Publicado em: 08/10/2025
A estudante do terceiro ano do curso de Biomedicina da Universidade de Araraquara – Uniara, Ana Laura Gagliardi, foi contemplada com uma bolsa da Fundação Nacional de Desenvolvimento do Ensino Superior Particular – Funadesp por sua pesquisa “Investigação dos efeitos citotóxicos e mutagênicos do extrato de sementes de açaí (Euterpe oleracea)”. O estudo, desenvolvido no Programa de Iniciação Científica em Biotecnologia – PICBiotec, é orientado pela docente do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia em Medicina Regenerativa e Química Medicinal – PPGB-MRQM, Flávia Aparecida Resende Nogueira.
“Este trabalho busca avaliar a segurança do extrato de sementes de açaí, um subproduto abundante que normalmente é descartado, mas que pode ter potencial para aplicações na saúde. Os resultados podem contribuir para o aproveitamento sustentável desse recurso natural. Além de orientar a pesquisa, a Flávia transmite muitos ensinamentos, me dá suporte e ainda me inspira todos os dias a prosperar como profissional”, afirma Ana Laura.
De acordo com ela, “é muito importante incentivar e valorizar as pesquisas científicas no Brasil, porque é por meio delas que conseguimos avançar e trazer benefícios para a sociedade”. “A Uniara é essencial, pois me oferece uma ótima estrutura, laboratórios e a oportunidade de participar de projetos de iniciação científica e congressos. Isso me permite ter contato direto com a pesquisa, com pesquisadores e compartilhar conhecimentos com colegas que já desenvolvem outros trabalhos e pesquisas. Essas trocas de experiências enriquecem muito o meu aprendizado e me capacitam ainda mais como futura profissional da saúde”, relata.
“Ana é uma excelente aluna, muito dedicada e que vem participando de diversos projetos e aprimorando constantemente suas habilidades. O PICBiotec contribui de forma significativa para a formação dos nossos alunos ao oferecer a oportunidade de vivenciar a pesquisa científica na prática. A participação no programa fortalece a trajetória acadêmica e o desenvolvimento de habilidades essenciais. A conquista dessas bolsas de iniciação científica pela aluna demonstra não apenas o engajamento científico dos estudantes, mas também o compromisso do curso com a produção de conhecimento”, finaliza Flávia.
Informações sobre o curso de Biomedicina da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88. Detalhes sobre o PPGB-MRQM e o PICBiotec estão disponíveis nos endereços www.uniara.com.br/ppg/biotecnologia-medicina-regenerativa-quimica-medicinal e www.uniara.com.br/picbiotec.
Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
ENTENDI