Publicado em: 18/06/2024
Os alunos do curso de Administração da Universidade de Araraquara – Uniara, Alana de Lima, Maria Beatriz Furtado Lazarini, Maria Eduarda Alves Carvalho e Kaue José Pedro, fizeram um estudo, utilizando a metodologia de Aprendizagem Baseada em Projetos – ABP, sobre uma empresa disruptiva de produtos térmicos que se destaca no mercado. Um vídeo sobre o trabalho, realizado como parte da disciplina de Negócios Disruptivos e Gestão Empresarial, ministrada pela professora Milena Carlton Ferrarini, pode ser visualizado no link https://abrir.link/FChOu.
“Organizações disruptivas, também conhecidas como exponenciais, são aquelas que causam um impacto no mercado imensamente maior, comparado às que adotam os modelos tradicionais de gestão. Essas organizações possuem uma taxa de crescimento até dez vezes maior que suas concorrentes, o que chama atenção nesse tipo de gestão”, inicia Ferrarini.
Ela aponta que, devido aos números substanciais de crescimento, “muitas vezes pensamos que essas organizações possuem capacidade estrutural proporcional a seus ganhos e, na verdade, é justamente ao contrário, pois atingem tais resultados com recursos consideravelmente menores pelo uso de novas tecnologias, principalmente digitais”.
“Assim, entender a gestão diferenciada nessas organizações é o foco da disciplina. Trabalhando com a metodologia de ABP, ela propõe a análise de características comuns a esse tipo de empresa, analisando-se organizações disruptivas atuantes no mercado, e em relação a esse grupo especificamente, foi muito interessante a forma como apresentaram o trabalho”, acrescenta Ferrarini.
Carvalho conta que a empresa escolhida para a realização do trabalho foi a Stanley, “pelo grande sucesso que ela tem feito mundialmente”. “Recentemente, as garrafas térmicas se tornaram um objeto de desejo entre todo o público brasileiro, levando a empresa a um grande crescimento. Contudo, analisamos, por meio do trabalho solicitado, como a Stanley conseguiu todo esse destaque e quais são os seus comportamentos interno e externo para tal disrupção”, explica a estudante, em nome do grupo.
Em relação ao aprendizado com o trabalho, ela menciona que foi possível analisar e ter um entendimento maior do assunto, “agregando-se a nossa concepção e experiência do mundo corporativo”. “Sendo assim, agora temos um olhar mais clínico quando se trata de empresas e suas necessidades. Agora compreenderemos a importância da análise das tendências de mercado e como procedem com o desejo do seu público, comunidade e seus colaboradores”, destaca Carvalho.
Ela conta que, além de um produto de qualidade, as pessoas querem algo que represente um estilo de vida. “Inclusive nós nos tornamos ainda mais encantados com a marca do que já éramos”, finaliza.
Informações sobre o curso de Administração da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.
Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
ENTENDI