Novo prazo para submissão de resumos: até 27 de abril
O II Congresso de Iniciação Científica em Biotecnologia e o VII Fórum de Iniciação Científica - PICBiotec são eventos organizados pelo Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia da Universidade de Araraquara - Uniara, e ocorrerão de forma presencial e gratuita, no dia 30 de maio de 2025.
Com o tema "Explorando a Ciência: a Iniciação Científica como Porta de Entrada para a Inovação", o congresso tem como objetivo incentivar a pesquisa e a inovação na biotecnologia, destacando o papel fundamental da iniciação científica na formação de futuros pesquisadores e profissionais. Durante o evento, discutiremos sobre os desafios e oportunidades da pesquisa acadêmica, o impacto da ciência na sociedade e as diversas possibilidades de atuação no mercado de trabalho.
A programação contará com palestras ministradas por profissionais que compartilharão suas experiências, desde a iniciação científica até sua atuação no mercado.
O evento é aberto a toda comunidade acadêmica e científica interessada, como estudantes de graduação e pós-graduação, professores, pesquisadores e profissionais interessados em Biotecnologia e suas diversas aplicações.
Sejam bem-vindos(as) ao II Congresso de Iniciação Científica em Biotecnologia e VII Fórum de Iniciação Científica - PICBiotec!
Flávia A. Resende Nogueira, PhD
*Programação sujeita a alterações
Sexta-feira (30/05/2025)
08h30
Abertura oficial
09h00
Palestra de Abertura: A Inovação Científica e o Papel Transformador da Biotecnologia: Importância da Atuação do Aluno de Iniciação Científica na Construção de Soluções para o Futuro
Palestrante: Prof. Dr. Paulo Inácio da Costa
10h00
Palestra: A Importância da Iniciação Científica para a Inserção no Mundo Corporativo
Palestrante: Leonardo Santiago
11h00
Mesa-Redonda: “Da Iniciação Científica ao Futuro Profissional”
Ex-alunos que realizaram Iniciação Científica compartilharão suas trajetórias, desafios e como a pesquisa contribuiu para suas carreiras acadêmicas e profissionais.
Participantes:
Arthur Schimith
Maria Júlia Mieli
Dra. Rauany Lopes
14h00
Sessão de Apresentação de Trabalhos
Apresentação dos trabalhos científicos pelos autores dos resumos aceitos para o Congresso.
As apresentações ocorrerão em horários previamente informados aos participantes.
Encerramento
Os resumos que tiverem mais de um autor devem ser submetidos uma única vez pelo 1º autor, e os demais autores devem efetuar a inscrição como coautores/ouvintes.
O resumo deve ser escrito em português e preenchido diretamente no site da Uniara, no link da inscrição. Não serão aceitos resumos enviados por e-mail. O texto poderá ser digitado diretamente no campo destinado ao resumo ou ser transferido através do comando de copiar e colar do documento do Word for Windows para o campo destinado ao resumo no cadastro da inscrição do trabalho.
O texto do resumo, incluindo espaços, deverá ter de 1300 a 1800 caracteres.
Título do trabalho: Digite com letras maiúsculas, não sendo aconselhável o uso de siglas e/ou abreviações.
Nome(s) do(s) autor(es): Devem ser escritos por extenso, nome e sobrenome (letras maiúsculas, sem abreviações). O mesmo procedimento é válido para os coautores. O primeiro autor (autor principal) será a pessoa responsável pela comunicação entre o grupo (se for o caso) e a Comissão Organizadora.
Instituição(ões) do(s) autor(es): Indique o(s) nome(s) da(s) Instituição(ões) a que o(s) autor(es) estão vinculados. Exemplo: Departamento de Ciências Biológicas e da Saúde - Universidade de Araraquara - Uniara, Araraquara/SP.
Autor correspondente: Incluir o e-mail do autor correspondente.
Texto do resumo: Insira o texto em um único parágrafo (não use negrito). O texto deverá conter de forma clara: Introdução, Objetivos, Material e Métodos, Resultados e Conclusões. A qualificação dos autores, bem como o título do trabalho, deve ser preenchida nos respectivos campos. Favor NÃO incluir essas informações no campo do resumo.
Palavras-chaves: Apresentar até cinco palavras-chaves.
Instituição(ões) Financiadora(s): Indique a(s) sigla(s) da(s) Instituição(ões) que subvencionou(aram) o trabalho e/ou agência que concedeu a bolsa. Exemplo: CAPES, FUNADESP, CNPq, PIBIC/CNPq, FAPESP, etc.
Os trabalhos submetidos e aceitos para apresentação deverão ser expostos na forma de painel digital.
Poderão ser submetidos resumos de pesquisa e de projetos de iniciação científica. Os trabalhos de pesquisa devem contar com o acompanhamento de um(a) professor(a) orientador(a) e estar concluídos ou em fase de conclusão, de modo a possibilitar a apresentação de resultados finais ou parciais passíveis de discussão.
Trabalhos que envolvam estudos ou experimentos com seres vivos devem ter sido previamente aprovados por um Comitê de Ética. O número do protocolo ou do parecer aprovado deverá ser mencionado no resumo.
Os resumos apresentados serão divulgados nos Anais do Congresso, em formato eletrônico, com publicação prevista após a realização do evento. Somente serão incluídos nos Anais os resumos efetivamente apresentados durante o congresso.
Os trabalhos submetidos e aceitos para apresentação deverão ser expostos na forma de painel digital.
Poderão ser submetidos resumos de pesquisa e de projetos de iniciação científica. Os trabalhos de pesquisa devem contar com o acompanhamento de um(a) professor(a) orientador(a) e estar concluídos ou em fase de conclusão, de modo a possibilitar a apresentação de resultados finais ou parciais passíveis de discussão.
Trabalhos que envolvam estudos ou experimentos com seres vivos devem ter sido previamente aprovados por um Comitê de Ética. O número do protocolo ou do parecer aprovado deverá ser mencionado no resumo.
Os resumos apresentados serão divulgados nos Anais do Congresso, em formato eletrônico, com publicação prevista após a realização do evento. Somente serão incluídos nos Anais os resumos efetivamente apresentados durante o congresso.
1. Elaboração do Painel
O painel deverá ser elaborado exclusivamente no modelo disponibilizado no site do evento.
O conteúdo deve ser organizado em um único slide, contemplando os seguintes elementos:
O painel deve ser claro, objetivo e visualmente organizado, com uso de fontes legíveis e evitando o excesso de texto.
2. Apresentação do Painel
As apresentações ocorrerão no dia 30 de maio de 2025, no período da tarde, em horário previamente definido e divulgado aos participantes.
Cada autor terá entre 5 e 10 minutos para apresentar seu trabalho. A apresentação deve ser concisa e bem estruturada, abordando os principais pontos do estudo.
O painel digital será o único recurso visual permitido durante a apresentação.
Os participantes devem acompanhar regularmente o site do evento para atualizações e informações adicionais.
Serão concedidos certificados a quem atender ao mínimo de 75% do evento, bem como a palestrantes.
Autores de trabalhos submetidos e apresentados receberão certificados.
Abertura e palestras: Núcleo de Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo - NITE
Rua Carlos Gomes, 1217 - Centro. Araraquara - SP.
Fale conosco pelo e-mail farnogueira@uniara.edu.br ou pelo telefone +55 16 3301-7348
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