202501090648

Notícias

Alunas de Psicologia da Uniara apresentam painel sobre os riscos do uso excessivo de telas para as crianças

Publicado em: 08/01/2025

 As alunas do primeiro ano do curso de Psicologia da Universidade de Araraquara – Uniara, Caroline Ferreira dos Santos, Julia da Silva Galhardo, Maria Eduarda Gonçalves e Mariana Fernandes da Silva, desenvolveram o painel “O Mal do Século: o uso excessivo de telas para as crianças”. A atividade foi desenvolvida na disciplina de Tópicos de Pesquisa Científica, ministrada pela professora Solange Luiz.


Em nome do grupo, Julia explica que “o processo de elaboração e realização da pesquisa foi algo leve e descomplicado, apesar das demandas que todo e qualquer trabalho científico exige. Nossa orientadora sempre forneceu grande suporte e auxílio durante todo o processo”. “O contato inicial com a pesquisa científica para o grupo foi algo completamente novo e desconhecido sendo, uma porta de entrada para novas oportunidades, descobertas e desafios que contribuem para a nossa jornada acadêmica. Portanto, se resume em algo instigante e desafiador”, afirma.


Ela relata ainda que “acreditamos que atividades como essas, estimulam a autonomia logo nos primeiros anos seja de grande riqueza para a composição da bagagem profissional, seja ela durante ou após a formação do indivíduo”.


Sobre o tema do painel Julia conta que “a pauta usada para o tema do trabalho é de suma importância, pois contempla exatamente o real problema enfrentado pela sociedade contemporânea. Estamos cada vez mais dependentes do uso de telas e esquecemos os malefícios causados, principalmente quando esse hábito é adquirido logo nos primeiros anos de desenvolvimento cognitivo das crianças”, alerta.


Solange explica que “os alunos desenvolveram projetos nos quais o objetivo principal foi capacitá-los na compreensão e elaboração de trabalhos de pesquisa científica, abordando aspectos fundamentais como definição de tema, construção de objetivos, fundamentação teórica, justificativa, introdução e referências”. “Compreender esses conceitos não apenas facilita a realização de trabalhos acadêmicos, como também prepara os alunos para o mercado de trabalho e para desafios futuros que exijam pensamento crítico e resolução de problemas”, afirma.


“Como professora, sinto-me extremamente orgulhosa e feliz com o empenho e o progresso demonstrados pelos alunos ao longo da disciplina. Os resultados alcançados refletem não apenas o esforço individual de cada um, mas também o compromisso coletivo em explorar o universo da pesquisa científica com seriedade e criatividade. Além disso, a disciplina visa a estimular a inovação e a produção científica de qualidade”, ressalta ela.


A coordenadora da graduação, Simoni de Cássia Haddad Penteado, afirma que “a atividade é muito importante para nossos alunos, pois reflete o resultado de um primeiro contato com o fazer científico, tão importante para graduandos dos diversos cursos envolvidos”. “O comprometimento dos alunos com a proposta de atividade e a confecção dos painéis permitiu aos mesmos uma experiência fundamental para quem faz Ciência, que é a de divulgar os resultados e permitir à comunidade o contato com o conhecimento produzido academicamente. O envolvimento e dedicação da professora Solange foi de extrema relevância para que as atividades se concretizassem. Parabéns a todos os envolvidos”, finaliza.

Informações sobre o curso de Psicologia da Uniara estão disponíveis no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI