Publicado em: 30/10/2024
Os alunos do segundo e terceiro anos do curso de Biologia da Universidade de Araraquara – Uniara realizaram uma visita técnica ao Jardim Botânico Plantarum no dia 26 de outubro, em Nova Odessa. Os alunos foram acompanhados da coordenadora da graduação, Teresa Kazuko Muraoka, e dos docentes Ana Carolina Buzzo Marcondelli, Eduardo Donato Alves, Flávia Cristina Sossae e João Carlos Geraldo.
Segundo Teresa, “a atividade teve como objetivo complementar os conteúdos desenvolvidos nas disciplinas de Conservação de Recursos Naturais e Problemas Ambientais, e Sistemática Vegetal”. “A visita foi uma viagem ao mundo das plantas, muitas delas extintas e que não se encontram mais na natureza. O Jardim é muito bem cuidado e didático, o que acrescentou muito na formação dos futuros biólogos e, sem dúvida, para ampliar os meus conhecimentos também”, ressalta.
Geraldo conta que “esse Jardim Botânico surgiu da iniciativa do engenheiro agrônomo e botânico Harri Lorenzi, inicialmente como Instituto Plantarum de Estudos da Flora, no início da década de 1980, com objetivo de levantar a flora brasileira e publicar livros, hoje obras de referência na área”. “A partir de 1990, o instituto deu origem ao jardim botânico, uma das maiores coleções de plantas vivas no Brasil, que foi aberto à visitação pública. O acervo vivo conta com mais de seis mil espécies organizadas em jardins temáticos, ocupando uma área de noventa mil metros quadrados e inserido na área urbana. As plantas estão catalogadas e identificadas por placas”.
“A atividade foi uma experiência pedagógica muito importante para a formação acadêmica e técnica dos estudantes, já que, no Brasil, jardins botânicos não são muito comuns, principalmente no interior do estado. Com a visita, os alunos puderam visualizar características botânicas difíceis de serem observadas nos habitats, inclusive pelo fato de haver 24 espécies que nem existem mais na natureza, só cultivadas por instituições semelhantes. Também observaram instalações ligadas à Botânica e conservação de recursos, como a coleta e armazenamento de águas pluviais, que são utilizadas na irrigação dos jardins, o uso criativo de entulhos como base de jardins secos e rochosos, a compostagem e utilização de material orgânico originado do próprio jardim, e um sistema biológico de tratamento dos efluentes, depois reutilizados na irrigação”, relata o docente.
Ana Carolina lembra conta que “foi uma experiência maravilhosa, um jardim impecável e com uma variedade de espécies arbóreas, arbustivas e herbáceas que me encantou”. “E ainda, durante o passeio, tivemos a oportunidade de conhecer e conversar com o autor dos livros que utilizo desde a universidade. Foi incrível!”, conta.
“Visitar o Jardim Botânico Plantarum é fundamental para aprofundar o conhecimento sobre a biodiversidade e a conservação das plantas brasileiras. Conhecer Lorenzi, um renomado botânico cujos livros utilizo nas disciplinas que leciono, enriquece ainda mais essa experiência, oferecendo valiosas perspectivas sobre preservação e sustentabilidade. Além disso, a beleza do local proporciona uma conexão profunda com a natureza, inspirando ações conscientes e um maior compromisso com a proteção do meio ambiente”, finaliza Flávia.
Informações sobre o curso de Biologia estão disponíveis no site www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88. Informações sobre o Jardim Botânico Plantarum podem ser acessadas no endereço https://g.co/kgs/uCxa6EM ou pelo telefone (19) 3466-5587.
Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
ENTENDI