Primários e Secundários
Autor(a): Damiana Ramos Bomfim
Ano: 2024
Veja o resumo
Veja o trabalho
A Importância do Ensino de Língua Inglesa para os Alunos do Ensino Fundamental I de uma Escola Pública Municipal
Autor(a): Elisangela de Souza
Ano: 2024
Veja o resumo
Veja o trabalho
Uma Proposta de Material Didático de Inglês para os Alunos do Segundo Ano do Ensino Médio com Habilitação Profissional de Técnico em Administração baseada na Abordagem CLIL
Autor(a): Márcia Ferreira Moraes
Ano: 2024
Veja o resumo
Veja o trabalho
Evasão Escolar nos Cursos Técnicos Noturnos: Considerações da Equipe Pedagógica a partir de um Estudo de Caso em uma ETEC do Interior Paulista
Autor(a): Míriam Penna Firme Curto Damiati
Ano: 2024
Veja o resumo
Veja o trabalho
Clube Juvenil de Libras no Programa Ensino Integral: Protagonismo, Aprendizagem e Inclusão
Autor(a): Ricardo Kutschinsky Bastos
Ano: 2024
Veja o resumo
Veja o trabalho
Elaboração de Sequências Didáticas com Contos de Fadas na Alfabetização e Letramento
Autor(a): Rodrigo Fernando Manoel
Ano: 2024
Veja o resumo
Veja o trabalho
Uma Proposta de Material Didático de Língua Inglesa para o Ensino Médio Integrado ao Técnico: Área de Informática
Autor(a): Renata Fernandes
Ano: 2023
Veja o resumo
Veja o trabalho
A Expansão do Atendimento à Educação Infantil no Município de Rio Claro - SP
Autor(a): Adriana Cristina Cain Sodelli
Ano: 2023
Veja o resumo
Veja o trabalho
Dança nas Aulas de Educação Física Escolar: Subsídios para a Elaboração de uma Proposta para Superar os Fatores Impeditivos da Prática Docente
Autor(a): Carlos Alexandre Mendes
Ano: 2023
Veja o resumo
Veja o trabalho
A Coordenação Pedagógica e o Cenário da Formação Docente com a Implementação do Atual Ensino Médio
Autor(a): Alessandra Porto da Silva
Ano: 2023
Veja o resumo
Veja o trabalho
A Visão de Alunos, Professores e Coordenadores de uma Escola Técnica Estadual (ETEC) sobre o Uso de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC)
Autor(a): Renata Aparecida Rodrigues Ferreira Dias
Ano: 2023
Veja o resumo
Veja o trabalho
Avaliação Escolar e Gestão por Competências nos Cursos Técnicos Profissionalizantes (Etecs): o Plano de Curso em Prática
Autor(a): Felipe de Camargo Costa
Ano: 2023
Veja o resumo
Veja o trabalho
Mapeando e Historiando os Indicadores do IDEB e da Municipalização dos Anos Iniciais na Territorialidade de São José do Rio Preto
Autor(a): Ricardo Martins
Ano: 2023
Veja o resumo
Veja o trabalho
Avaliações do SARESP e Indicadores IDESP: Percepções dos Diretores de Escola
Autor(a): Marselha Aparecida de Paula Rodrigues
Ano: 2023
Veja o resumo
Veja o trabalho
Formação e Atuação de Agentes Educacionais na Etapa Inicial da Educação Infantil em uma Rede Municipal de Ensino no Interior de São Paulo - Estudo de Caso
Autor(a): Sandra Regina Giraldeli
Ano: 2023
Veja o resumo
Veja o trabalho
Do Ensino Presencial ao Ensino Remoto: Saberes Docentes do Ensino Técnico durante a Pandemia
Autor(a): Lidiane Cristina Pavarina
Ano: 2023
Veja o resumo
Veja o trabalho
Educação Pós-Pandemia (Covid-19): Proposta de Suporte de Tecnologias Digitais para Práticas Pedagógicas no Ensino Médio e Técnico
Autor(a): Aldy Salvino de Oliveira
Ano: 2023
Veja o resumo
Veja o trabalho
Leituras de Alunos de Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio: Contribuições da Biblioteca
Autor(a): Tatiane Aparecida Carneiro Teixeira
Ano: 2023
Veja o resumo
Veja o trabalho
O Primeiro Contato Escola-Família sobre Necessidades Educacionais Específicas em Crianças de 0 a 3 Anos: Reflexões de Professores e Familiares
Autor(a): Najla Helena Teixeira Freitas
Ano: 2023
Veja o resumo
Veja o trabalho
Sala de Aula Invertida: Sequências Didáticas para o Ensino e Aprendizagem de Língua Portuguesa no Ensino Médio
Autor(a): Débora Regina de Paula Vazzoler
Ano: 2023
Veja o resumo
Veja o trabalho
Organização de Rotina para Alfabetização nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: Qualificando o Tempo Didático de Professoras Alfabetizadoras
Autor(a): Luciana Maria Gandini
Ano: 2023
Veja o resumo
Veja o trabalho
Sistema de Avaliação Institucional como Ferramenta de Gestão em uma Escola Técnica Estadual de São Paulo
Autor(a): Reginaldo Aparecido Pereira Bolin
Ano: 2023
Veja o resumo
Veja o trabalho
Aplicação da Metodologia Ativa Peer Instruction no Ensino de Matemática para Alunos de 7º Ano do Ensino Fundamental II de uma Escola Pública
Autor(a): Rosecler Cotibia Cagol Boccardo
Ano: 2023
Veja o resumo
Veja o trabalho
Gestão Democrática e Participativa: Perfil e Desafios do Gestor Escolar no Século XXI
Autor(a): Rodrigo Leandro Barbosa Menegelli
Ano: 2023
Veja o resumo
Veja o trabalho
Metodologias Ativas: Sequências Didáticas para a Área de Marketing e Negócios
Autor(a): Daniel Lima Vialôgo
Ano: 2023
Veja o resumo
Veja o trabalho
Mediação de Conflitos na Escola: Documentos Oficiais e o Papel do Diretor
Autor(a): Jacqueline Santana Gonçalves
Ano: 2023
Veja o resumo
Veja o trabalho
Primeiros Socorros na Educação Básica: Levantamento Bibliográfico de Teses e Dissertações
Autor(a): Ana Paula Morguetti Camargo
Ano: 2022
Veja o resumo
Veja o trabalho
Aula Assistida no Ensino Médio Integrado e Ensino Técnico
Autor(a): Ana Lucia Braido Assalin Dontale
Ano: 2022
Veja o resumo
Veja o trabalho
O Conhecimento dos Responsáveis Legais dos Estudantes sobre os Indicadores de Qualidade da Educação
Autor(a): Gustavo Pulze Paiva
Ano: 2022
Veja o resumo
Veja o trabalho
Formação e Práxis do Coordenador do Curso Técnico de Enfermagem da ETEC: uma Análise Histórico-Crítica
Autor(a): Ligia de Souza Pichinin
Ano: 2022
Veja o resumo
Veja o trabalho
Estratégias de Ensino na Aprendizagem da Matemática na Perspectiva de Professores do Ensino Fundamental II
Autor(a): Eder Gomes Ferreira
Ano: 2022
Veja o resumo
Veja o trabalho
Café Literário: o Desafio de Incentivar os Alunos do Ensino Médio Integrado ao Técnico à Leitura de Cânones da Literatura - a Percepção dos Egressos
Autor(a): Haidê Augusta da Rosa
Ano: 2022
Veja o resumo
Veja o trabalho
Enfermeiras Docentes: Diálogos sobre sua Formação e Atuação Profissional no Curso Técnico em Enfermagem (ETEC)
Autor(a): Mayara Marçola Rosalen Myra
Ano: 2022
Veja o resumo
Veja o trabalho
Gestão Escolar, Inclusão e Permanência de Alunos: Estudo em uma Escola Técnica Estadual (ETEC) do Interior do Estado de São Paulo
Autor(a): Divino Lozetti Risso
Ano: 2022
Veja o resumo
Veja o trabalho
A Metodologia de Ensino com Base em Competências na Proposta SENAI e Percepções dos Docentes da Instituição de Matão-SP
Autor(a): Leandro Rogério Travalhoni
Ano: 2022
Veja o resumo
Veja o trabalho
Aluno com Deficiência Intelectual em Sala de Aula: Interações e Reflexões de Professores e Monitores
Autor(a): Mônica Menin Martins
Ano: 2022
Veja o resumo
Veja o trabalho
Docência no Ensino Superior: Competências Necessárias para as Aulas Remotas
Autor(a): Benedita Josepetti Bassetto
Ano: 2022
Veja o resumo
Veja o trabalho
Metodologia Ativa no Ensino Remoto: Sala de Aula Invertida como Processo de Ensino e Aprendizagem
Autor(a): Rafael de Souza
Ano: 2022
Veja o resumo
Veja o trabalho
O Modelo 4C/ID como Ferramenta Estrutural no Desenho de Cursos da Modalidade de Educação a Distância (EaD)
Autor(a): Nádia Cristina de Azevedo Melli
Ano: 2022
Veja o resumo
Veja o trabalho
As Condições de Trabalho de Professoras de Creche no Brasil: uma Análise da Produção de Teses e Dissertações na Década 2010 a 2019
Autor(a): Valéria Aparecida Peterossi Martins
Ano: 2022
Veja o resumo
Veja o trabalho
Gestão da Permanência do Aluno no Ensino Técnico Profissionalizante
Autor(a): Gabriel Rodrigues da Silva
Ano: 2022
Veja o resumo
Veja o trabalho
Intérprete de Libras e Professor Regente: Reflexões sobre a Prática com o Aluno Surdo
Autor(a): Maria Andrea Armenine Chaine
Ano: 2022
Veja o resumo
Veja o trabalho
Atuação do Enfermeiro Docente no Ensino Superior: Investigando Publicações sobre Práticas de Ensino
Autor(a): Amanda Breda Ferreira da Silva
Ano: 2022
Veja o resumo
Veja o trabalho
Estratégias Didáticas de Trabalho em Período Remoto: Adaptações das Aulas Práticas nas Disciplinas de Ciências da Natureza
Autor(a): Fabiano Donizete da Silva
Ano: 2022
Veja o resumo
Veja o trabalho
Os Desdobramentos do Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo nas Práticas Pedagógicas dos Professores e Gestores da Rede Paulista de Educação
Autor(a): Fábio Renato Manzoli
Ano: 2022
Veja o resumo
Veja o trabalho
A Influência dos Projetos de Extensão Universitária no Processo de Aprendizagem do Aluno
Autor(a): Gabriela Della Torre e Silva
Ano: 2022
Veja o resumo
Veja o trabalho
Relação entre os Saberes Docentes e a Prática Pedagógica com Letramento Literário no Ensino Fundamental I
Autor(a): Magda Helena Sopran Pezzonia
Ano: 2022
Veja o resumo
Veja o trabalho
A Construção Coletiva de Proposta Pedagógica Inspirada nos Princípios de Reggio Emilia: Mediação dos Gestores em uma Escola Pública de Educação Infantil
Autor(a): Naiara Hernandes Carvalho
Ano: 2022
Veja o resumo
Veja o trabalho
Formação Continuada em Serviço de Diretores de Escolas da Rede Pública de Educação de São José do Rio Preto
Autor(a): Valcir Mendonça Gomes
Ano: 2022
Veja o resumo
Veja o trabalho
Perfil, Expectativas e Motivos de Ingresso em Curso Superior EAD: Considerações de Estudantes em um Polo no Sul de Minas Gerais
Autor(a): Adriano José Bertho
Ano: 2021
Veja o resumo
Veja o trabalho
Saber Escolar e Cultura Científica: as Disciplinas de Ciências e Química
Autor(a): André Luiz Ferrer Domenciano
Ano: 2021
Veja o resumo
Veja o trabalho
Proposta de Plataforma Colaborativa no Ensino Regular: Gestão do Processo de Ensino-Aprendizagem de Alunos com Deficiência
Autor(a): Daiani Teodoro de Melo Ribeiro
Ano: 2021
Veja o resumo
Veja o trabalho
A Percepção de Alunos e Professores sobre a Utilização de Metodologias Ativas na Educação Tecnicoprofissionalizante
Autor(a): Juliana da Silva Tavares Pereira
Ano: 2021
Veja o resumo
Veja o trabalho
Gestão Democrática Participativa e Dialógica na EJA e os Desafios do Ambiente Escolar: Contribuições para as Aprendizagens Máximas
Autor(a): Maria Gorete dos Santos Netta
Ano: 2021
Veja o resumo
Veja o trabalho
As Implicações do Trabalho Docente na Educação Infantil e a Saúde do Professor
Autor(a): Dalila Margarete da Silva Nunes
Ano: 2021
Veja o resumo
Veja o trabalho
Metodologia de Projetos como Estratégia para Formação Profissional de Nível Médio Técnico do Senac São Paulo
Autor(a): Denise Monteiro de Camargo
Ano: 2021
Veja o resumo
Veja o trabalho
Fatores Interferentes na (des) motivação para Participação em Estágios Supervisionados no Curso de Psicologia, sob a Perspectiva de Alunos
Autor(a): Renata Parra Clemente
Ano: 2021
Veja o resumo
Veja o trabalho
Ensino Criativo: Analisando uma Proposta de Sequência Didática com Docentes do Ensino Superior
Autor(a): Grace Lis Proença Meireles Barreto Porto
Ano: 2021
Veja o resumo
Veja o trabalho
Construção de um Aplicativo Educativo como Ferramenta Auxiliar no Processo de Alfabetização
Autor(a): Raul Alessandro Martins Sereno
Ano: 2021
Veja o resumo
Veja o trabalho
Jovens em Privação de Liberdade e a Representatividade na Escola: Sistematização de Experiência
Autor(a): Elica Cristina Pratavieira Zanchim
Ano: 2021
Veja o resumo
Veja o trabalho
Estudos sobre a Metodologia da Problematização na Área da Saúde e Possibilidade de aplicação no Curso Técnico de Enfermagem
Autor(a): Andrea Silvia Yoneda
Ano: 2021
Veja o resumo
Veja o trabalho
A Contribuição do Gestor para a Prática do Trabalho Pedagógico voltado à Formação de Valores
Autor(a): Aline Cristina Ceccato Castelo Novo
Ano: 2020
Veja o resumo
Veja o trabalho
Desempenho dos Alunos de Ensino Profissionalizante que realizam Estágio Supervisionado e a Contribuição para Iniciação da Carreira Profissional
Autor(a): Alquimar Geraldo Simões
Ano: 2020
Veja o resumo
Veja o trabalho
Uma Proposta de Incentivo à Leitura dos Clássicos da Literatura com o Auxílio das Tecnologias Digitais
Autor(a): Arthur Vinícius Feitosa Furtado
Ano: 2020
Veja o resumo
Veja o trabalho
Atuação Cotidiana do Diretor de Escola na Educação Infantil
Autor(a): Fernanda Aurélia Gonçalves dos Santos Minotti
Ano: 2020
Veja o resumo
Veja o trabalho
Educação em Direitos Humanos: uma Proposta de Ensino para a Educação Infantil
Autor(a): Flávia Clara Bezerra Trevisan
Ano: 2020
Veja o resumo
Veja o trabalho
A Influência das Crenças e do Livro Didático para a Aquisição da Autonomia dos Alunos na Aprendizagem de Língua Inglesa no Ensino Médio
Autor(a): Francine Martins Molinari
Ano: 2020
Veja o resumo
Veja o trabalho
Justiça Restaurativa e suas Contribuições nos Conflitos Escolares
Autor(a): Isabel de Lourdes Macedo
Ano: 2020
Veja o resumo
Veja o trabalho
Interdisciplinaridade: Fatores que Influenciam as Práticas Docentes em Curso Técnico em Administração
Autor(a): Keila Maria Ramazotti
Ano: 2020
Veja o resumo
Veja o trabalho
Utilização das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação: Considerações dos Docentes e Coordenador Pedagógico de uma Escola de Ensino Médio e Técnico Estadual do Interior Paulista
Autor(a): Keli Cristina Ramazotti Galante
Ano: 2020
Veja o resumo
Veja o trabalho
Educação Física nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e o Saeb: Diálogos Possíveis
Autor(a): Helio Augusto Gomes de Oliveira
Ano: 2020
Veja o resumo
Veja o trabalho
Prática entre Professores: Ensino Colaborativo na Inclusão de Alunos com TEA Leve. Um Estudo de Caso
Autor(a): Adriane Rachel Ackermann Henrique
Ano: 2020
Veja o resumo
Veja o trabalho
Caracterização da Percepção dos Integrantes da Comunidade Escolar com relação à Gestão (Democrática) na Cooperativa-Escola quanto à Participação dos Alunos
Autor(a): André Salandin
Ano: 2020
Veja o resumo
Veja o trabalho
O Sistema de Avaliação Institucional do Centro Paula Souza (WebSAI): Subsídios para a Atuação do Diretor de Escola
Autor(a): Antonio Cesar Aielo
Ano: 2020
Veja o resumo
Veja o trabalho
Perfil dos Estudantes de Pedagogia e de Pedagogas recém formadas: Considerações sobre a escolha do curso e da modalidade de Educação a Distância
Autor(a): Cristiano José Penachi Bosco
Ano: 2020
Veja o resumo
Veja o trabalho
A música nas aulas de História: ênfase no processo de ensino e aprendizagem em uma perspectiva crítica por meio do rap
Autor(a): Daniel Carlos Lupino
Ano: 2020
Veja o resumo
Veja o trabalho
O Jovem Ingressante do Ensino Técnico Integrado ao Médio e seu Olhar sobre o Ambiente Escolar
Autor(a): Edvânia Ferreira do Nascimento Tiezi
Ano: 2020
Veja o resumo
Veja o trabalho
O Uso da Tecnologia Digital na Educação: um Estudo de Caso em uma Escola Técnica Estadual de uma Cidade do Interior Paulista
Autor(a): Eliete Regina de Souza
Ano: 2020
Veja o resumo
Veja o trabalho
Motivação dos Alunos no Ingresso ao Ensino Técnico de Nível Médio: Percepção de Discentes e Equipe de Gestão Escolar
Autor(a): Émerson Aparecido Augusto
Ano: 2020
Veja o resumo
Veja o trabalho
Buscando Caminhos para a Atuação do Coordenador Pedagógico junto aos Professores Alfabetizadores
Autor(a): Fabiana Cristina da Silva
Ano: 2020
Veja o resumo
Veja o trabalho
Estrutura Organizacional das Escolas Técnicas Estaduais do Centro Paula Souza: um Levantamento e Estudo Documental dos Departamentos, Acessos e Atribuições
Autor(a): Janete de Fátima Peracini Feliciano Silva
Ano: 2020
Veja o resumo
Veja o trabalho
Ensino Híbrido: uma Proposta Pedagógica para o Curso Técnico em Contabilidade de uma Instituição de Ensino Técnico do Estado de São Paulo
Autor(a): João Alberto Prado Martin
Ano: 2020
Veja o resumo
Veja o trabalho
Habilidades Sociais Docentes: Avaliação de um Programa de Formação na Perspectiva de Professores e Alunos
Autor(a): José Ângelo Fiorot Júnior
Ano: 2020
Veja o resumo
Veja o trabalho
Inclusão do Artigo 5º da Constituição Federal de 1988 como Proposta Curricular Obrigatória no Ensino Fundamental II
Autor(a): Leandra Carina Cabeço
Ano: 2020
Veja o resumo
Veja o trabalho
O Cenário da Formação de Professores e os Saberes Necessários para Atuação no Ensino Bilíngue Português-Inglês
Autor(a): Mayara Passos Castanharo
Ano: 2020
Veja o resumo
Veja o trabalho
O Trabalho de Conclusão de Curso no Ensino Técnico Integrado ao Médio: Saberes Docentes e Competências Discentes em Foco
Autor(a): Silvia Maria Alvim Regattieri
Ano: 2020
Veja o resumo
Veja o trabalho
A (re) Significação do Conceito de Politecnia na Construção Curricular de um Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio no IFSP
Autor(a): Ubirajara Donisete Ferreira Leão
Ano: 2020
Veja o resumo
Veja o trabalho
As Possíveis Causas de Baixa Frequência nos Cursos Modulares Noturnos de uma Escola Técnica da Região de Ribeirão Preto
Autor(a): Wallance Manoel da Cunha
Ano: 2020
Veja o resumo
Veja o trabalho
A Matemática em Questão: o Uso de Recursos Tecnológicos no Processo Ensino Aprendizagem de Alunos do 4º Ano do Ensino Fundamental I
Autor(a): Rosana Castelli Simões
Ano: 2020
Veja o resumo
Veja o trabalho
A Motivação de Professores da Educação Básica para continuar os Estudos: o que Dizem as Teses e Dissertações nos Anos 2000
Autor(a): Conceição Carla Rosa
Ano: 2020
Veja o resumo
Veja o trabalho
Publicações da ANPEd (2011 a 2017) presentes no Grupo de Trabalho Educação Matemática: os Diferentes Enfoques Abordados no Ensino Fundamental II
Autor(a): Ceila Matheus Tavares
Ano: 2019
Veja o resumo
Veja o trabalho
A Prática Pedagógica do Professor de Educação Física na Educação Infantil: a Afetividade em Destaque
Autor(a): Luiz Henrique Maurício
Ano: 2019
Veja o resumo
Veja o trabalho
Relações de Gênero e Sexualidade: a Atuação dos Educadores da Educação Infantil na Reprodução (ou não) das Práticas Sexistas Heteronormativas
Autor(a): Fabrício Augusto Correia da Silva
Ano: 2019
Veja o resumo
Veja o trabalho
Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Professores e a Formação de Ingressantes: Perspectivas dos Docentes de Arte
Autor(a): Igor Terezane Nardocci
Ano: 2019
Veja o resumo
Veja o trabalho
O Ensino da História e Cultura Afro-Brasileira em Dois Manuais Didáticos para o Ensino Médio
Autor(a): Osvaldo Henrique Nicolielo Maia
Ano: 2019
Veja o resumo
Veja o trabalho
Educação Empreendedora: Modelo Ágil para o Desenvolvimento de Startups Inovadoras e Sustentáveis nas Faculdades de Tecnologia
Autor(a): Plínio Gabriel João
Ano: 2019
Veja o resumo
Veja o trabalho
Práticas Sociais e Políticas Públicas de Leitura: Pedalando com a Tricicloteca
Autor(a): Sérgio Augusto da Silva
Ano: 2019
Veja o resumo
Veja o trabalho
A Percepção do Aluno do Ensino Médio Público sobre a (In)disciplina na Escola
Autor(a): Telma Aparecida Barbosa Venâncio
Ano: 2019
Veja o resumo
Veja o trabalho
WebSAI: uma Visão sobre o Uso da Ferramenta de Avaliação no Processo de Gestão da Etec de Ibitinga - SP
Autor(a): Fúlvio Jorge Zaniboni
Ano: 2019
Veja o resumo
Veja o trabalho
A Reforma do Ensino Médio: Mudança para Melhor? Análise da Reforma do Ensino Médio e Proposta da Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
Autor(a): Juliana Duarte de Oliveira
Ano: 2019
Veja o resumo
Veja o trabalho
Fatores de (des)motivação para a Aprendizagem do Inglês no Ensino Médio: o Olhar dos Alunos
Autor(a): Marcelo Aparecido Alonso Garcia
Ano: 2019
Veja o resumo
Veja o trabalho
A Motivação para a Aprendizagem do Inglês no Terceiro Ano do Ensino Médio e sua Relação com as Práticas Pedagógicas
Autor(a): Adriana Bueno dos Santos Menegelli
Ano: 2019
Veja o resumo
Veja o trabalho
Desafios do Profissional Graduado, Iniciante na Docência no Ensino Médio Profissional, sem Formação para o Exercício do Magistério
Autor(a): Andréa Avezum Martus
Ano: 2019
Veja o resumo
Veja o trabalho
A Avaliação Nacional de Alfabetização (ANA): Indicadores e Utilização na Rede Pública Municipal de Ensino
Autor(a): Celio Luiz Cardoso
Ano: 2019
Veja o resumo
Veja o trabalho
Proposta de Intervenção de Professores Especialistas de Língua Portuguesa na Alfabetização de Alunos do 6º Ano do Ensino Fundamental II
Autor(a): Eliete Vanessa Martins Henriques
Ano: 2019
Veja o resumo
Veja o trabalho
O Papel do Gestor como Articulador do Trabalho Colaborativo no Contexto de uma Escola Inclusiva - um Estudo de Caso
Autor(a): Elizete Varussa Seneda
Ano: 2019
Veja o resumo
Veja o trabalho
A Organização da Gestão Educacional no Instituto Federal de São Paulo: um Estudo Documental
Autor(a): Eulália Nazaré Cardoso Machado
Ano: 2019
Veja o resumo
Veja o trabalho
Relação Professor-Aluno na Educação de Jovens e Adultos (EJA): Ênfase no Processo de Ensino e Aprendizagem
Autor(a): Helena Silva de Oliveira
Ano: 2019
Veja o resumo
Veja o trabalho
Práticas Pedagógicas em Salas de Aula Inclusivas de uma Escola Particular do Interior de São Paulo - Visão dos Professores
Autor(a): Juliana Andrade Delilo da Silveira
Ano: 2019
Veja o resumo
Veja o trabalho
Avaliação na Instituição de Educação Infantil: Proposição e Reflexão de Elementos de um Portfólio Avaliativo
Autor(a): Lígia Moreira Cesar
Ano: 2019
Veja o resumo
Veja o trabalho
Videoaulas como Recurso Didático no Ensino Técnico: Desempenho e Opinião de Alunos
Autor(a): Luciano Sbragi Crecente
Ano: 2019
Veja o resumo
Veja o trabalho
Gestão Pedagógica na Educação Infantil: a Relação da Escola com as Famílias de Alunos Ingressantes
Autor(a): Rafaela Fernanda Esteves
Ano: 2019
Veja o resumo
Veja o trabalho
Estudo sobre Negligências no Ensino da Geometria e uma Proposta de Utilização do Software GeoGebra
Autor(a): Wagner Roberto Fabretti Bossoni
Ano: 2019
Veja o resumo
Veja o trabalho
A Indisciplina no Ensino Fundamental II - Superando uma Escola de Aparência
Autor(a): Baltazar Garcia
Ano: 2018
Veja o resumo
Veja o trabalho
Perspectivas e Análises da Performance Docente na Compreensão Fenomenológico-Existencial
Autor(a): Felipe Moraes
Ano: 2018
Veja o resumo
Veja o trabalho
De Leitor a Produtor: Adaptação de Vidas Secas em História em Quadrinhos, sob a Óptica Discente
Autor(a): Suzana Abrunhosa
Ano: 2018
Veja o resumo
Veja o trabalho
Dificuldades para Aprender a Ler e Escrever na Perspectiva de Alunos e Professora do 3º Ano Escolar do Ensino Fundamental
Autor(a): Sandra Regina Vargas Volpatti Pradelli
Ano: 2018
Veja o resumo
Veja o trabalho
Ingressantes e Não Concluintes na Educação Profissional: Fatores e Consequências
Autor(a): Luciane Thomazini Furtado
Ano: 2018
Veja o resumo
Veja o trabalho
Investigando a Capacidade Leitora de Alunos do 4º Ano do Ensino Fundamental: Foco no Uso de Estratégias
Autor(a): Maria Lígia Sachs Zulmires de Campos
Ano: 2018
Veja o resumo
Veja o trabalho
A Formação de Professores e o Uso das TIC no Ensino Fundamental: uma Pesquisa Bibliográfica a partir das Publicações da ANPEd (2011-2015)
Autor(a): Rita Aparecida da Silva Pires Garcia
Ano: 2018
Veja o resumo
Veja o trabalho
A Evasão Escolar nos Cursos Tecnológicos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - IFSP Campus São Carlos
Autor(a): Solange Aparecida de Souza Monteiro
Ano: 2018
Veja o resumo
Veja o trabalho
Educação Financeira: uma Proposta Interdisciplinar de Trabalho com o Ensino Médio
Autor(a): Antônio Richard Trevisan
Ano: 2018
Veja o resumo
Veja o trabalho
Percepções de Alunos Concluintes e Professores sobre Preconceito e Discriminação no Curso Técnico em Alimentos Integrado ao Ensino Médio do IFSP
Autor(a): Celio Marcos Colombo Molteni
Ano: 2018
Veja o resumo
Veja o trabalho
Análise de Experiência de Rodas de Conversa sobre Educação das Relações Étnico-Raciais por meio da Percepção de Alunos do Ensino Fundamental I
Autor(a): Leocardia Cristina Reginaldo da Cruz
Ano: 2018
Veja o resumo
Veja o trabalho
A Documentação Pedagógica como Reveladora do Currículo na Creche
Autor(a): Alexandra Cristina Delbon
Ano: 2018
Veja o resumo
Veja o trabalho
Avaliação Institucional e a Gestão Escolar em uma Escola Técnica Estadual (Etec) do Interior de São Paulo
Autor(a): Carlos Simão Coury Corrêa
Ano: 2018
Veja o resumo
Veja o trabalho
Análise da Implantação do Portfólio como Instrumento de Avaliação do Ensino Técnico Integrado ao Ensino Médio: Estudo de Caso na Disciplina de Língua Portuguesa
Autor(a): Cesar Renato Formice
Ano: 2018
Veja o resumo
Veja o trabalho
As Vozes dos Egressos do Ensino Técnico em Química sobre o Trabalho de Conclusão de Curso
Autor(a): Cintia Bazana
Ano: 2018
Veja o resumo
Veja o trabalho
A Influência das Tecnologias de Informação e Comunicação na Leitura de Alunos do 6º Ano do Ensino Fundamental II
Autor(a): Clarissa Ariadne Orrico
Ano: 2018
Veja o resumo
Veja o trabalho
Atividades Psicomotoras como Possibilidade de Prática Pedagógica na Educação Infantil para Crianças de Cinco e Seis Anos
Autor(a): Eduardo Henrique Aranda
Ano: 2018
Veja o resumo
Veja o trabalho
A Qualidade da Educação Pública como um Direito: do Estabelecimento à sua Efetivação
Autor(a): Frany de Mello Franco
Ano: 2018
Veja o resumo
Veja o trabalho
Processos de Comunicação na Surdez Sob a Perspectiva de Mães, Professores e Jovens Surdos
Autor(a): Lidiane Augusta Ferrari Botteon
Ano: 2018
Veja o resumo
Veja o trabalho
Role Playing Game: Estratégia Didática no Ensino de Gestão em Saúde do Curso Técnico em Segurança do Trabalho
Autor(a): Liliane Blaya Martinez Biffe
Ano: 2018
Veja o resumo
Veja o trabalho
Impacto da Utilização de Atividades Experimentais no Ensino de Eletroquímica: Estudo de Caso
Autor(a): Marcelo Dassan Carriero
Ano: 2018
Veja o resumo
Veja o trabalho
A Construção de um Manual Didático: a Robótica Pedagógica como Ferramenta para a Aprendizagem de Lógica de Programação para Alunos do Ensino Médio Profissionalizante
Autor(a): Mauro de Lucca
Ano: 2018
Veja o resumo
Veja o trabalho
ENEM: Política Pública de Acesso ao Ensino Superior - uma Análise da Matriz de Referência e sua Abrangência nas Questões de Geografia entre os Anos de 2009 a 2016
Autor(a): Robson Alessandro Cruz Fernandes
Ano: 2018
Veja o resumo
Veja o trabalho
O Programa de Educação Integral do Município de Araraquara e sua Relação com os Alunos de 6º a 9º Ano do Ensino Fundamental
Autor(a): Vanessa Cristina Caiano de Santana
Ano: 2018
Veja o resumo
Veja o trabalho
Saberes e Práticas de Ensino de Leitura no Ensino Médio: Implicações para a Aprendizagem
Autor(a): Elaine Cristina Camargo Fragnan
Ano: 2017
Veja o resumo
Veja o trabalho
A Utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação na Gestão Escolar: Plataformas Digitais da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo (SEE-SP)
Autor(a): Márcia Helena Magati Antonioli
Ano: 2017
Veja o resumo
Veja o trabalho
Integração de Egressos do Ensino Médio do Centro Paula Souza no Mercado de Trabalho: Possibilidades e Limitações
Autor(a): Reginaldo Greghi Inácio
Ano: 2017
Veja o resumo
Veja o trabalho
A Atuação do Professor Coordenador Pedagógico de Área do Conhecimento e seus Desdobramentos no Programa de Ensino Integral da Secretaria Estadual da Educação de São Paulo
Autor(a): Sílvia Cristina Simões Bernardino da Silva Agostinho
Ano: 2017
Veja o resumo
Veja o trabalho
Evasão Discente no Curso Técnico em Informática nas Escolas Técnicas do Centro Paula Souza
Autor(a): Antonio Marcos Zenerato
Ano: 2017
Veja o resumo
Veja o trabalho
A Leitura de Imagens como Ferramenta de Ensino nas Aulas de História
Autor(a): Deisi Aparecida Rodrigues de Carvalho
Ano: 2017
Veja o resumo
Veja o trabalho
A Relação da Escola com as Famílias no Acolhimento aos Alunos que Ingressam no 6º Ano do Ensino Fundamental de uma Escola Pública
Autor(a): Edson Rosa de Almeida
Ano: 2017
Veja o resumo
Veja o trabalho
A Evasão Escolar em uma Unidade do IFSP no Curso Técnico em Informática Integrado na Visão dos Discentes Evadidos: um Estudo de Caso da Parceria IFSP e SEE-SP
Autor(a): Francisco Antonio de Almeida
Ano: 2017
Veja o resumo
Veja o trabalho
Método de Projeto: uma Contribuição para a Melhoria no Processo de Ensino e Aprendizagem no Ensino Fundamental
Autor(a): Rita Valéria Rodrigues Meneguello
Ano: 2017
Veja o resumo
Veja o trabalho
Desempenho dos Alunos do 9º ano: uma Visão Social e Institucional
Autor(a): Sheyrlani Tatiany da Silva
Ano: 2017
Veja o resumo
Veja o trabalho
Voz do Professor de Educação Física: Uso, Exigência, Preparo e Interação
Autor(a): Vagner José Pedersen
Ano: 2017
Veja o resumo
Veja o trabalho
Organização e Planejamento da Rede Pública Municipal de Ensino na Oferta de Vagas para Creches
Autor(a): Andréia Gasparino Fernandes
Ano: 2017
Veja o resumo
Veja o trabalho
A Organização da Rede Pública Municipal de Ensino e seus Desdobramentos na Gestão da Escola
Autor(a): Ariane Dabien Garrido Barroso
Ano: 2017
Veja o resumo
Veja o trabalho
O Caso das TIC no Ensino Fundamental de Mococa: Análises e Ações Propositivas para a Rede Pública Municipal
Autor(a): Daniel Teodoro de Melo
Ano: 2017
Veja o resumo
Veja o trabalho
Evasão Escolar na Educação Profissional: um Estudo nos Cursos Técnicos em Informática no Senac Catanduva
Autor(a): Fábio Luís Fávero
Ano: 2017
Veja o resumo
Veja o trabalho
Reflexões sobre Alfabetização e Letramento: Ênfase nas Publicações da ANPEd (2010 a 2015)
Autor(a): Francielle Marion Mendes
Ano: 2017
Veja o resumo
Veja o trabalho
Práticas Eficazes de Gestão Profissional em Unidades de Ensino: uma Análise do Contexto Brasileiro
Autor(a): Hermes José Aun Bachiega
Ano: 2017
Veja o resumo
Veja o trabalho
A Proposta Pedagógica do Centro Estadual de Educação de Jovens e Adultos: Foco na Disciplina de Física
Autor(a): Luiz Augusto Vendramini
Ano: 2017
Veja o resumo
Veja o trabalho
Identificando Dificuldades no Processo de Aprendizagem da Leitura e da Escrita de Dois Alunos do Ensino Fundamental I
Autor(a): Maria José Batista Castanheiro
Ano: 2017
Veja o resumo
Veja o trabalho
Produção Textual Argumentativa no Terceiro Ano do Ensino Médio
Autor(a): Mariana Vieira Ribeiro Fredi
Ano: 2017
Veja o resumo
Veja o trabalho
Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade: Revisão Integrada de Dados para Orientação de Professores
Autor(a): Marilda Cicone Franco dos Santos
Ano: 2017
Veja o resumo
Veja o trabalho
A Experiência da Leitura dos Clássicos: Impressões de Professores e Alunos de 9º Ano do Ensino Fundamental II
Autor(a): Patrícia Gomes Barca Ferrari
Ano: 2017
Veja o resumo
Veja o trabalho
Sobre o Ensino de Língua Portuguesa no Ensino Médio: um Estudo Bibliográfico a partir de Publicações da ANPEd (2004 a 2015)
Autor(a): Sand Mayara Giacomelli de Melo
Ano: 2017
Veja o resumo
Veja o trabalho
O Ensino Técnico Integrado ao Ensino Médio Regular na Rede Pública: da Regulamentação Externa à Regulação Interna
Autor(a): Antonio Felicio Filho
Ano: 2016
Veja o resumo
Veja o trabalho
Avaliação Institucional: um Novo Olhar no Avaliar, Múltiplos Instrumentos, Diferentes Momentos e Diferentes Agentes
Autor(a): Antonio Pinto do Nascimento Neto
Ano: 2016
Veja o resumo
Veja o trabalho
Desenvolvimento de um Protótipo de Jogo Eletrônico de Auxílio a Alfabetização: uma Proposta a partir dos Métodos Fônico e das Boquinhas
Autor(a): Mauro Donizeti Verga
Ano: 2016
Veja o resumo
Veja o trabalho
O Impacto da Expansão Provocada pelo Programa Reuni na Estrutura Organizacional da Universidade Federal de São Carlos
Autor(a): Patrícia do Espírito Santo Fonseca Lourenço
Ano: 2016
Veja o resumo
Veja o trabalho
Jogos Empresariais Vivenciais e Digitais: uma Proposta Híbrida de Ensino para Dinamizar a Educação Empreendedora dos Jovens
Autor(a): Roberto Augusto dos Santos
Ano: 2016
Veja o resumo
Veja o trabalho
Ensino de Ciências da Natureza na Educação Infantil entre o Currículo Prescrito e o Currículo Modelado
Autor(a): Solange Santos Ferreira dos Reis
Ano: 2016
Veja o resumo
Veja o trabalho
Prática Pedagógica e Interação Professor-Aluno na Educação Infantil: Percepção de Professores
Autor(a): Helenice Aparecida Magalhães de Sousa Guedes
Ano: 2016
Veja o resumo
Veja o trabalho
Participação Democrática na Gestão de uma Instituição Federal de Ensino Médio Tecnológico
Autor(a): Heloisa Zago Vilela
Ano: 2016
Veja o resumo
Veja o trabalho
O Gestor Universitário Público: Conduta, Tomada de Decisões e Mediação de Conflitos
Autor(a): Adailton Borges de Oliveira
Ano: 2016
Veja o resumo
Veja o trabalho
Atlas Escolar Municipal - Construindo Propostas Viáveis para a Sala de Aula
Autor(a): Ana Paula Sene Milanezi
Ano: 2016
Veja o resumo
Veja o trabalho
A Metodologia de Projetos na Educação Profissional: Organização do Trabalho do Professor e Aprendizagem dos Alunos na Percepção de Alunos e Professores
Autor(a): Ariela Fernanda Polido
Ano: 2016
Veja o resumo
Veja o trabalho
A Voz do Egresso de Pedagogia: Elementos para a Compreensão da Formação, Identidade Docente e Inserção no Mercado de Trabalho
Autor(a): Celene de Fátima Oliveira
Ano: 2016
Veja o resumo
Veja o trabalho
A Transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental: a Criança no Foco das Investigações
Autor(a): Fabiana Fiorim Checconi
Ano: 2016
Veja o resumo
Veja o trabalho
Avaliação de Desempenho Individual: um Estudo do Uso da Ferramenta Feedback 360º
Autor(a): Joelma Maria da Silva
Ano: 2016
Veja o resumo
Veja o trabalho
A Relação entre os Saberes e a Prática Pedagógica de uma Professora de Língua Portuguesa: um Estudo de Caso
Autor(a): Letícia Maria de Barros Lima Viviani
Ano: 2016
Veja o resumo
Veja o trabalho
Vozes e Olhares de Estudantes e Professores Participantes de uma Proposta Pedagógica do 2º Segmento da EJA em Manaus/AM
Autor(a): Maria Daise da Cunha Matos
Ano: 2016
Veja o resumo
Veja o trabalho
Análise da Tecnologia nos Dias Atuais e a Relação Alunos e Professores Diante Desse Uso em Sala de Aula
Autor(a): Paula Cristina Straccini
Ano: 2016
Veja o resumo
Veja o trabalho
O IDESP como Elemento Central na Formação em Serviço dos Professores e Gestores Escolares da Rede Pública Paulista de Ensino Regular
Autor(a): Renata Vanzo Ruiz
Ano: 2016
Veja o resumo
Veja o trabalho
O Professor de Apoio à Aprendizagem e a Organização do Trabalho Escolar
Autor(a): Tiago Augusto Soares Pereira
Ano: 2016
Veja o resumo
Veja o trabalho
Adolescente em Liberdade Assistida: Análise Quanto às Dificuldades de (Re)Inserção na Rede Regular de Ensino Público em um Município do Interior Paulista
Autor(a): Valquiria Nicola Bandeira
Ano: 2016
Veja o resumo
Veja o trabalho