Publicado em: 19/06/2024
Nesta terça-feira, dia 18 de junho, o professor do curso de Biologia da Universidade de Araraquara – Uniara, Márcio Leite de Oliveira, apresentou o trabalho “Influência das paisagens sociais e ambientais na integridade funcional das florestas tropicais” no III World Biodiversity Forum, em Davos, na Suíça.
“Espalhadas pelos países em desenvolvimento da América do Sul, África e Ásia, as florestas tropicais são fundamentais para vários serviços ecossistêmicos. Os ungulados, como veados e antílopes, são essenciais para o bom funcionamento dessas florestas, e suas populações podem indicar a saúde dos ecossistemas. Nosso estudo analisou como o ambiente e as atividades humanas afetam a quantidade desses animais nas florestas tropicais ao redor do mundo”, explica o docente.
Ele conta que foi descoberto que o aumento do desenvolvimento socioeconômico geralmente prejudica a integridade das florestas. “Portanto, concluímos que proteger a biodiversidade não acontece automaticamente com o progresso econômico. Para manter as florestas saudáveis, é necessário combinar políticas de desenvolvimento com políticas ambientais”, ressalta Oliveira.
Informações sobre o curso de Biologia da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.
Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
ENTENDI