Publicado em: 26/09/2022
A Escola Municipal de Ensino Fundamental – EMEF Rafael de Medina participa da terceira edição da feira Ciência na Escola, realizada pela Universidade de Araraquara – Uniara, com três projetos, que serão desenvolvidos pelos alunos dos sextos e nonos anos. O evento, promovido em parceria com a Prefeitura Municipal de Araraquara e o Centro de Tecnologia da Informação - CTI Renato Archer, de Campinas, acontecerá no dia 27 de outubro, das 9h às 15h, no Centro de Eventos de Araraquara e Região – CEAR (rua Ivo Antonio Magnani, 430, na Fonte Luminosa). Os projetos são: “Vacinados contra Fake News”, “Álgebra e Balança”, e “Conhecendo a história por trás dos nomes das ruas de Araraquara”.
A coordenadora da EMEF, Camila Cristina Carvalho Palazzo, conta que “o intuito do primeiro projeto é explicar como funciona uma vacinação, o que é um vírus e como ele reage no nosso organismo”. “Os alunos dos sextos anos criarão modelos em maquete para exemplificação, orientados pelo professor de ciências, Robson Caetano Alves”, explica.
“Álgebra e Balança”, segundo ela, tem por objetivo “relacionar o conteúdo matemático, equações algébricas, com a balança”. “Por meio da realidade, os alunos se apropriam desse conhecimento matemático. O projeto será desenvolvido com os alunos dos nonos anos, sob supervisão da professora de matemática, Maria de Fátima Viana Braga”, relata.
“O intuito do projeto ‘Conhecendo a história por trás dos nomes das ruas de Araraquara’ é que os alunos conheçam a história de algumas personalidades marcantes da cidade, presentes no nome de ruas. O trabalho será desenvolvido com os alunos dos nonos anos, com orientação da professora de história, Tatiana Comitte Camargo”, afirma Palazzo.
De acordo com ela, “a feira é importante porque mobiliza os professores a desenvolverem projetos interdisciplinares e, assim, as aulas ficam mais atrativas e os alunos se apropriam do conhecimento por meio da pesquisa e experimentação”. “Além disso, a feira incentiva o trabalho em equipe”, finaliza a coordenadora.
Ciência na Escola
No projeto, gratuito, grupos de alunos de ensinos médio e fundamental são orientados por seus professores, em parceria com docentes da universidade, a desenvolverem projetos de pesquisa científica nas mais diversas áreas do conhecimento. São mais de quarenta projetos que estão sendo desenvolvidos por escolas de Araraquara e da região.
O Ciência na Escola, que teve início em 2019, é organizado pelos professores André Capaldo Amaral, Creusa Sayuri Tahara Amaral, Eduarda Escila Ferreira Lopes Monteiro, Eliane Trovatti, Flávia Aparecida Resende Nogueira, Luís Henrique Montrezor, Mônica Rosas da Costa Iemma, Teresa Kazuko Muraoka e Wilton Rogério Lustri.
A Uniara conta com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq, da Prefeitura Municipal de Araraquara e do CTI Renato Archer na organização da infraestrutura para o dia do evento. Mais informações sobre o Ciência na Escola estão disponíveis no endereço www.uniara.com.br/eventos/ciencia-na-escola-2022.
Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
ENTENDI