202412031419

Notícias

Docentes da Uniara dão dicas para um envelhecimento saudável

Publicado em: 08/10/2024

 Com a expectativa de vida da população brasileira aumentando, cresce também a procura por mais qualidade de vida e um envelhecimento mais saudável. Essas duas questões levam muitas pessoas a se exercitarem de forma inadequada e a utilizarem-se de dietas e suplementos muitas vezes sem orientação adequada, por isso, o coordenador do curso de Educação Física e a docente de Nutrição da Universidade de Araraquara – Uniara, Maurício Tadeu Frajácomo, o Piscinão, e Angélica de Moraes Manço Rubiatti, respectivamente, citam algumas dicas para quem procura uma melhor qualidade de vida e um envelhecimento mais saudável.


Piscinão afirma que, “sempre que você queira praticar uma atividade física, o mais importante é fazer algo que lhe dê prazer”. “O importante é achar uma atividade primeiro, por exemplo: se você gosta de dançar, a dança vai muito além da atividade física e pode ser praticada continuamente. Se você gosta de pedalar, pode todo dia criar o hábito de sair para dar um passeio de bicicleta. Se gosta de caminhar, é a mesma coisa. Você tem um leque de opções para não ficar reclamando e colocar a vida em ordem, começar a sua atividade física”, ressalta.


Frajácomo conta que “nunca é tarde para começar uma atividade física, independentemente de seu histórico de atividades”. “Para isso, uma avaliação com cardiologista é muito importante e, na sequência, um educador físico competente que possa avaliar seu estado físico atual e a cada três meses repetir a avaliação para ajustar suas cargas de trabalho”, orienta.


Ele enfatiza que, “como vivemos atualmente um período de muita seca, o melhor é procurar fazer a atividade bem cedo, por volta das 6h, ou após às 18h, e hidratar o corpo pelo menos de 15 em 15 minutos com água fresca, utilizar vestimentas leves, se possível short e camiseta regata. Lembre-se, a pessoa que mais gosta de você, deve ser você mesmo”, completa.


Angélica lembra que, na parte alimentar, “o mais recomendado é, desde a infância, que a alimentação seja o mais saudável possível, com a maior presença de alimentos naturais, como frutas, verduras, legumes, castanhas, alimentos do grupo do leite desnatado, carnes magras, feijão e outras leguminosas, e cereais integrais”. “Em contrapartida, consumir com moderação: doces, refrigerantes, sucos em pó ou muito açucarados, bebidas alcoólicas, salgadinhos de pacote, biscoitos, frituras, carnes gordurosas e queijos amarelos, entre outros”, alerta.


Para quem pratica atividades físicas ou para aqueles que estão começando agora, ela recomenda “optar para os alimentos mais naturais, realizar cinco a seis refeições por dia, fazer o jantar até às 19h, evitar alimentos muito industrializados, beber dois litros ou mais de água por dia, controlar a adição de sal e óleo vegetal nas preparações e comer com atenção plena”, orienta.


Em relação ao uso de suplementos, muitas vezes de forma indiscriminada e sem avaliação, a docente ressalta que, “devemos ter muito cuidado com as informações e incentivo à compra de suplementos por meio das redes sociais, porque, não necessariamente, estão adequados ou não são recomendados para tal pessoa”. “Os principais riscos podem estar com uma dosagem acima do que é considerado tolerável, a pessoa não precisar daquele suplemento e causar interação com outros medicamentos que ela utiliza, especialmente, os idosos que tomam vários fármacos”, completa.


Angélica orienta a “procurar um nutricionista para propor um plano alimentar que permita maior aproveitamento dos exercícios para saúde e qualidade de vida”. Esse profissional irá verificar se a pessoa realmente tem a necessidade de fazer uso de suplementos”, finaliza.


Informações sobre as graduações de Educação Física e Nutrição da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.



Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI