Publicado em: 14/07/2025
Neste mês é celebrada a campanha Julho Laranja, que alerta para a importância da ortodontia preventiva em crianças, principalmente a partir dos seis anos. A docente do curso de Odontologia da Universidade de Araraquara – Uniara, Karina Eiras Dela Coleta Pizzol, fala sobre o assunto e orienta pais e responsáveis para os cuidados que devem ter com as crianças.
“Essa campanha surgiu em 2019 com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da prevenção e do tratamento ortodôntico precoce, especialmente na infância. Sua principal proposta é educar pais e responsáveis sobre a necessidade de uma primeira avaliação ortodôntica por volta dos seis anos, quando os primeiros dentes permanentes começam a surgir. Assim, é possível identificar problemas como a má oclusão, que é conhecida como mordida errada, e realizar tratamentos mais simples e menos invasivos na infância, evitando o surgimento de alterações mais complexas que possam comprometer o desenvolvimento facial, a mastigação, a fala, a autoestima e a qualidade de vida da criança”, explica a docente.
Ela conta que “a cor laranja foi escolhida por simbolizar a alegria, a vivacidade e a confiança, e o mês de julho foi escolhido por ser um período de férias escolares, onde os pais e responsáveis têm mais tempo disponível para levar seus filhos ao dentista para uma avaliação ortodôntica”. “O mascote é um pássaro laranja, chamado Julito, que representa inteligência, sabedoria, leveza e a importância da saúde bucal”, revela.
Karina afirma que, “alguns dos inúmeros benefícios do diagnóstico e do tratamento em momento oportuno na infância, é a possibilidade de corrigir as más oclusões em estágio inicial, quando ainda são simples de serem resolvidos”. “Além disso, o acompanhamento vai auxiliar o desenvolvimento dos ossos da face de forma adequada, garantindo um sorriso mais harmonioso e assim permitir a melhora e o equilíbrio das funções como a mastigação, a fala, a deglutição e a respiração”, relata.
“A prevenção pode evitar tratamentos mais complexos no futuro, como extrações dentárias e cirurgia ortognática. É importante destacar que toda alteração oclusal, quando diagnosticada precocemente, torna o tratamento mais fácil, rápido e barato”, finaliza a docente.
Informações sobre o curso de Odontologia da Uniara podem ser obtidas no site www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.
Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
ENTENDI