Notícias
Trabalho de Mestrado em Odontologia da Uniara é premiado em primeiro lugar no 7º Congresso Brasileiro de Harmonização Orofacial
Publicado em: 23/04/2024
A aluna do Programa de Pós-Graduação em Ciências Odontológicas - Mestrado em Odontologia da Universidade de Araraquara – Uniara, Juliana Aparecida Jellmayer, é a primeira autora de um trabalho que foi premiado em primeiro lugar no 7º Congresso Brasileiro de Harmonização Orofacial da Sociedade Brasileira de Toxina Botulínica e Implantes Facial. O evento foi realizado nos dias 12 e 13 de abril, em São Paulo.
O estudo, intitulado “Estabilidade da reconstrução estrutural da papila interdental com ácido hialurônico: acompanhamento de 18 meses”, tem como coautores Maria Leticia Silva Pizzaia, Pâmela Letícia Santos, Rogério Margonar, Rafael Silveira Faeda, Aline Cristina de Oliveira, Geny Jussara Wagner Alves Ferreira e a vice-coordenadora do Mestrado, Thallita Pereira Queiroz, orientadora de Jellmayer.
“A estética dental desempenha um papel fundamental na beleza e na saúde de um sorriso, abrangendo até mesmo a região entre os dentes, conhecida como papila interdental. Quando essa área apresenta deficiências, diversos fatores podem estar envolvidos, desde doenças periodontais até a perda óssea e características anatômicas individuais”, inicia Jellmayer.
Ela acrescenta que, embora a reconstrução da papila interdental frequentemente exija procedimentos cirúrgicos, nem sempre se alcança o fechamento completo do espaço. “Nesse contexto, destaca-se a aplicação do ácido hialurônico como uma alternativa menos invasiva e mais delicada. Nosso estudo focou em avaliar os efeitos desse gel na reconstrução das papilas interdentais em áreas estéticas - dentes anteriores - e sua estabilidade ao longo de dezoito meses”, explica.
Os resultados revelaram, segundo a mestranda, que o preenchimento das papilas com ácido hialurônico “não apenas constitui uma abordagem minimamente invasiva, mas também oferece uma relação custo-benefício excelente”. “Essa técnica mostrou-se promissora como uma opção complementar no tratamento dessas deficiências, ressaltando-se a importância dos cuidados de higiene bucal para a manutenção da saúde periodontal”, diz.
Receber o primeiro lugar na apresentação do trabalho “é uma conquista extraordinária, que enche meu coração de gratidão e orgulho”. “Essa premiação representa não apenas o reconhecimento do nosso esforço e dedicação, mas também a validação do nosso trabalho em equipe. Para mim, essa conquista é a materialização do poder da colaboração e da união de habilidades e talentos individuais, sendo respaldada pelo embasamento científico em todas as etapas. Buscamos sempre impactar positivamente a vida dos nossos pacientes”, declara Jellmayer.
Queiroz conta que o trabalho é parte de uma linha de pesquisa sobre o uso do ácido hialurônico para ganho vertical de papila, iniciada em 2018. “De lá para cá, houve algumas dissertações defendidas sobre o assunto e artigos publicados, tanto em revistas nacionais quanto internacionais sobre esse tema. É uma linha de pesquisa que ainda precisa de respostas científicas, então é um assunto relativamente inovador”, destaca a orientadora.
Ela salienta que o estudo foi contemplado com o primeiro lugar no congresso “tendo em vista não só a qualidade do trabalho executado, mas também a relevância do assunto, que tem pouca literatura científica a respeito”. “Isso é muito bacana. Estamos conseguindo fazer grandes produções mesmo sem grandes financiamentos. Acho que isso é bem importante, e foi reconhecido como o melhor trabalho em um congresso com mais de setenta trabalhos apresentados”, ressalta Queiroz.
Jellmayer agradece a toda a equipe. “Em especial, gostaria de expressar meu profundo agradecimento à minha orientadora e amiga, professora Thallita, cuja orientação foi fundamental para o sucesso desse projeto. Sua dedicação, orientação e apoio foram inestimáveis e contribuíram significativamente para o nosso êxito. Sou imensamente grata por sua orientação e inspiração ao longo deste percurso”, finaliza.
Informações sobre o Mestrado em Odontologia da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br/ppg, pelo telefone (16) 3301-7408, pelo WhatsApp (16) 98105-3530 ou pelo e-mail mestradoodontologia@uniara.com.br.
Últimas notícias:
- 01/10/2026 - Biologia da Uniara promove o seu 16º Biologia em Foco;
- 30/09/2026 - Pedagogia da Uniara promove 2ª roda de conversa com gestores da educação básica;
- 30/09/2026 - Docente de Fisioterapia da Uniara participa do XII Congresso Brasileiro de Educação em Fisioterapia;
- 30/09/2026 - Comitê de Ética em Pesquisa da Uniara divulga as diretrizes para a submissão de novos projetos de pesquisa;
- 29/09/2026 - 3º Med Experience Uniara é um sucesso;
- 29/09/2026 - Uniara participa do 4º Encontro de Gerações ;
- 29/09/2026 - Uniara divulga calendário da capela universitária de Nossa Senhora de La Antigua;
- 28/09/2026 - Engenharia Agronômica da Uniara promove a sua XVII Semana da Agronomia;
- 28/09/2026 - Alunos de Publicidade e Propaganda da Uniara participam de palestra sobre Inteligência Artificial em produções audiovisuais;
- 28/09/2026 - Coordenadora de Design de Moda da Uniara participa do II Jaraguá Fashion Meeting;
- 28/09/2026 - Posto Sebrae Aqui da Uniara continua com atendimentos gratuitos à população;
- 25/09/2026 - Alunos de Estética e cosmética da Uniara participam de minicurso sobre IA;
- 25/09/2026 - Uniara promove rodas de conversa sobre saúde mental com seus colaboradores;
- 25/09/2026 - CIEPesquisa Uniara promove seu XXI Congresso de Iniciação Científica em outubro;
- 25/09/2026 - Docente de Medicina da Uniara participa do XXXIII Congresso Brasileiro de Nefrologia;
- 25/09/2026 - Clínica de Odontologia da Uniara realiza atendimentos de urgência e emergência ;
- 25/09/2026 - Clínica–Escola de Medicina Veterinária da Uniara em Matão oferece atendimentos a cães e gatos;
- 25/09/2026 - Feira de Oportunidades Industriais Lupo-Uniara é considerada um sucesso;
- 25/09/2026 - Medicina da Uniara promove o Med Experience ;
- 24/09/2026 - Pedagogia da Uniara promove 1ª roda de conversa sobre o papel do coordenador pedagógico no ensino fundamental e na EJA;
Busca
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)




