[ mostrar mensagem ]
COMUNICADO IMPORTANTE
Informamos a todos que a Uniara estará em período de recesso a partir do dia 22/12/2025, retornando às atividades no dia 05/01/2026, em horário normal.
Será disponibilizado um plantão na Central do Candidato, para matrículas e inscrições para o vestibular, nos seguintes dias e horários: dias 22, 23, 29 e 30 de dezembro de 2025, das 09h00 às 14h00. Dia 02 de janeiro de 2026, das 12h00 às 16h00, e dia 03, das 08h00 às 12h00.
Atenciosamente,
Uniara
[ ocultar ]
Sônia Pinotti*
A sociedade atual está mais consciente sobre seu papel e responsabilidade, demonstrando uma crescente preocupação com a qualidade ambiental e com as exigências impostas pelas legislações vigentes sobre gestão ambiental.
Temos observado, de um lado, empresas e indústrias propondo alternativas de redução e destinação adequada dos seus resíduos, a racionalização no consumo de recursos naturais e uma produção mais equilibrada e limpa.
De outro lado, as questões relacionadas à sustentabilidade do planeta, como forma de conscientizar as pessoas, tem incentivado o aparecimento de profissões sustentáveis - profissões verdes, que contribuem e proporcionam condições para a preservação do meio ambiente, por meio de projetos de sustentabilidade.
Segundo o programa de Estudos do Futuro, da Fundação do Instituto de Administração (FIA) são profissões consideradas mais promissoras, e assim engenheiros, advogados ambientais, gestores, assim como agrônomos, geólogos, ecologistas, biólogos, entre outras profissões verdes, serão as mais requisitadas pelo mercado de trabalho.
Desde os primeiros rumores sobre o aquecimento global, pesquisas já previam a importância de formar profissionais capacitados para lidar com os futuros problemas ambientais: desmatamento nos morros, lixo tóxico, uso de água e energia, resíduos sólidos, etc...
Nos últimos anos, muitas universidades abriram cursos de graduação e especialização voltados para temas de sustentabilidade e meio ambiente visando corresponder às expectativas e necessidades do mercado de trabalho e as questões de preservação do meio ambiente.
Assim, é o momento para que essas profissões façam parte do rol das profissões escolhidas pelos jovens no vestibular, o que muito contribuirá, no exercício de suas atividades profissionais, com o desenvolvimento sustentável que permite a preservação da natureza e nos dará condições de uma vida saudável para todos e um futuro promissor.
Portanto, o ideal é buscar o mercado alternativo, pesquisar e ver o que está em crescimento. Esta é a nossa mensagem.
*Sônia Pinotti é mestre em Psicologia Escolar, membro do Centro de Orientação Profissional da Uniara e professora dos cursos de Pedagogia, Biologia e Educação Física da instituição.
Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
ENTENDI