[ mostrar mensagem ]
COMUNICADO IMPORTANTE
Informamos a todos que a Uniara estará em período de recesso a partir do dia 22/12/2025, retornando às atividades no dia 05/01/2026, em horário normal.
Será disponibilizado um plantão na Central do Candidato, para matrículas e inscrições para o vestibular, nos seguintes dias e horários: dias 22, 23, 29 e 30 de dezembro de 2025, das 09h00 às 14h00. Dia 02 de janeiro de 2026, das 12h00 às 16h00, e dia 03, das 08h00 às 12h00.
Atenciosamente,
Uniara
[ ocultar ]
Publicado em: 14/07/2025
O Núcleo de Pesquisa e Documentação Rural – NUPEDOR, que atua junto com o Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente – PPG-DTMA da Universidade de Araraquara – Uniara, completa 40 anos de pesquisas. A data também marca o quadragésimo aniversário do Assentamento Monte Alegre. Para comemorar, foi realizado um almoço no dia 13 de julho, na Agrovila Núcleo I, em Motuca.
A responsável pelo NUPEDOR, Vera Lúcia Silveira Botta Ferrante, conta que “não são só quarenta anos do Núcleo, estamos comemorando os quarenta anos do Assentamento Monte Alegre”. “A festa é uma comemoração a uma história de luta dos trabalhadores e, ao mesmo tempo, porque o NUPEDOR tem em torno de quarenta anos de pesquisa em torno dos assentamentos rurais. Agora a comemoração é pelo primeiro Núcleo de Reforma Agrária e a festa foi uma oportunidade de juntarmos vários personagens dessa luta, e fortalecer esse laço histórico”.
“O NUPEDOR surgiu na UNESP e depois veio para a Uniara. Ele tem sido uma alavanca importante do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente e, neste momento, se junta à comemoração dos quarenta anos do Assentamento Monte Alegre. Nosso Núcleo faz pesquisas sobre assentamentos a mais ou menos quarenta anos, então foi uma coincidência feliz, que esperamos que seja uma amostra de que os estudos têm que ter um retorno para a sociedade”, revela Vera.
De acordo com ela, “esperamos que esta coincidência estimule outros pesquisadores a se interessarem também por esses núcleos de assentamentos que, na verdade, não podem ser entendidos como uma realidade só do campo ou só da área rural, sem ligação com a área urbana”.
Uma das pesquisadoras do Núcleo, Renata Egydio de Carvalho, conta que “desde a fundação do NUPEDOR, pesquisadores – mestres e doutores - acompanham continuamente a evolução dos assentamentos”. “O NUPEDOR é referência nacional, com publicações das pesquisas que geram benefícios práticos para a sociedade a partir do conhecimento científico, considerando os problemas e os desafios atuais”, afirma.
O NUPEDOR foi formado por um grupo de pesquisadores da Faculdade de Ciências e Letras - FCL/UNESP de Araraquara. O grupo tinha a preocupação comum no estudo dos processos sociais agrários complexos que se desenvolvem no estado de São Paulo. Nesta trajetória de muitos anos, o NUPEDOR, sob a liderança das professoras doutoras Vera Lúcia Silveira Botta Ferrante e Dulce Andreatta Whitaker (in memorian), capitaneou importantes pesquisas acerca dos assentamentos rurais paulistas, como o primeiro censo de assentamentos realizado no estado. O Núcleo também é responsável pela publicação “Retratos de Assentamentos”, cuja primeira edição é de 1994.
Detalhes sobre o NUPEDOR podem ser consultados no site https://www.uniara.com.br/nupedor/. Informações sobre o PPG-DTMA da universidade podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br/ppg, pelo WhatsApp (16) 3301-7126 ou pelo e-mail dtmeioambiente@uniara.com.br.
Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
ENTENDI