202411211256

Notícias

Alunos de Psicologia da Uniara elaboram cartilha sobre coleta seletiva

Publicado em: 22/07/2024

Os alunos do curso de Psicologia da Universidade de Araraquara - Uniara, Daniela de Toledo Silotto, Laís Moreira, Letícia Mori, Maria Eduarda Sígoli Malheiro e Paulo Moreira, elaboraram, como trabalho de extensão, uma cartilha sobre coleta seletiva direcionada a crianças de cinco e seis anos, que foi entregue a colégio particular de Araraquara. O projeto foi desenvolvido nas disciplinas de Sustentabilidade e Qualidade de Vida, e Meio Ambiente, ministradas pelas docentes Solange Luiz e Viviane Xavier Ferreira, respectivamente.

Representando o grupo, Daniela conta que “a proposta foi fazer uma cartilha para o público infantil, pré-escola, crianças de cinco e seis anos, com um tema ligado à Sustentabilidade, Meio Ambiente e Qualidade Vida”. “Nosso grupo escolheu o tema coleta seletiva e, para trabalharmos com esse público especificamente, tivemos a ideia de criar uma personagem – a Juju –, uma menina que aprendeu sobre coleta seletiva e que poderia ensinar os pequenos sobre coleta, separação e reciclagem do lixo”, explica.

Para criar a cartilha, “optamos por utilizar desenhos lúdicos, quadrinhas - poeminhas de 4 versos, com linguagem simples -, um jogo na contracapa - para a criança colocar o lixo na lixeira de cor correta, por meio do uso do velcro para ‘colar’ o lixo na lixeira-, e cores vibrantes para atrair e manter a atenção das crianças”. “Os desenhos foram criados para serem visualmente atrativos e facilmente compreensíveis, facilitando a assimilação dos conceitos apresentados. Além disso, as cores foram escolhidas para estimular o interesse e criar uma atmosfera divertida durante a aprendizagem, buscando fortalecer na memória a cor específica de cada lixeira. Acreditamos que essa abordagem visual contribuiu para tornar o conteúdo mais acessível e envolvente, incentivando as crianças a se engajarem ativamente na temática da coleta seletiva”, relata Daniela.

A estudante afirma que o resultado os deixou extremamente felizes. “Ao desenvolvermos essa cartilha, nós, enquanto equipe, nos dedicamos para criar um recurso educacional acessível e informativo. Nossa expectativa é que as crianças que receberem essa cartilha se sintam capacitadas e motivadas a praticar a coleta seletiva, compreendendo seu papel crucial na preservação do meio ambiente. Acreditamos que, ao educar as crianças sobre a importância da separação correta de resíduos, estamos construindo uma geração mais consciente e comprometida com a sustentabilidade. Esperamos que essa cartilha não apenas informe, mas também inspire as crianças a adotarem práticas sustentáveis em seu cotidiano”.

Para a formação acadêmica dos alunos, Daniela ressalta que “ é importante destacar também que o processo de criação dessa cartilha, desde o levantamento bibliográfico, não apenas aumentou o conhecimento individual de cada integrante do grupo sobre coleta seletiva, mas também fortaleceu a compreensão coletiva sobre a importância de abordarmos esse tema”. “Ao discutir, debater e trocar ideias, concluímos que, não apenas enriquecemos a nós mesmos e à cartilha com diferentes perspectivas, mas também desenvolvemos habilidades de trabalho em equipe e comunicação, o que é essencial para profissionais de qualquer área e, em especial, na área da Psicologia, além de mergulharmos no universo infantil. Transformar uma ideia em realidade, e, neste caso, numa cartilha lúdica educacional, foi um desafio, mas se transformou numa grande alegria para todos nós. É crucial, ainda, exaltarmos a ajuda, o apoio e os ensinamentos das docentes Solange Luiz e Viviane Xavier Ferreira, e da coordenadora do curso, Simoni Haddad Penteado, durante todo o desenvolvimento do trabalho”.

Solange explica “que a proposta consiste em um projeto para a criação e distribuição de um manual de identidade direcionado ao público acadêmico infantil do interior do estado, para despertar o futuro sustentável. Os objetivos são: promover a conscientização sobre a importância da relação homem e sustentabilidade, por meio de suas vertentes tecnológicas, socioambientais e econômicas; proporcionar ao aluno a reflexão sobre a sustentabilidade no contexto da interdisciplinaridade, e apontar uma visão sistêmica sobe a problemática atual na gestão ambiental”, detalha a docente, informando que, “dessa forma, os projetos contribuem para a diminuição dos impactos ambientais, promovendo-se a qualidade de vida”.

Viviane relata que “a proposta é justamente eles escolherem temas pertinentes de uma forma geral ao meio ambiente, mas que é um dos tripés da sustentabilidade, já que ela tem o viés econômico, social, político e ecológico”. “Esta é uma forma de prepararmos esses futuros profissionais, e eles já terem uma consciência ou desenvolverem novas habilidades ou aprimorarem as já adquiridas nos ensinos infantil, fundamental e médio, de forma que mudemos a cultura de uma nação, para que se tenha um mundo melhor”, conta.

Para a coordenadora do curso, Simoni de Cássia Haddad Penteado, “os projetos de extensão têm enriquecido a formação teórico-técnica dos alunos, pois permitem que coloquem em prática conhecimentos adquiridos no decorrer das aulas”. “Muitos projetos têm desenvolvido produtos importantes para escolas, como por exemplo manuais e apostilas que falam sobre sustentabilidade e meio ambiente”, finaliza.

Informações sobre o curso de Psicologia da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI