Notícias
Alunos de Farmácia participam de palestra sobre Recursos Hídricos, Farmacopoluição e Saúde Única
Publicado em: 14/05/2026
Alunos do primeiro ano do curso de Farmácia da Universidade de Araraquara – Uniara participaram da palestra “O Efeito Bumerangue: Recursos Hídricos, Farmacopoluição e Saúde Única” no dia 7 de maio. A atividade, ministrada pelo egresso do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente PPG-DTMA e membro do Grupo de Estudos e Pesquisa do Centro de Estudos Ambientais – CEAM da instituição, Gabriel Feloni Martins do Rosário, faz parte da disciplina de Sustentabilidade e Educação Ambiental, ministrada pelo professor Eduardo Donato Alves.
Alves conta que “foi de grande valia para os alunos ter essa palestra sobre a poluição dos fármacos nos rios, devido ao projeto de extensão que eles estão realizando sobre o descarte incorreto de fármacos”. “Ele contou sobre a sua experiência com relação aos impactos ambientais causados por fármacos poluentes. Os alunos gostaram muito, o que gerou um debate no final com algumas perguntas e questionamentos”, ressalta.
“Busquei focar no ciclo da contaminação, mostrando como os medicamentos descartados passam pelo esgoto e chegam aos nossos rios, gerando problemas graves que vão desde a desregulação endócrina em peixes até a criação de superbactérias resistentes. Por meio dessa visão mais ampla, convidei os alunos a sair da bolha do laboratório e do balcão. Apresentei a eles o conceito de saúde única, mostrando que a saúde humana não existe sem a saúde dos animais e do meio ambiente”, revela Rosário.
O palestrante conta que “o objetivo foi permitir que os futuros profissionais compreendam que eles não cuidam apenas de remédios, e que a eficácia dos tratamentos futuros depende desse equilíbrio ecológico”. “Trata-se de uma luta contra o tempo, apontando que a própria indústria farmacêutica já está perdendo a corrida para a poluição ambiental e que, dessa forma, esses futuros farmacêuticos seriam verdadeiros guardiões da saúde pública ambiental”, ressalta.
A coordenadora do curso, Patrícia Sigilló Mazzoni Bernardi, comenta que “a palestra foi muito importante porque veio de encontro ao tema do projeto de extensão do primeiro ano, que é ‘O Uso Racional de Medicamentos’”. “O mais interessante foi a associação de assuntos importantes como o tratamento da água, o que tem hoje na água em função da atitude humana. O foco foi mostrar o impacto ambiental do descarte de medicamentos, ou seja, resíduos químicos que muitas vezes a população descarta justamente por ter sobra em casa devido ao uso irracional, o que gera muitas vezes a famosa ‘farmácia caseira’”.
“Além disso, foi abordado sobre o perigo desse resíduo químico, principalmente quando se trata de hormônios, o que gera um desequilíbrio na reprodução de peixes. O aumento da resistência bacteriana se dá também devido ao descarte incorreto de antibióticos, também presente na água. Enfim, devemos já conscientizar nossos alunos da importância da educação em saúde, focar na proteção ambiental, inclusive como forma de preservamos as espécies, a cadeia alimentar e a vida humana”, finaliza Patrícia.
Informações sobre o curso de Farmácia da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.
Últimas notícias:
- 05/11/2026 - Direito da Uniara promove palestra com a jurista, referência internacional em tributação, Rita de La Feria;
- 04/11/2026 - Medicina Veterinária da Uniara promove o Vet Day 2026;
- 04/11/2026 - PET Saúde – Clima realiza mutirão de coleta de eletroeletrônicos ;
- 04/11/2026 - Fisioterapia da Uniara promoveu seu 3º FalaCérebro ;
- 04/11/2026 - Alunas de Estética e Cosmética da Uniara participam da 4ª Corrida e Caminhada Outubro Rosa;
- 04/11/2026 - Uniara e CREMESP promovem Julgamento Simulado e Encontro de Gerações;
- 03/11/2026 - Uniara e Santa Casa de Araraquara recebem representantes do MEC para avaliação de implantação do Programa de Residência Uniprofissional em Física Médica;
- 03/11/2026 - Alunos de Pedagogia da Uniara participam de aula passeio sobre arte de rua e educação;
- 03/11/2026 - Semana de Estética e Cosmética da Uniara tem início nesta quarta, dia 4;
- 30/10/2026 - Uniara apoia o Espetáculo Nossa História em Movimento;
- 30/10/2026 - Alunos da Uniara participam da última capacitação do Programa Diagnóstico Precoce do Câncer Infantojuvenil;
- 30/10/2026 - Biomedicina da Uniara promove Semana das Ligas Acadêmicas com arrecadação de brinquedos ;
- 30/10/2026 - PPG em Biotecnologia da Uniara continua com inscrições abertas para o seu processo seletivo ;
- 29/10/2026 - Coordenadora de Design de Moda da Uniara e egressa do curso participam de talk intimista ;
- 29/10/2026 - Alunos da Uniara estão no shortlist do ONGRAF 2026;
- 29/10/2026 - Alunos de Publicidade e Propaganda da Uniara participam de palestra sobre o caso do voo Gol 1907;
- 29/10/2026 - Mestrado em Educação da Uniara continua com inscrições abertas para o II Congresso Internacional;
- 28/10/2026 - Enfermagem da Uniara promove palestra com gestor técnico de fiscalização do COREN/SP;
- 28/10/2026 - Uniara promove o XXI Congresso de Iniciação Científica até esta sexta, dia 30;
- 28/10/2026 - Biotecnologia da Uniara promove III Workshop Knowledge-Intensive Entrepreneurship ;
Busca
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)




