Publicado em: 21/06/2016
O Centro Universitário de Araraquara – Uniara, por meio de seu curso de Medicina e de seu Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros – NEAB, é um dos apoiadores da ação organizada pelas coordenadoras do Programa de Saúde da População Negra e Integração Racial “Nair Claudino”, Marcia Tania Alves e Jussara de Paula, na qual serão realizados duas palestras e um atendimento clínico geral no sábado, dia 25, a partir das 9h, no Centro de Umbanda Caboclo Pedra Preta, localizado na rua Joseph Sabeh Harb, 1575, no Jardim Silvestre.
Jussara detalha que, na primeira palestra, será explicado o projeto que coordena, ao lado de Marcia, e que a segunda, ministrada por enfermeiros do Núcleo de Gestão Assistencial - NGA3, irá abordar o vírus H1N1.
O local da iniciativa foi escolhido para quebrar tabus, segundo ela. “Dentro do projeto, o programa pede que seja feito em um terreiro, pelo resgate histórico de pessoas que sofreram com a escravidão. Ainda sofremos muito com o preconceito”, explica.
Marcia reforça que o Centro é bastante procurado por questões culturais e de crenças. “Quando uma criança fica doente, por exemplo, a mãe a leva ao terreiro, ou para a Mãe de Santo benzê-la, já que não sabe qual é o problema do filho”, destaca.
Programa de Saúde da População Negra e Integração Racial “Nair Claudino”
Marcia e Jussara explicam que o propósito do Programa é “garantir maior grau de equidade no que tange à efetivação do direito humano à saúde em seus aspectos de promoção, prevenção, atenção, tratamento e recuperação de doenças e agravos transmissíveis e não-transmissíveis, incluindo aqueles de maior prevalência nesse segmento populacional”.
Após a realização de algumas atividades isoladas, elas comentam que sentiram a necessidade de ajuda para melhorar o projeto. “Assim, apresentamos à coordenadora pedagógica do curso de Medicina da Uniara, Cynthia Piratelli, os trabalhos já realizados. Ela colocou a instituição à disposição para ampliarmos e darmos mais qualidade ao Programa, disponibilizando seus profissionais e alunos, e dessa forma as ações vêm crescendo a cada dia”, afirmam.
Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
ENTENDI