Notícias
Líder do BioPolMat da Uniara participa de eventos científicos na Áustria e na Bélgica
Publicado em: 26/09/2023
O líder do grupo de pesquisa em Biopolímeros e Biomateriais – BioPolMat da Universidade de Araraquara – Uniara, Hernane da Silva Barud, participou de eventos na Áustria e na Bélgica, onde ministrou uma palestra e um seminário, respectivamente.
Na Áustria, ele explanou sobre “Silanized modified-bacterial cellulose as promising cell culture platform” durante o 8th EPNOE International Polysaccharides Conference, realizado entre os dias 17 e 22 de setembro, na Graz University of Technology.
“A palestra foi sobre a possibilidade da utilização de filmes de celulose bacteriana como plataforma para crescimento de células. As novas plataformas podem ser aplicadas para simulação de estudos in vitro, e futuramente na substituição parcial e/ou total de testes em animais”, explica Barud.
Já nesta terça-feira, dia 26, o docente foi seminarista na Katholieke Universiteit Leuven - KU Leuven, na Bélgica. “No seminário, falei um pouco sobre as atividades que estamos desenvolvendo no BioPolMat, abordando os projetos e o uso de biopolímeros para aplicações multifuncionais”, resume.
Antes dessa atividade, o docente foi recebido pelo professor Pedro Fardim. “Apesar de ser brasileiro, ele é radicado na Bélgica e é o coordenador da rede EPNOE de polissacarídeos”, conta Barud, que também se reuniu com o professor Luiz Henrique Capparelli Mattoso, “que é pesquisador da Embrapa de São Carlos”.
“O objetivo desse tipo de visita é tentar estreitar laços entre o Brasil – principalmente Araraquara, entre a Uniara e a Universidade de Leuven, por meio do professor Fardim - para podermos envolver o intercâmbio de docentes e discentes”, finaliza Barud.
Informações sobre o grupo de pesquisa em BioPolMat da Uniara podem ser obtidas pelo endereço www.uniara.com.br/biopolmat, pelo telefone (16) 3301-7348, pelo Instagram - @biopolmatgroup - ou pelo e-mail secpgbio@uniara.com.br.
Últimas notícias:
- 01/10/2026 - Biologia da Uniara promove o seu 16º Biologia em Foco;
- 30/09/2026 - Pedagogia da Uniara promove 2ª roda de conversa com gestores da educação básica;
- 30/09/2026 - Docente de Fisioterapia da Uniara participa do XII Congresso Brasileiro de Educação em Fisioterapia;
- 30/09/2026 - Comitê de Ética em Pesquisa da Uniara divulga as diretrizes para a submissão de novos projetos de pesquisa;
- 29/09/2026 - 3º Med Experience Uniara é um sucesso;
- 29/09/2026 - Uniara participa do 4º Encontro de Gerações ;
- 29/09/2026 - Uniara divulga calendário da capela universitária de Nossa Senhora de La Antigua;
- 28/09/2026 - Engenharia Agronômica da Uniara promove a sua XVII Semana da Agronomia;
- 28/09/2026 - Alunos de Publicidade e Propaganda da Uniara participam de palestra sobre Inteligência Artificial em produções audiovisuais;
- 28/09/2026 - Coordenadora de Design de Moda da Uniara participa do II Jaraguá Fashion Meeting;
- 28/09/2026 - Posto Sebrae Aqui da Uniara continua com atendimentos gratuitos à população;
- 25/09/2026 - Alunos de Estética e cosmética da Uniara participam de minicurso sobre IA;
- 25/09/2026 - Uniara promove rodas de conversa sobre saúde mental com seus colaboradores;
- 25/09/2026 - CIEPesquisa Uniara promove seu XXI Congresso de Iniciação Científica em outubro;
- 25/09/2026 - Docente de Medicina da Uniara participa do XXXIII Congresso Brasileiro de Nefrologia;
- 25/09/2026 - Clínica de Odontologia da Uniara realiza atendimentos de urgência e emergência ;
- 25/09/2026 - Clínica–Escola de Medicina Veterinária da Uniara em Matão oferece atendimentos a cães e gatos;
- 25/09/2026 - Feira de Oportunidades Industriais Lupo-Uniara é considerada um sucesso;
- 25/09/2026 - Medicina da Uniara promove o Med Experience ;
- 24/09/2026 - Pedagogia da Uniara promove 1ª roda de conversa sobre o papel do coordenador pedagógico no ensino fundamental e na EJA;
Busca
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)




