Publicado em: 03/10/2022
A Escola Municipal de Ensino Fundamental – EMEF Professor Henrique Scabello participa com oito projetos da terceira edição da feira Ciência na Escola, realizada pela Universidade de Araraquara – Uniara em parceria com a Prefeitura Municipal de Araraquara e o Centro de Tecnologia da Informação - CTI Renato Archer, de Campinas. O evento acontecerá no dia 27 de outubro, das 9h às 15h, no Centro de Eventos de Araraquara e Região – CEAR (rua Ivo Antonio Magnani, 430, na Fonte Luminosa).
A coordenadora pedagógica dos anos finais da EMEF, Camila Pinto de Sousa, menciona os oito projetos: “’Leite psicodélico turbinado’, ‘Sobe e desce químico’, ‘Sopro mágico’, ‘Brincando com as cores’, ‘Construção da Pangéia’, ‘Placas tectônicas’, ‘Construção do relevo da América do Sul em papel machê’, e ‘A evolução da comunicação’”.
De acordo com Sousa, o primeiro projeto é um “experimento interessante para explicar os conteúdos de polaridade, solubilidade e como os detergentes agem para remover a gordura”. “Uso de materiais simples e efeito visual bonito. O detergente dissolve - emulsifica - a mistura de leite e corante, quebra a tensão e eles começam a se misturar loucamente”, relata.
“O objetivo do ‘Sobe e desce químico’ é o de observar a mudança de densidade de um material poroso após a ação de um antiácido em água, realizado com bicarbonato de sódio, vinagre e corantes. Já o ‘Sopro mágico’ é um experimento realizado com água destilada, canudos e bicarbonato de sódio. Ao soprar, o CO2 - óxido ácido - exalado pelos pulmões produz ácido carbônico - H2CO3 - em meio aquoso. O H2CO3 vai neutralizando a base OH e, quando é totalmente neutralizada, ocorre a mudança de cor”, explica Camila.
Segundo a coordenadora, “‘Brincando com as cores’ é um experimento realizado com gelatina e açúcar, com o objetivo de criar diferentes cores a partir de outras”. “O ‘Placas tectônicas’ é um projeto que incentiva o estudo das placas tectônicas em sala de aula. A partir desse estudo, os alunos, com o auxílio das professoras de Geografia e Ciências, farão uma reconstituição das placas. Já a ‘Construção do relevo da América do Sul em papel machê’ é um estudo do relevo da América do Sul, que culminará em sua construção utilizando-se papel machê”, comenta.
“Em ‘Construção da Pangeia’, os estudantes farão o estudo de conteúdo e uma reconstrução da Pangeia, que foi um supercontinente existente durante a Era Paleozóica - ±540-250 ma -, quando todos os continentes existentes atualmente estavam unidos em um único bloco continental, cercado por um único oceano, o Pantalassa. Esse supercontinente foi se moldando até o final do Período Permiano - Era Paleozóica -, quando teve início a sua separação, a partir do Período Triássico”, explica Sousa.
Ela conta que o último projeto, “A evolução da comunicação”, é uma “exposição abordando a evolução da comunicação: dos gestos e sinais ao contexto atual da tecnologia, com uso de celular, computador e redes sociais”.
Em relação à relevância da realização do Ciência na Escola, a coordenadora afirma que “a feira é importante para incentivar o trabalho coletivo entre diferentes professores e estudantes”. “Trabalha o protagonismo dos alunos, além de proporcionar que eles saiam do contexto escolar e apresentem seus resultados”, finaliza Camila.
Ciência na Escola
No projeto, gratuito, grupos de alunos de ensinos médio e fundamental são orientados por seus professores, em parceria com docentes da universidade, a desenvolverem projetos de pesquisa científica nas mais diversas áreas do conhecimento. São mais de quarenta projetos que estão sendo desenvolvidos por escolas de Araraquara e da região.
O Ciência na Escola, que teve início em 2019, é organizado pelos professores André Capaldo Amaral, Creusa Sayuri Tahara Amaral, Eduarda Escila Ferreira Lopes Monteiro, Eliane Trovatti, Flávia Aparecida Resende Nogueira, Luís Henrique Montrezor, Mônica Rosas da Costa Iemma, Teresa Kazuko Muraoka e Wilton Rogério Lustri.
A Uniara conta com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq, da Prefeitura Municipal de Araraquara e do CTI Renato Archer na organização da infraestrutura para o dia do evento. Mais informações sobre o Ciência na Escola estão disponíveis no endereço www.uniara.com.br/eventos/ciencia-na-escola-2022.
Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
ENTENDI