Notícias
Docente da Uniara lança livro abordando a Comunicação Rural e o Uso do WhatsApp na Agricultura Familiar
Publicado em: 08/04/2025
O docente do curso de Publicidade e Propaganda da Universidade de Araraquara – Uniara, Gabriel Arroyo, lança o livro “Semeando mensagens, colhendo diálogos: a comunicação rural e o uso do WhatsApp”, pela editora Pedro & João Editores. O e-book, que também conta com a autoria de seu orientador do doutorado, Luís Fernando Soares Zuin, explora a aplicação das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação - TDIC no contexto da agricultura familiar. Os interessados podem baixar o livro, gratuitamente, pelo link https://encurtador.com.br/S18QP.
“A obra traz uma análise profunda e multifacetada de um setor essencial para o desenvolvimento econômico, social e ambiental, que vai além da produção de alimentos. A pesquisa destaca o importante papel dos órgãos de Assistência Técnica e Extensão Rural – Ater, que têm como objetivo principal o desenvolvimento técnico e a melhoria da qualidade de vida dos produtores rurais. Dentro desse contexto, o livro investiga como o uso de aplicativos de mensagens, como o WhatsApp, pode aprimorar a comunicação entre extensionistas e agricultores, facilitando o acesso à informação e promovendo a troca de conhecimentos”, enfatiza Arroyo.
Ele lembra que, “um dos principais destaques da obra é a proposta de um modelo sistematizado de mensagens de áudio para aplicativos de mensagens, criado para melhorar a comunicação na extensão rural”. “Esse modelo foi desenvolvido a partir de experiências adquiridas durante a pandemia de Covid-19, quando materiais pedagógicos como ‘Diálogos nos Territórios Rurais’ foram produzidos. Com base nesse conhecimento empírico, o modelo foi refinado e ajustado às necessidades práticas da rotina de atendimento aos produtores. No último capítulo, o livro apresenta em detalhes o processo de sistematização desse modelo de mensagens de áudio. São descritas todas as etapas envolvidas, desde a concepção das ideias até a produção do roteiro, a edição e o compartilhamento das mensagens”, relata.
De acordo com o docente, “ intenção é que o material funcione como um guia prático, facilitando a implementação de novas tecnologias nos atendimentos da extensão rural e criando um ambiente de comunicação mais dialógico e participativo”.
“Tive a oportunidade de ser banca de avaliação do doutorado do professor Gabriel, que deu origem ao livro, então eu posso claramente dizer que é um contexto teórico muito bem feito, além de que é uma pesquisa de campo de mais de quatrocentas entrevistas, com uma indicação de produção audiovisual em análise. Enquanto pesquisa, é uma contribuição imensa para a Publicidade e Propaganda, para a comunicação e, lógico, para os nossos alunos, que vão receber deste professor, com tanta experiência e com tanta informação, os conteúdos em sala de aula. Acredito que o trabalho do Gabriel se torna uma referência no que ele estudou, que é a produção audiovisual de um trabalho dos extensionistas rurais e hoje, publicado, pode ser uma referência para toda a nossa área e para a instituição,” finaliza a coordenadora do curso, Eduarda Escila Lopes Monteiro.
Informações sobre o curso de Publicidade e Propaganda da Uniara podem ser obtidas no site www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.
Últimas notícias:
- 16/10/2026 - Nutrição da Uniara promove o seu XXIII Encontro de Nutrição;
- 16/10/2026 - XXI Jornada de Fisioterapia da Uniara é sucesso ;
- 16/10/2026 - Uniara promove seu XXI Congresso de Iniciação Científica ;
- 16/10/2026 - Biologia da Uniara promove o seu 16º Biologia em Foco a partir desta segunda, dia 19;
- 16/10/2026 - Pedagogia da Uniara finaliza o projeto roda de conversa com gestores da educação ;
- 16/10/2026 - Direito da Uniara promove sua 55º Semana Jurídica a partir desta segunda, dia 19;
- 15/10/2026 - Uniara realiza City Tour com acompanhantes dos vestibulandos de Medicina;
- 15/10/2026 - Grupo de Medicina Veterinária da Uniara promove o III Simpósio Online de Medicina Integrativa;
- 15/10/2026 - Biotecnologia da Uniara promove segundo curso de capacitação para professores da rede estadual;
- 14/10/2026 - Biotecnologia da Uniara reúne pesquisadores no I Workshop Interno de Controle Biológico ;
- 09/10/2026 - Direito da Uniara promove sua 55º Semana Jurídica;
- 09/10/2026 - Docente de Biotecnologia da Uniara apresenta trabalhos no Congresso Brazilian Materials Research Society ;
- 09/10/2026 - Alunos de Pedagogia da Uniara participam de palestra sobre ateliê de cerâmica e expressão artística;
- 09/10/2026 - Nutrição da Uniara promove o seu XXIII Encontro de Nutrição;
- 09/10/2026 - PPG em Biotecnologia da Uniara continua com inscrições abertas para o seu processo seletivo ;
- 09/10/2026 - Docente de Biotecnologia da Uniara está entre os cientistas mais influentes do mundo pelo quinto ano consecutivo;
- 08/10/2026 - Parceiros da Escola da Uniara recebe alunos do ensino fundamental ;
- 08/10/2026 - Alunos de Pedagogia da Uniara participam de palestras sobre práticas em contextos não escolares;
- 08/10/2026 - Biotecnologia da Uniara promove seminário geral sobre Terapia Celular na Medicina Veterinária nesta sexta, dia 9;
- 08/10/2026 - Docente e alunos de Enfermagem da Uniara realizam palestra e atividade para funcionários do SESI Matão;
Busca
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)




