Publicado em: 02/08/2018
Cerca de trinta estudantes e o professor do curso de Fisioterapia da Universidade de Araraquara – Uniara, Maurício José Falcai, deram suporte, de maneira voluntária, a atletas participantes dos 62º Jogos Regionais, realizados entre os dias 17 e 27 de julho, em Matão.
“Trabalhamos entre os dias 20 e 22, totalizando aproximadamente 170 atendimentos. Escolhemos esse período porque foi onde se concentraram as modalidades esportivas de luta – judô, caratê, taekwondo – e de atletismo – corridas, salto em distância etc -, ambas onde os atletas chegam aos seus limites, o que pode levar a várias ocorrências de lesões no sistema musculoesquelético”, explica Falcai.
Ele conta que, no atletismo, os esportistas atendidos apresentavam ocorrências semelhantes, relatando o mesmo tipo de problema, “enquanto nos de luta, a situação era variada, como luxações e até fraturas”. “Frente a isso, eram tomadas as providências devidas, desde uma intervenção fisioterapêutica até o encaminhamento para o hospital, em casos mais graves, ou para investigar se havia algum comprometimento estrutural”, detalha.
A participação dos alunos de Fisioterapia foi bastante proveitosa, de acordo com o docente. “Foi uma oportunidade oferecida a eles, que foram por vontade própria. Foi um complemento do aprendizado, quando associaram o conteúdo teórico à prática proporcionada pelo evento. Os graduandos vivenciaram tudo isso e entenderam um pouco mais sobre o que cada modalidade acaba causando, em relação a lesões”, finaliza.
Informações sobre o curso de Fisioterapia da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.
Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
ENTENDI