Muita gente acredita que estas duas palavras - emprego e turismo - não combinam. Alguns ainda pensam que, para a atividade do turismo, é preciso que haja praia ou verde, mas não é bem assim.
A atividade turística existe onde há um diferencial, seja ele qual for: uma lenda, uma história, um evento, um prédio antigo preservado e com valor histórico, uma vinícola, um alimento diferente, um restaurante exótico, o clima, um navio, um parque, etc. O turismo pode ser desenvolvido em várias cidades, basta que se faça o planejamento adequado.
Trabalhar no ramo não significa somente viajar. O interessado pode trabalhar na própria cidade em que reside, ou também em outros núcleos, próximos ou não da residência, que, por meio da movimentação turística, geram vagas.
A atividade está ligada ao crescimento econômico, portanto, quando há turismo desenvolvido adequadamente, há geração de renda e oportunidades, pois, às vezes, locais com pouca rotatividade econômica se beneficiam devido à geração de empregos diretos e indiretos no setor. O mercado de trabalho é promissor, é uma área crescente, basta aproveitar.
O turismo em si está diretamente envolvido com pessoas, é importante estar atento à qualidade de vida da comunidade local e o bem estar dos turistas e visitantes. A atividade turística, quando planejada adequadamente, direciona o foco para cuidados na infraestrutura básica e turística, assim, consegue uma prática de turismo com qualidade e aproveitamento por parte de todos os envolvidos.
O profissional é capacitado para realizar diversas atividades com públicos segmentados, ou seja, elaborar e organizar eventos independentes da tipologia; diagnosticar as potencialidades dos municípios e consolidar as já existentes, por meio de um planejamento turístico adequado e transformar os recursos naturais e artificiais em atrativos, na busca de uma maior demanda, porém sempre estudando a capacidade de carga do local; classificar áreas de interesse turístico e promovê-las; formular projetos para viabilizar a permanência da demanda no núcleo receptor; realizar estudos de viabilidade econômica; estruturar, planejar, controlar e gerenciar empreendimentos relacionados ao setor; realizar guiamentos; criar e implantar roteiros turísticos.
Pode-se notar que quem trabalha com turismo tem a oportunidade de atuar em diversos setores (eventos, hospedagem, alimentação, agenciamento, guiamento, transportes e entretenimento), e em localidades diferentes, tudo depende da afinidade pelo segmento e cidade. Lembrando que o Curso Técnico em Guia de Turismo também tem a sua formação aplicada para o profissional atuar como Guia de Turismo Regional, Nacional e América do Sul.
Pelo acúmulo de notícias positivas do mercado turístico, observa-se a quantidade de empregos gerados direta e indiretamente, além do profissional ser capaz de atuar em diversos campos, contribuindo com benefícios sociais, ambientais e econômicos para sua cidade, região e seu país.
Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
ENTENDI