[ mostrar mensagem ]
COMUNICADO IMPORTANTE
Informamos a todos que a Uniara estará em período de recesso a partir do dia 23/12/2024, retornando às atividades no dia 02/01/2025, às 13h00.
Nos dias 23, 26, 27 e 30 de dezembro, das 09h00 às 14h00, será disponibilizado um plantão na Central de Candidato para matrículas e inscrições para o vestibular.
Atenciosamente,
Uniara
[ ocultar ]
A infraestrutura do programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente da Uniara é formada por um núcleo de uso exclusivo, compreendendo laboratórios, salas de professores, sala de reunião e espaço para pesquisa e estudo, e conta também com laboratórios e outras estruturas de apoio que atendem às aulas práticas dos cursos de graduação e às atividades de pesquisa e extensão da Instituição.
Os laboratórios de uso exclusivo do programa foram organizados com a finalidade de subsidiar o desenvolvimento das pesquisas dos mestrandos e fortalecer as linhas de pesquisas. Nesse sentido, foram criados os laboratórios de “Análise Ambiental” ligado à linha de pesquisa Gestão de Território, o laboratório de “Estudos Socioeconômicos” e o Observatório do Desenvolvimento Local do Centro Paulista, vinculados à linha de pesquisa Políticas Públicas e Desenvolvimento.
O laboratório de Análise Ambiental tem por finalidade manter um banco de dados com informações qualitativas e quantitativas dos recursos hídricos da região, alimentado continuamente pelas pesquisas dos alunos do programa. O laboratório dispõe de uma área de 27 m², com três microcomputadores nos quais estão instalados softwares de bancos de dados (“Open Office”) e de sistema de informações geográficas (“SPRING, IDRISI, CARTALINX”). As análises físicas, químicas, biológicas e microbiológicas são realizadas em parte nos laboratórios de Biodiversidade, Biologia e Microbiologia existentes na Uniara, no próprio laboratório com um Microscópio Nikon Eclipse e200POL (tubo trinocular/ P-TT) com sistema de captação de imagens "OP 5.0 USB)” com adaptador trinocular e lente redutora Optifocus 0.66X para microscópios Nikon e também por meio de convênios e parcerias celebradas com o Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Araraquara - DAAE e com Instituto de Química de Araraquara-UNESP.
O laboratório de Estudos Socioeconômicos é responsável pela organização e manutenção de um banco de dados de indicadores e informações estatísticas sobre o desempenho da economia regional, o qual dá suporte às pesquisas em andamento no mestrado. Sua estrutura está acomodada em uma sala 140,83 m², com 03 Microcomputadores, 01 impressora e 1 Scanner de mesa da marca.
O espaço físico destinado ao Núcleo Desenvolvimento Local é constituído de duas salas, uma hospedando a Coordenação Geral, juntamente com os bolsistas e outra destinada às reuniões e workshops.
O Núcleo de Estudos, Pesquisa e Documentação Rural, NUPEDOR, é constituído de duas salas, dispõe de uma biblioteca especializada sobre assentamentos, desenvolvimento rural, agroecologia e agroecosistemas e uma área na Fazenda Escola da Uniara, destinada ao Núcleo de Estudos e Extensão em Agroecologia para pesquisas e experimentos na área de Agronomia, voltada ao Desenvolvimento rural.
Os computadores interligados permitem acesso a bases de dados internos e externos à instituição, com especial utilização de programas estatísticos relacionados ao desenvolvimento das atividades dos três grupos de pesquisa e permitem informações sobre indicadores ambientais, socioeconômicos e sócio demográficos.
Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
ENTENDI