[ mostrar mensagem ]
COMUNICADO IMPORTANTE
Informamos a todos que a Uniara estará em período de recesso a partir do dia 22/12/2025, retornando às atividades no dia 05/01/2026, em horário normal.
Será disponibilizado um plantão na Central do Candidato, para matrículas e inscrições para o vestibular, nos seguintes dias e horários: dias 22, 23, 29 e 30 de dezembro de 2025, das 09h00 às 14h00. Dia 02 de janeiro de 2026, das 12h00 às 16h00, e dia 03, das 08h00 às 12h00.
Atenciosamente,
Uniara
[ ocultar ]
Escolher é próprio do ser humano. Durante toda a nossa vida, teremos que escolher: ir ou ficar, o que comer, o que vestir, que caminho seguir e por aí afora.
Certamente, quanto mais experiências formos adquirindo, mais prudente vai se tornando a nossa decisão.
Ao terminar o Ensino Médio, o aluno estará por volta de seus 17, 18 anos e se sente na obrigação de escolher uma profissão que exige nível superior.
Nessa ocasião, ele ainda não está amadurecido o suficiente para decidir o seu futuro, mas a sociedade requer organização.
O jovem, então, começa a se preparar para o processo seletivo obsessivamente, criando para si um universo de sentimentos negativos de angústia, ansiedade, concorrência, dúvida, derrota. Conclusão: nem começou e já está liquidado.
Esse processo de escolha pede um projeto de vida muito bem elaborado, em que o aluno exerça o conhecimento de si mesmo, do mundo profissional, do mercado de trabalho e possa analisar racionalmente todos esses fatores, alcançando a consciência profissional.
Analise como são as atitudes de seus pais em relação à sua escolha.
Nessa fase, são de fundamental importância o seu aconselhamento, a sua tolerância, a sua compreensão, mas nunca a sua imposição ou determinação.
Converse com eles, ouça o que têm a dizer, mas lembre-se: essa decisão é sua.
É como escolher quem vai passar com você o resto da vida.
Amigos, namorados ou professores também não devem influenciar.
Portanto, oferecemos para você, caro jovem, dicas para reflexão, que não vão de maneira nenhuma decidir o seu futuro, mas poderão ajudá-lo nesse processo.
Fonte - Guia do Estudante
Os dez conselhos abaixo vão lhe ajudar a fazer a sua escolha com mais tranquilidade.
Fonte - Folha de São Paulo/2000
Para realizar uma boa escolha profissional, é preciso que você se conheça muito bem.
Autoconhecimento envolve alguns aspectos a serem considerados para a tomada de decisão:
Fonte - Guia das Profissões
As profissões são muitas e, para não se perder, relacione as que você pensou um dia em escolher, analisando bem os interesses que o levaram a escolher cada uma delas.
Procure por profissionais das determinadas áreas relacionadas e converse com eles, saiba muito sobre a sua rotina.
Procure também conhecer os perfis de um profissional e veja em qual deles você se encaixa:
Não existem profissões do futuro, existem, sim, profissionais do futuro.
O mercado de trabalho pede profissionais competentes, equilibrados, autoconfiantes, com iniciativa, que saibam lidar com surpresas, decididos, comunicativos e que saibam trabalhar em equipe, atenciosos, ativos, com formação contínua, e que saibam principalmente aprender a fazer.
O profissional deve ser polivalente, ético, flexível e com capacidade de adaptação. Por essas e outras, agora você já sabe: procure conhecer o maior número possível de profissões, conversar com profissionais, navegar na internet, ler revistas, jornais, informe-se o mais que puder.
Um outro aspecto que você deve considerar ao escolher uma profissão é a realização pessoal, porque quem gosta do que faz com certeza será sucesso. Por outro lado, quem escolhe uma profissão visando o ponto de vista financeiro, acaba se transformando em um profissional medíocre com grande dificuldade em conseguir uma colocação.
Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
ENTENDI