[ mostrar mensagem ]
COMUNICADO IMPORTANTE
Informamos a todos que a Uniara estará em período de recesso a partir do dia 23/12/2024, retornando às atividades no dia 02/01/2025, às 13h00.
Nos dias 23, 26, 27 e 30 de dezembro, das 09h00 às 14h00, será disponibilizado um plantão na Central de Candidato para matrículas e inscrições para o vestibular.
Atenciosamente,
Uniara
[ ocultar ]
Publicado em: 05/12/2024
Alunos do curso de Psicologia da Universidade de Araraquara – Uniara visitaram a exposição imersiva Van Gogh e impressionistas no dia 30 de novembro, no Outlet Santa Maria, em Ribeirão Preto. Os alunos foram acompanhados pela coordenadora do curso, Simoni Haddad Penteado, e pela docente Giovana Benassi Cézar.
“A visita à exposição imersiva de Van Gogh e impressionistas foi uma oportunidade singular para nossos alunos do curso de Psicologia experimentarem a arte como uma ferramenta de conexão profunda com a subjetividade humana. A visita tem como objetivo proporcionar aos alunos a compreensão de como as manifestações artísticas expressam os sentimentos, os conflitos e as perspectivas do indivíduo diante do mundo, e Van Gogh é um exemplo extraordinário dessa relação entre arte e alma humana”, relata a coordenadora, que também ministra a disciplina Arte e Psicologia.
Ela explica que “a obra de Van Gogh reflete não apenas sua genialidade, mas também os desafios de um homem profundamente marcado por crises emocionais e pela busca incessante por sentido”. “A arte permitiu que ele transformasse sua dor, criando um vínculo direto entre a psicologia e a arte: as linhas, as cores e as texturas de suas pinturas revelam aspectos íntimos de sua psique e nos convidam a olhar para o humano de forma mais empática e compassiva”, conta.
Para Simoni, “a exposição ampliou essa experiência, permitindo aos alunos não apenas apreciar as obras, mas também mergulhar no universo emocional e sensorial de Van Gogh”. “Essa imersão ilustrou conceitos teóricos sobre a relação entre arte e subjetividade e evocou reflexões sobre como a expressão artística pode ser uma via poderosa para o autoconhecimento e a saúde mental, algo que muito discutimos em nossas aulas. Além disso, o diálogo com outros impressionistas e pós-impressionistas, como Monet e Cézanne, enriqueceu ainda mais a experiência, demonstrando como a arte, em diferentes estilos e contextos, é capaz de traduzir as nuances das vivências humanas. Foi emocionante compartilhar esse momento com nossos alunos e perceber como a arte os tocou e inspirou, ampliando suas perspectivas enquanto futuros psicólogos”, finaliza.
Informações sobre o curso de Psicologia da Uniara estão disponíveis no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.
Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
ENTENDI