[ mostrar mensagem ]
COMUNICADO IMPORTANTE
Informamos a todos que a Uniara estará em período de recesso a partir do dia 23/12/2024, retornando às atividades no dia 02/01/2025, às 13h00.
Nos dias 23, 26, 27 e 30 de dezembro, das 09h00 às 14h00, será disponibilizado um plantão na Central de Candidato para matrículas e inscrições para o vestibular.
Atenciosamente,
Uniara
[ ocultar ]
Publicado em: 02/08/2024
Recém formado pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção – PPGEP da Universidade de Araraquara – Uniara, Euclides Brandão Maluf, conquistou uma bolsa de estudos para doutorado na University of Nebraska no curso de PhD in Engineering Education. O egresso está nos Estados Unidos desde junho, quando iniciou seus estudos.
“Conhecida como Graduate Research Assistentship - GRA, cobrirá 100% dos valores das mensalidades do curso, que, mesmo em Universidades públicas devem ser pagas nos Estados Unidos da América. Também terei um salário para subsidiar os meus gastos pessoais durante os cinco anos de realização do PhD”, afirma Maluf.
O estudo feito por ele foi “uma investigação dos impactos da pandemia de Covid-19 no trabalho dos docentes que atuam em programas de pós-graduação stricto sensu em Engenharia de Produção na região sudeste do Brasil”. “O mestrado profissional da Uniara foi uma experiência muito positiva e a flexibilidade de sua proposta permitiu conciliar os estudos com o meu emprego, enquanto obtinha um aprendizado de alta qualidade, tanto profissional quanto científico. Durante o Programa, pude aprimorar minhas habilidades em pesquisa científica e aplicá-las diretamente em um tema relacionado a docentes da Engenharia de Produção”, explica.
Maluf destaca que “meu contato com a pesquisa qualitativa, uma habilidade muitas vezes negligenciada pelos engenheiros, foi uma experiência que ampliou significativamente minha visão profissional e me preparou para enfrentar os desafios complexos da minha área, o que reflete diretamente na continuação dos meus estudos no curso de doutorado”.
Com relação ao seu campo de estudos, ele revela que “existe relação com a dissertação que defendeu no mestrado”. “Dentre os resultados do estudo, o uso de tecnologias emergiu como uma ferramenta essencial nas estratégias adotadas pelos docentes para enfrentar esse período de crise e suas aplicações revelaram novos comportamentos e competências necessárias para lidar com eventos de grande magnitude”. “O método de pesquisa que empreguei na dissertação, sob a orientação da professora Dalila Alves Correa, me permitiu investigar e aprofundar a compreensão sobre as novas demandas enfrentadas pelos docentes diante dos desafios da pandemia, resultando em aprendizados valiosos para suas carreiras”, relata.
“Eu vejo essa conquista como o reconhecimento de meu potencial para pesquisa, o qual foi amplificado e lapidado junto ao programa de mestrado da Uniara. Eu sou muito grato por todos que contribuíram com meu crescimento durante a minha passagem pelo mestrado. Tenho muito orgulho de ter sido aluno da Uniara e tudo que a instituição me proporcionou. Espero que minha trajetória possa inspirar novos alunos”, conta Maluf.
Dalila afirma que “Euclides tem um perfil de estudante muito adequado para a pesquisa científica, além de domínio de capacidades típicas da área de estudos em Engenharia de Produção”. “Sua trajetória profissional vem mostrando o interesse de atuação em atividades de ensino e de pesquisa, tendo um diferencial acadêmico voltado para os processos de aprendizagem dessa área. Essa característica, associada ao porte de competências humanas e comportamentais, tais como foco, determinação, mente analítica, boa comunicabilidade, flexibilidade para atuar em diferentes culturas, capacidade de superação, dentre outras, justificaram a conquista de ser contemplado pela bolsa de estudos para cursar o seu doutorado na Universidade de Nebraska”, completa.
Ela conta que o estudo do Euclides “foi pioneiro para o campo da Engenharia de Produção no Brasil, com o diferencial de investigar não a precariedade, mas as ações e estratégias adotadas pelos docentes e coordenadores dos referidos programas, bem como seus comportamentos, aprendizados obtidos e lições aprendidas diante da pandemia”.
“Ele encontrou no PPGEP as condições que buscava para desenvolver o mestrado, de modo a conciliar emprego com o interesse de pesquisa relacionado a temas do comportamento humano dentro das organizações”. Isso reforça que, em seu processo evolutivo, o programa tem incorporado à sua atuação, abordagens interdisciplinares para efetivar suas vertentes operacional, técnica, financeira e humanista”, explica.
O coordenador do PPGEP, José Luís Garcia Hermosilla, ressalta que “esse reconhecimento internacional do ex-aluno, ainda mais em um ambiente de elevada competitividade como é o universitário americano, é também um reconhecimento da qualidade de nosso Programa de Mestrado Profissional”. “A proposta de nosso Programa está centrada no desenvolvimento profissional de nosso aluno, e toda a sua estrutura foi planejada e implementada para essa finalidade, desde a estrutura curricular até o processo de orientação. Sendo assim, é com muita satisfação que recebemos essa notícia e deixo aqui meus agradecimentos e reconhecimento do mérito dessa conquista ao nosso egresso Euclides, a sua orientadora Dalila e a todo nosso corpo docente”, completa.
Hermosilla lembra que “conquistas como essa reforçam nossas convicções na estratégia que foi adotada pelo Programa e nos ajustes contínuos que conduzimos para a melhoria do processo de desenvolvimento profissional de nosso aluno”. “O Programa, representado aqui pelo egresso e sua orientadora, mostrou maturidade, alinhamento às estratégias da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES e timing na escolha e desenvolvimento da temática de pesquisa, que levou o egresso, o programa, e a universidade a esse reconhecimento internacional”, finaliza.
Informações sobre o Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br/ppg, pelos e-mails mestradoengenharia@uniara.com.br e lpoliveira@uniara.com.br ou pelos telefones (16) 3301-7338 e (16) 3301-7341.
Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
ENTENDI