Publicado em: 20/01/2025
As alunas do quarto ano do curso de Enfermagem da Universidade de Araraquara – Uniara, Giovanna Sanches Alves e Luana Carolina de Oliveira, apresentaram o Trabalho de Conclusão de Curso – TCC com o tema “Validação de material educacional sobre a reanimação cardiopulmonar do neonato pré-termo em unidades neonatais”, e teve como orientadora a docente Ana Beatriz Ferreira Velozo.
Ana conta que“ esse trabalho teve início em 2021, com a orientação das alunas do curso de Enfermagem, Adriana Aparecida Siles de Freitas e Natália Carilli, no qual o objetivo foi o desenvolvimento de um material educacional em forma de infográfico animado sobre os passos da reanimação cardiopulmonar neonatal, baseado nas Diretrizes da Sociedade Brasileira de Pediatria vigente”. “Após o desenvolvimento desse infográfico as alunas do curso do Enfermagem Giovanna e Luana realizaram a pesquisa, “Validação de material educacional sobre a reanimação cardiopulmonar do neonato pré-termo em unidades neonatais”.
Ela explica que “o trabalho foi relevante para a formação acadêmica das alunas, pois foram necessários muitos estudos sobre o tema específico e aprenderam com o processo de submissão do trabalho ao Comitê de Ética”. “Foram realizadas atualizações no conteúdo e reformulações no material educacional e após, foi avaliado por 8 especialistas experts que atuam na área de neonatologia, como pesquisadores e profissionais da equipe multiprofissional da UTI Neonatal”, afirma Ana.
“A validação de um material educacional realizada por especialistas experts na área do estudo é crucial para assegurar a qualidade e a eficácia do conteúdo, pois possuem conhecimento profundo e atualizado sobre o tema abordado e podem conduzir avaliações para medir a eficácia do material educativo, ajustando e melhorando, conforme necessário, para garantir que os objetivos de aprendizagem sejam atingidos”. “Como resultado, este trabalho foi validado pelos especialistas que participaram do estudo, algumas sugestões interessantes foram levantadas pela pesquisa e novas alterações serão realizadas para uma nova versão do infográfico”. “Além disso, a próxima etapa de aprimoramento desse material educacional será a validação com o público-alvo, os estudantes e profissionais da saúde que atuam em unidades neonatais”, revela Ana.
Para ela, “o tema do infográfico é relevante para a prática assistencial ao neonato pré-termo, por se tratar de um bebê que nasce com necessidades especificas devido a prematuridade e sua imaturidade e pode levar a condições críticas com necessidade de manobras de reanimação cardiopulmonar”. “O material servirá de apoio para cursos de graduação, pós-graduação, treinamentos, educação continuada e permanente das equipes que atuam na assistência ao neonato, sendo de fácil acesso, pois hoje a tecnologia está inserida no dia a dia da população em geral”, relata Ana.
As alunas Giovanna e Luana explicam que “notamos a falta de treinamentos da reanimação cardiopulmonar em neonatos na UTI neonatal, pois a maioria são voltados para a sala de parto, e o recém-nascido pode apresentar uma parada cardíaca após deixar a sala de parto”. “Sendo assim, nós visamos validar um infográfico animado que servirá como um instrumento de treinamento para que a equipe esteja apta para atuar diante uma RCP na UTI neonatal. Além disso, o infográfico é um instrumento rápido e animado, segurando assim a atenção do profissional”.
Elas contam que “ para a validação do infográfico animado, selecionamos profissionais por meio do currículo Lattes e enviamos um e-mail com um convite para a participação no nosso trabalho, caso aceitassem e enviamos um novo e-mail com um instrumento de avaliação com perguntas sociodemográficas onde perguntamos sobre tempo de atuação na área, se já trabalhou com neonatos e afins, e a segunda parte continha perguntas sobre o infográfico animado e se o objetivo estava claro, se as imagens estavam de acordo, dentre outras perguntas”. “Após a validação com os especialistas nós obtemos um índice de conteúdo maior que 90% e com isso, o infográfico foi aprovado como instrumento de avaliação”.
As alunas relatam que, “nosso trabalho foi desenvolvido junto com a docente Ana Beatriz, e tivemos a colaboração de um designer para assim, produzir nosso vídeo educativo com uma qualidade melhor e usamos algumas plataformas digitais para facilitar a nossa comunicação”. “Apesar do trabalho árduo e cansativo, fizemos com muito carinho e amor, pensando em nossos futuros pequenos pacientes, visando a melhor qualidade no atendimento pela equipe multidisciplinar na UTI e podemos dizer que todo esforço e dedicação valeram muito a pena”, finalizam.
Mais informações sobre o curso de Enfermagem da Uniara estão disponíveis no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.
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