202508111700

Notícias

Docente de Psicologia da Uniara aborda a importância do Agosto Lilás

Publicado em: 11/08/2025

 Neste mês, a campanha Agosto Lilás promove uma reflexão sobre a conscientização pelo fim da violência contra a mulher. A docente do curso de Psicologia da Universidade de Araraquara – Uniara, Rita Martins Godoy Rocha, aborda a importância dessa conscientização nos dias atuais. “A campanha foi criada em referência à Lei Maria da Penha, também sancionada em agosto, e busca destacar esforços para visibilizar a importância do enfrentamento da violência contra mulheres, especialmente, a familiar e a doméstica. Essa iniciativa ceio da comissão de Direitos Humanos do Senado”, relata.


Ela revela que, “desde 2005, pesquisas nacionais sobre violência contra mulheres são realizadas a cada dois anos, em parceria entre o Observatório da Mulher contra a Violência e o Instituto Data Senado”. “A última pesquisa, divulgada em 2023, contou com a participação de mais de vinte mil mulheres, mostrando que três em cada dez mulheres brasileiras já sofreram violência doméstica praticada por homens em ambientes familiares, o que também se agrava com a situação de pobreza e vulnerabilidade social. Outro levantamento da Organização Mundial de Saúde – OMS, de 2021, em diálogo com os resultados dessa pesquisa de 2023, mostra que os atuais companheiros e ex-companheiros são os que mais cometem a violência”, afirma a docente.

 

“O mais frequente tipo de violência identificado contra a mulher é a psicológica, que também é a porta de entrada para outros tipos de violência, seguida pela moral, física, patrimonial e sexual. A identificação dessa violência envolve a percepção de abuso no nível emocional, do desrespeito pela dignidade da pessoa, ou seja, rebaixamento da estima e do valor pessoal da mulher, manipulação, também conhecida como gaslighting, reprodução de estereótipos de desvalor, controle e subordinação sobre a mulher, o que traz ansiedade, depressão e crises em diferentes níveis”, alerta Rita.

 

De acordo com ela, “a mulher em situação de violência está em sofrimento, começa a perceber-se dependente emocionalmente e, por vezes, já se afastou da rede de apoio devido a manipulação do companheiro violento, o que traz desafios”. “Por isso a importância dessa campanha como o ‘Agosto Lilás’ para visibilizar canais de denúncia como 180, e divulgar os serviços de apoio nos municípios. Além de sensibilizar a comunidade em geral para identificar, amparar as vítimas e não se silenciar diante da violência contra a mulher, quebrando estereótipos de gênero de modo preventivo, que seria a atenção ao tema desde a infância, com o respeito às diferenças e equidade nos âmbitos políticos, familiares e escolares, de modo que as meninas comecem a identificar desde cedo o que é uma relação abusiva, e para que os meninos não a reproduza. Afinal, combater a violência contra mulheres é um compromisso coletivo”, enfatiza.

 

Rita lembra a população que “as mulheres em situação de violência estão com medo, sentem vergonha, estão em risco real de serem agredidas, e isso requer paciência, disponibilidade e respeito de quem convive”. “O acesso à informação, a educação sobre gênero e a disponibilidade de pessoas para amparar essa vivência de sofrimento, podem auxiliar essa mulher a se fortalecer, identificar que está sendo manipulada, desvalorizada, humilhada e, assim, conseguir realizar a denúncia, buscando o cuidado nos dispositivos de proteção”, orienta.

 

“Qualquer unidade de Saúde da Família - USF ou serviço de Atenção Básica de Saúde - UBS pode amparar e ser a porta de entrada para quem procura ajuda. Além do telefone de denúncia – 180, em Araraquara existem espaços como a Delegacia de Polícia e Defesa da Mulher, o Centro de Referência da Mulher, o Ambulatório de Saúde da Mulher e a Casa da Mulher Paulista”, finaliza Rita.

 

Informações sobre o curso de Psicologia da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI