[ mostrar mensagem ]
COMUNICADO IMPORTANTE
Terceiros utilizando indevidamente o nome da Uniara para venda de suposto material de auxílio aos estudos
A Universidade de Araraquara - Uniara vem respeitosamente informar que chegou ao conhecimento desta Instituição que terceiros têm se utilizado indevidamente do nome da Uniara para o fim de oferecer material auxiliar de estudos.
A Uniara não mantém nenhuma parceria com terceiros para a finalidade de oferta de material de estudo ou coisa parecida, não tendo sequer autorizado o uso de seu nome para este fim.
Assim, comunica aos alunos que os materiais de estudo vinculados aos seus cursos são indicados pelos professores, coordenações e secretarias aos quais estes estejam vinculados.
Se, eventualmente, você receber algum telefonema ou outra forma de contato nesse sentido, favor apresentar denúncia através do e-mail contato@uniara.com.br.
Cordialmente,
Prof. Dr. Luiz Felipe Cabral Mauro
Reitor - Uniara
[ ocultar ]
Publicado em: 08/07/2024
No dia 4 de julho, o professor do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia em Medicina Regenerativa e Química Medicinal – PPGB-MRQM da Universidade de Araraquara – Uniara, Hernane da Silva Barud, apresentou o trabalho “Biodegradable biopolymeric containing nano-clay for encapsulation of entomopathogenic fungi via drying process”, no qual representou seu discente Pedro Henryque Furtado Albuquerque, no XX International Plant Protection Congress, realizado em Atenas, na Grécia.
O docente explicou que esse é um projeto que envolve bastante gente e outras instituições do estado de São Paulo. “Vim apresentar um trabalho, mas faz parte de um grande projeto, desenvolvido atualmente no Centro de Manejo Sustentável em Pragas, Doenças e Plantas Daninhas - CEMASU”, conta o professor.
Ele acrescenta que o projeto tem financiamento pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - FAPESP e foi coordenado pelo professor Mário Eidi Sato, onde Hernane é um dos principais pesquisadores. “Essa conferência em Atenas teve a participação de uma média de quatrocentas a quinhentas pessoas, e foi importante na área do agronegócio. Vim apresentar parte do trabalho do meu discente Pedro, que também é bolsista da FAPESP”, detalha.
Participar do evento é, segundo Hernane, uma oportunidade ímpar para poder se conectar com o mundo inteiro. “Essa é uma das linhas do grupo de pesquisa em Biopolímeros e Biomateriais – BioPolMat que temos fortalecido. Alguns de nossos alunos têm ido até para a indústria. É uma área que tem crescido muito no Brasil, que pode abrir portas até para a criação de novas startups. No meu caso, dei uma ‘reciclada’ e vi o que tem de novo na comunidade mais voltada para o agro” acrescenta o docente.
Pedro menciona que o projeto apresentado por Hernane na Grécia propõe uma formulação inovadora para o controle biológico na agricultura. “Essa formulação é composta por biopolímeros e argilominerais que encapsulam fungos entomopatogênicos, protegendo-os contra os raios ultravioleta - UV, aumentando seu tempo de prateleira e facilitando sua dispersão em campo. Os biopolímeros fornecem uma matriz encapsulante eficaz, enquanto os argilominerais conferem estabilidade estrutural, melhorando a proteção e a liberação controlada dos fungos. Dessa forma, a eficácia do controle biológico é significativamente aumentada”, finaliza o estudante.
Informações sobre o PPGB-MRQM da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br/ppg, pelo telefone (16) 3301-7348 ou pelo e-mail secpgbio@uniara.com.br.
Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
ENTENDI