202504240206

Eventos

II Congresso de Iniciação Científica em Biotecnologia e VII Fórum de Iniciação Científica - PICBiotec

II Congresso de Iniciação Científica em Biotecnologia e VII Fórum de Iniciação Científica - PICBiotec

Novo prazo para submissão de resumos: até 27 de abril

Sobre

O II Congresso de Iniciação Científica em Biotecnologia e o VII Fórum de Iniciação Científica - PICBiotec são eventos organizados pelo Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia da Universidade de Araraquara - Uniara, e ocorrerão de forma presencial e gratuita, no dia 30 de maio de 2025.

Com o tema "Explorando a Ciência: a Iniciação Científica como Porta de Entrada para a Inovação", o congresso tem como objetivo incentivar a pesquisa e a inovação na biotecnologia, destacando o papel fundamental da iniciação científica na formação de futuros pesquisadores e profissionais. Durante o evento, discutiremos sobre os desafios e oportunidades da pesquisa acadêmica, o impacto da ciência na sociedade e as diversas possibilidades de atuação no mercado de trabalho.

A programação contará com palestras ministradas por profissionais que compartilharão suas experiências, desde a iniciação científica até sua atuação no mercado.

O evento é aberto a toda comunidade acadêmica e científica interessada, como estudantes de graduação e pós-graduação, professores, pesquisadores e profissionais interessados em Biotecnologia e suas diversas aplicações.

Sejam bem-vindos(as) ao II Congresso de Iniciação Científica em Biotecnologia e VII Fórum de Iniciação Científica - PICBiotec!
Flávia A. Resende Nogueira, PhD

Áreas Temáticas Científicas

  1. Biotecnologia Vermelha: saúde;
  2. Biotecnologia Amarela: produção de alimentos;
  3. Biotecnologia Azul: marinha;
  4. Biotecnologia Verde: agricultura;
  5. Biotecnologia Marrom: ambientes desérticos e/ou semiáridos;
  6. Biotecnologia Preta: bioterrorismo e desenvolvimento de armas biológicas, bem como de ações de vigilância e anti-bioterrorismo;
  7. Biotecnologia Roxa: propriedade intelectual, patentes e publicações, suas questões éticas e legais;
  8. Biotecnologia Branca: industrial;
  9. Biotecnologia Dourada: bioinformática e nanotecnologia;
  10. Biotecnologia Cinza: ambiental.

Programação

*Programação sujeita a alterações

Sexta-feira (30/05/2025)

08h30
Abertura oficial

09h00
Palestra de Abertura: A Inovação Científica e o Papel Transformador da Biotecnologia: Importância da Atuação do Aluno de Iniciação Científica na Construção de Soluções para o Futuro

Palestrante: Prof. Dr. Paulo Inácio da Costa

  • Professor Associado Voluntário, Departamento de Análises Clínicas
  • Laboratório de Imunologia Clínica e Biologia Molecular
  • Faculdade de Ciências Farmacêuticas - UNESP

10h00
Palestra: A Importância da Iniciação Científica para a Inserção no Mundo Corporativo

Palestrante: Leonardo Santiago

  • Engenheiro de Inovação na John Bean Technologies (JBT Marel)

11h00
Mesa-Redonda: “Da Iniciação Científica ao Futuro Profissional”

Ex-alunos que realizaram Iniciação Científica compartilharão suas trajetórias, desafios e como a pesquisa contribuiu para suas carreiras acadêmicas e profissionais.

Participantes:

Arthur Schimith

  • Técnico Responsável pelo FABLAB Uniara
  • Graduado em Design Digital
  • Mestrando em Biotecnologia pelo PPGB/Uniara

Maria Júlia Mieli

  • Farmacêutica
  • Especialista em Comunicação Visual Científica
  • Mestranda em Biotecnologia pelo PPGB/Uniara

Dra. Rauany Lopes

  • Biomédica
  • Pesquisadora do PPGB/Uniara
  • Doutorado sanduíche no Institute of Technical Sciences of SASA - Sérvia

14h00
Sessão de Apresentação de Trabalhos

Apresentação dos trabalhos científicos pelos autores dos resumos aceitos para o Congresso.

As apresentações ocorrerão em horários previamente informados aos participantes.

Encerramento

Resumos

Normas para a Submissão do Resumo

Os resumos que tiverem mais de um autor devem ser submetidos uma única vez pelo 1º autor, e os demais autores devem efetuar a inscrição como coautores/ouvintes.

O resumo deve ser escrito em português e preenchido diretamente no site da Uniara, no link da inscrição. Não serão aceitos resumos enviados por e-mail. O texto poderá ser digitado diretamente no campo destinado ao resumo ou ser transferido através do comando de copiar e colar do documento do Word for Windows para o campo destinado ao resumo no cadastro da inscrição do trabalho.

O texto do resumo, incluindo espaços, deverá ter de 1300 a 1800 caracteres.

Título do trabalho: Digite com letras maiúsculas, não sendo aconselhável o uso de siglas e/ou abreviações.

Nome(s) do(s) autor(es): Devem ser escritos por extenso, nome e sobrenome (letras maiúsculas, sem abreviações). O mesmo procedimento é válido para os coautores. O primeiro autor (autor principal) será a pessoa responsável pela comunicação entre o grupo (se for o caso) e a Comissão Organizadora.

Instituição(ões) do(s) autor(es): Indique o(s) nome(s) da(s) Instituição(ões) a que o(s) autor(es) estão vinculados. Exemplo: Departamento de Ciências Biológicas e da Saúde - Universidade de Araraquara - Uniara, Araraquara/SP.

Autor correspondente: Incluir o e-mail do autor correspondente.

Texto do resumo: Insira o texto em um único parágrafo (não use negrito). O texto deverá conter de forma clara: Introdução, Objetivos, Material e Métodos, Resultados e Conclusões. A qualificação dos autores, bem como o título do trabalho, deve ser preenchida nos respectivos campos. Favor NÃO incluir essas informações no campo do resumo.

Palavras-chaves: Apresentar até cinco palavras-chaves.

Instituição(ões) Financiadora(s): Indique a(s) sigla(s) da(s) Instituição(ões) que subvencionou(aram) o trabalho e/ou agência que concedeu a bolsa. Exemplo: CAPES, FUNADESP, CNPq, PIBIC/CNPq, FAPESP, etc.

Os trabalhos submetidos e aceitos para apresentação deverão ser expostos na forma de painel digital.

Poderão ser submetidos resumos de pesquisa e de projetos de iniciação científica. Os trabalhos de pesquisa devem contar com o acompanhamento de um(a) professor(a) orientador(a) e estar concluídos ou em fase de conclusão, de modo a possibilitar a apresentação de resultados finais ou parciais passíveis de discussão.

Trabalhos que envolvam estudos ou experimentos com seres vivos devem ter sido previamente aprovados por um Comitê de Ética. O número do protocolo ou do parecer aprovado deverá ser mencionado no resumo.

Veja o modelo do resumo

Publicações

Os resumos apresentados serão divulgados nos Anais do Congresso, em formato eletrônico, com publicação prevista após a realização do evento. Somente serão incluídos nos Anais os resumos efetivamente apresentados durante o congresso.

Painel Digital

Normas para Elaboração e Apresentação do Painel

Os trabalhos submetidos e aceitos para apresentação deverão ser expostos na forma de painel digital.

Poderão ser submetidos resumos de pesquisa e de projetos de iniciação científica. Os trabalhos de pesquisa devem contar com o acompanhamento de um(a) professor(a) orientador(a) e estar concluídos ou em fase de conclusão, de modo a possibilitar a apresentação de resultados finais ou parciais passíveis de discussão.

Trabalhos que envolvam estudos ou experimentos com seres vivos devem ter sido previamente aprovados por um Comitê de Ética. O número do protocolo ou do parecer aprovado deverá ser mencionado no resumo.

Os resumos apresentados serão divulgados nos Anais do Congresso, em formato eletrônico, com publicação prevista após a realização do evento. Somente serão incluídos nos Anais os resumos efetivamente apresentados durante o congresso.

1. Elaboração do Painel

O painel deverá ser elaborado exclusivamente no modelo disponibilizado no site do evento.

O conteúdo deve ser organizado em um único slide, contemplando os seguintes elementos:

  • Título do trabalho
  • Nome(s) do(s) autor(es) e instituição
  • Introdução e objetivos
  • Metodologia
  • Resultados (com gráficos, tabelas ou imagens, se aplicável)
  • Conclusão
  • Agradecimentos (se necessário)

O painel deve ser claro, objetivo e visualmente organizado, com uso de fontes legíveis e evitando o excesso de texto.

2. Apresentação do Painel

As apresentações ocorrerão no dia 30 de maio de 2025, no período da tarde, em horário previamente definido e divulgado aos participantes.

Cada autor terá entre 5 e 10 minutos para apresentar seu trabalho. A apresentação deve ser concisa e bem estruturada, abordando os principais pontos do estudo.

O painel digital será o único recurso visual permitido durante a apresentação.

Os participantes devem acompanhar regularmente o site do evento para atualizações e informações adicionais.

Veja o modelo do painel digital

Inscrições

Inscreva-se

Cronograma

  • Abertura de inscrições: 24 de março;
  • Submissão de resumos: de 24 de março a 27 de abril (prazo prorrogado);
  • Avaliação dos resumos: de 28 de abril a 10 de maio;
  • Realização do Congresso: 30 de maio;
  • Certificados eletrônicos a partir de: 01 de julho.

Certificados

Serão concedidos certificados a quem atender ao mínimo de 75% do evento, bem como a palestrantes.

Autores de trabalhos submetidos e apresentados receberão certificados.

Organização

Comissão Organizadora

  • Dra. Flávia A. Resende Nogueira
  • Dr. André Capaldo Amaral
  • Dra. Kátia Sivieri
  • Dra. Eliane Trovatti
  • Dra. Mônica Rosas da Costa Iemma

Comissão Científica

  • Dra. Creusa Sayuri Tahara Amaral
  • Dr. Hernane da Silva Barud
  • Dr. Maurício Cavicchioli
  • Dr. Rodrigo Alvarenga Rezende
  • Dr. Wilton Rogério Lustri

Apoio Técnico

  • Sandra Pavanelli
  • Rosana Pazini
  • Fernanda César
  • Juliano Marcello
  • Camila Módolo
  • Carolina Marques Déa
  • Celso Andretta Junior
  • Gabrielli Lais de Souza
  • Nafitaly Vitoria da Silva
  • Rafael Lopes

 

Local

Abertura e palestras: Núcleo de Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo - NITE

Rua Carlos Gomes, 1217 - Centro. Araraquara - SP.

 

Canal do YouTube

Canal do YouTube
Biotecnologia Uniara

 

Contato

Fale conosco pelo e-mail farnogueira@uniara.edu.br ou pelo telefone +55 16 3301-7348

 

Logotipos
Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /eventos/cicbiotec-25/

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI