Publicado em: 15/10/2024
Nesta segunda-feira, dia 14 de outubro, teve início a 53ª Semana Jurídica - Dr. “Gilson Miguel Gomes da Silva”, promovida pelo curso de Direito da Universidade de Araraquara – Uniara. O evento segue até o dia 17, sempre a partir das 19h15, no Gran Hotel Morada do Sol. A abertura contou com muitas homenagens, sendo uma delas ao Juiz de Direito, Diretor do Fórum da Comarca de Monte Alto e docente da graduação, que dá nome à Semana, Gilson Miguel Gomes da Silva e seus familiares, que agradeceu a homenagem e a todos os companheiros de profissão.
Silva, membros do diretório acadêmico e o palestrante da noite, Edilson Mougenot Bonfim, renderam homenagens ao advogado e professor do curso, José Luiz Passos, por meio de seus familiares, e ao promotor e advogado Fernando Tourinho Filho, que contou com a presença de sua neta.
Bonfim falou sobre “A missão e os desafios do processo penal contemporâneo”. “Esta noite foi muito emocionante, pois tive a oportunidade de reencontrar muitos acadêmicos do direito. No meu dia a dia, estou mais com profissionais, professores e autoridades, e reencontrar os acadêmicos foi muito engrandecedor. São eles o futuro do país, pois esse é um momento de semeadura. Fui muito bem e afetuosamente recebido e busquei entregar a minha vivência, a minha forma de enxergar o mundo sob a ótica de um profissional que opera o processo penal”, agradece o palestrante.
Segundo Bonfim, “busquei desmistificar alguns conceitos que estão sedimentados e trazer, ao mesmo tempo, uma esperança aos acadêmicos, porque é possível sim corrigirmos os rumos dessa grande nave chamada Brasil, que atualmente está imersa em uma criminalidade avassaladora, eu diria”. “Nós só corrigiremos isso se a atual geração entender o seu papel na correção desses rumos da história. Fico feliz de ver uma semana jurídica tão prestigiada e com tanta gente de talento presente e, sobretudo, aplaudir a quem tem mérito, a começar com os homenageados da noite”, relata.
Emocionado, o chefe do Departamento de Ciências Jurídicas e coordenador do curso de Direito da Uniara, Fernando Passos, ressalta que todos foram muito generosos na homenagem, “e eu espero que meu irmão, que fez por merecer essas homenagens e que são muito sentidas e honestas, ficando claro que os alunos o amavam muito e são gratos por ele, pela dedicação e hoje houve um grande reconhecimento disso”.
“Com relação a Semana Jurídica, são grandes penalistas do país que estarão presentes, e o professor Gilson é um grande estudioso. Teremos debates diários de A a Z, com visões contemporâneas e muito diferenciadas. Isso é que forma a cabeça dos nossos alunos. A nossa obrigação não é impor nada a ninguém, é realmente trazer os pontos de vista e depois cada um segue conforme as suas convicções”, explica Passos.
A abertura, segundo ele, foi em grande estilo. “O palestrante é um dos maiores nomes do Brasil, é um nome muito polêmico, ele próprio reconhece a força de sua polêmica, mas, às vezes, é bom ter a polêmica para que a gente assista e depois veja como migrar melhor isso tudo. Como há uma frase importante dele: ‘você não pode nem demonizar e nem santificar’. O direito penal tem que ter um meio termo, pois é isso que a sociedade espera do Estado. Esperamos, para o restante da programação, o contraditório que é o mais importante no Direito”, finaliza Passos.
Mais informações sobre a 53ª Semana Jurídica “Dr. Gilson Miguel Gomes da Silva” podem ser obtidas pelo endereço www.uniara.com.br/eventos/53-semana-juridica.
Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
ENTENDI