202505141855

Notícias

Congresso Médico Acadêmico da Medicina da Uniara é sucesso

Publicado em: 14/05/2025

 O VII Congresso Médico Acadêmico – COMEA, promovido pelo curso de Medicina da Universidade de Araraquara – Uniara nos dias 8 e 9 de maio, no Hotel Transamérica, foi um sucesso. O evento contou com apresentação de trabalhos científicos, palestras, mesa-redonda, uma apresentação de alguns integrantes da Orquestra Uniara, regidos pelo maestro Rogério Toledo, e uma homenagem aos familiares do professor João Guimarães Junqueira Neto, falecido recentemente.


“Foi um prazer enorme poder anunciar essa sétima versão do COMEA da Uniara, onde reunimos uma série de trabalhos que são produzidos pelos alunos com a orientação dos nossos professores. Queremos despertar nesses alunos não só a habilidade de se tornar médico, queremos formar um médico crítico, reflexivo e que saiba onde buscar a informação de qualidade para fazer pesquisas científicas, para questionar a pesquisa, para saber redigir um trabalho e publicar. Trabalhamos para que os nossos médicos tenham esse diferencial”, conta o docente e um dos integrantes da comissão organizadora, Luiz Roberto Basso Junior.


A coordenadora do curso de Medicina da Uniara, Cynthia Arruda Mauro Piratelli, conta que estiveram presentes no evento mais de quinhentos alunos, com mais de cinquenta trabalhos apresentados. “Estamos com uma versão consolidada do Congresso, que tem um prêmio acadêmico ‘Edmundo Juarez’ para os melhores trabalhos, os mais criativos, os mais críticos, aqueles que têm maior impacto para a sociedade científica. Me sinto feliz, orgulhosa e satisfeita de poder reunir todos aqui e ter essa oportunidade que a Uniara nos dá, na pessoa de seu reitor, professor doutor Luiz Felipe Cabral Mauro”, afirma.


Basso conta que teve um feedback bastante positivo dos alunos, avaliadores e orientadores, “onde a grande maioria teve uma receptividade muito grande e o evento, segundo eles, foi um sucesso no sentido de colaborar positivamente para a formação de profissionais críticos, engajados, com conhecimento científico, na propagação correta do conhecimento e na aplicação desse conhecimento em prol da sociedade”.


“Além das apresentações de trabalhos de iniciações científicas e revisões bibliográficas, também tivemos três palestras: uma a respeito do uso abusivo de medicamentos como o Ozempic e Hormônios Esteroides; uma sobre Medicina Ayurvédica, medicina alternativa, mas que tem sido inclusive abordada no SUS e por isso trouxemos para que os alunos pudessem entrar em contato com essa especialidade; e uma mesa-redonda a respeito do uso dos Vapes, esses cigarros eletrônicos que a gente vê com diversos nomes, seu uso abusivo e como isso tem impactado na saúde dos jovens. Eles como jovens e futuros médicos precisam saber do impacto desse tipo de aparelho. Foi uma convivência muito boa, sadia, proveitosa e produtiva. Todos temos uma avaliação muito positiva do evento”, revela Basso.


Ele conta que “a homenagem aos familiares do nosso colega, professor João, foi emocionante e demonstrou o afeto recíproco entre professores, estudantes e a instituição”. “A homenagem teve a iniciativa dos alunos em colaboração com a coordenação do evento. No final, teve a premiação dos melhores trabalhos e a entrega do Prêmio Edmundo Juarez”, finaliza Basso.


Informações sobre o curso de Medicina da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

 

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI