Notícias
Docentes de Medicina da Uniara participam do 1º Congresso Internacional de Ressuscitação Cardiopulmonar
Publicado em: 23/10/2026
As docentes do curso de Medicina da Universidade de Araraquara – Uniara, Viviane Ferreira, Micheliane Bergamim Alves, Elaine Cantarella e Rosy Miryan Prado, participaram do “1º Congresso Internacional de Ressuscitação Cardiopulmonar”, realizado nos dias 15 e 16 de outubro, na Fundação Armando Alvares Penteado - FAAP de Ribeirão Preto.
“Durante o evento, Micheliane, Elaine e eu atuamos como avaliadoras de trabalhos científicos. Já a professora Rosy realizou a apresentação oral de uma pesquisa desenvolvida em parceria com monitoras e alunas do curso de Medicina da Uniara sobre suporte básico de vida. Foram apresentados três trabalhos científicos com foco em ações educativas voltadas ao suporte básico de vida e à desobstrução de vias aéreas por corpo estranho”, conta Viviane.
De acordo com ela, as apresentações reforçam o envolvimento do corpo docente “na produção e divulgação do conhecimento científico”. “Além de ressaltarmos a importância das estratégias educativas para a capacitação em situações de emergência, que contribuem para salvar vidas. Participar do Congresso reforça o compromisso da Uniara com a pesquisa científica e a qualidade do ensino médico, especialmente em uma área essencial para o atendimento às emergências”, ressalta.
“A participação das docentes do curso de medicina que são enfermeiras doutoras, e tem uma vasta experiência além de coordenarem o laboratório de simulação realística e atividades do nosso curso, é muito satisfatório, pois demonstra um engajamento completo dos nossos docentes, com possibilidades de superespecialização na área, para que, os alunos sejam cada vez mais bem treinados”, destaca a coordenadora do curso, Cynthia Arruda Mauro Piratelli.
“Acredito que esse engajamento seja realmente muito importante para o nosso curso, porque é a busca da docência pela sua qualificação, o que nos garante também uma segurança maior do paciente e dos estudantes que estão em campo no momento de plantão na vida real”, finaliza.
Informações sobre o curso de Medicina da Uniara estão disponíveis no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.
Últimas notícias:
- 23/10/2026 - Docentes de Medicina da Uniara participam do 1º Congresso Internacional de Ressuscitação Cardiopulmonar;
- 22/10/2026 - Nutrição da Uniara dá início ao XXIII Encontro de Nutrição;
- 22/10/2026 - Alunos de Publicidade e Propaganda da Uniara realizam visita técnica ao Museu da Língua Portuguesa e a Pinacoteca;
- 22/10/2026 - Curta-metragem de egresso de Publicidade e Propaganda e produtor audiovisual da Uniara concorre no Festival Curta Campos do Jordão;
- 22/10/2026 - 16º Biologia em Foco da Uniara é sucesso;
- 22/10/2026 - Fisioterapia da Uniara promove atividade sobre Outubro Rosa para pacientes da clínica-escola;
- 22/10/2026 - XXIIII Semana de Psicologia da Uniara é sucesso ;
- 21/10/2026 - Pedagogia da Uniara encerra a 18ª edição do projeto Ler é a Solução com palestra e contação de história;
- 20/10/2026 - Direito da Uniara inicia a sua 55ª Semana Jurídica em homenagem ao professor João Luiz Ribeiro dos Santos;
- 20/10/2026 - Docente e egressa do Mestrado em Direito da Uniara participam do XI Congresso Internacional de Direitos Humanos de Coimbra;
- 20/10/2026 - Centro de Psicologia da Uniara promove seu plantão psicológico gratuito à população;
- 20/10/2026 - Alunos de Direito da Uniara realizam visitas técnicas ao Museu da Polícia Civil e ao Batalhão da Polícia Militar em São Paulo;
- 19/10/2026 - Pedagogia da Uniara promove o encerramento do projeto Ler é a Solução nesta terça, dia 20;
- 19/10/2026 - Mestrado em Educação da Uniara continua com inscrições abertas para o II Congresso Internacional;
- 16/10/2026 - Nutrição da Uniara promove o seu XXIII Encontro de Nutrição;
- 16/10/2026 - XXI Jornada de Fisioterapia da Uniara é sucesso ;
- 16/10/2026 - Uniara promove seu XXI Congresso de Iniciação Científica ;
- 16/10/2026 - Biologia da Uniara promove o seu 16º Biologia em Foco a partir desta segunda, dia 19;
- 16/10/2026 - Pedagogia da Uniara finaliza o projeto roda de conversa com gestores da educação ;
- 16/10/2026 - Direito da Uniara promove sua 55º Semana Jurídica a partir desta segunda, dia 19;
Busca
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)




