Publicado em: 13/08/2024
Os alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Araraquara – Uniara, Patrick Romário Ribeiro Silva, Sofia de Paiva Santos, Lucas Matheus Menezes Reis, Lucas Ferreira da Silva, Júlia Maria Ramos e Ana Beatriz Honório da Silva, realizaram uma série de ações sociais para apoiar e oferecer melhorias a Organização de Sociedade Civil – OSC Chá de Vida, que ajuda mulheres em tratamento de câncer e seus familiares. O projeto de extensão fez parte da disciplina de Administração e Empreendedorismo, ministrada pela docente Nádia Pizzolitto.
“A ideia proposta pela professora Nádia era que pesquisássemos uma instituição sem fins lucrativos para dar apoio e melhorias para a instituição. Nosso trabalho envolveu ajudar em uma melhor elaboração do Instagram, dando dicas de postagens para a maior visualização e assim atrair mais ajuda social. Foram feitos dois bazares no Parque Infantil por nosso grupo, onde colocamos a venda roupas, sapatos e acessórios que foram doados ao ‘Chá de Vida’, e a rifa de um quadro feito pela aluna e participante do grupo, Sofia Paiva”, relata Julia, em nome do grupo.
“Conversando com a voluntária responsável pela Organização sobre como poderíamos ajudar, fomos informados que naquele momento necessitavam comprar suplementos para distribuir para as mulheres que estão precisando para o tratamento. Por causa das enchentes no Rio Grande do Sul, muitas das doações que eles recebiam foram enviadas para lá, fazendo com que os suplementos diminuíssem e viessem a comprometer o tratamento dessas pessoas que contam com o apoio do Chá de Vida. Com a rifa e o bazar entregamos um valor em dinheiro para a voluntária, para que fosse feita a compra desses suplementos e alimentos necessários que estavam em falta”, afirma ela.
A aluna conta que “por serem uma organização ‘pequena’, eles não recebem verbas para custear todo tratamento de mulheres com câncer”. “Além de ajudar com suplementos, o Chá de Vida dá suporte alimentar para as famílias das pacientes que necessitam, ajudando com o básico - arroz, feijão, óleo etc.”, relata.
De acordo com os alunos, “essa disciplina mostrou que com a união podemos realizar coisas inimagináveis e temos o poder de transformar muitas famílias”. “Foram trabalhos repletos de emoção e motivação. Foram dias de pesquisas, e em cada uma delas a emoção transbordava. As visitas realizadas foram extremamente gratificantes e ajudar o próximo, mesmo sem termos muito, fez toda a diferença para eles, e isso aqueceu nossos corações”, conta Julia.
“Além do propósito de ajudar, as feiras proporcionaram tardes maravilhosas e, no final, saímos felizes com a sensação de que mudamos um pouco o mundo. Dona Dania, responsável pela OSC, nos agradeceu pela ajuda, que foi de extrema importância para eles. Avalio que ajudamos e fomos ajudados. Hoje sei que podemos contribuir para a vida de outras pessoas. Às vezes, um simples ato muda tudo. Somos eternamente gratos por esse projeto”, agradeceu a aluna.
Nádia explica que “a proposta da disciplina de Empreendedorismo é que os estudantes aprendam a elaborar projetos de uma forma real, onde, por meio de situações práticas e teóricas, consigam aplicar isso e realmente vivenciarem e experimentarem realidades em que coloquem a mão na massa e façam acontecer”. “A base é a questão do empreendedorismo, no projeto direcionamos para o empreendedorismo social, onde eles optam por uma instituição, analisam a situação e escolhem como pode ser interessante aplicar a questão empreendedora”, relata.
Ela destaca que “foi aplicada a metodologia ABP, formato que permite que o aluno seja o protagonista do aprendizado, isto é, aprende além da leitura e da sala de aula, colocando a ‘mão na massa’ para aprender e desenvolver a ideia de trabalhar em equipe”.
A coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo, Beatriz Aied, explica que “além de atender a sociedade e a comunidade em geral, esses trabalhos de extensão vêm para mostrar ao aluno a importância do trabalho deles e como esse trabalho vai refletir na vida das pessoas e como pode melhorar e trazer benefícios para a vida delas”. “São levantadas várias demandas no curso: ‘O que estamos precisando?’, ‘O que podemos trabalhar para justamente trazer estes benefícios?’ e ‘O que a sociedade está precisando, em termos não só de arquitetura, mas também de outras disciplinas que a gente trata no curso’”, finaliza.
Informações sobre o curso de Arquitetura e Urbanismo da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88. Detalhes sobre a Chá de Vida estão disponíveis no link www.instagram.com/chadevidaararaquara.
Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
ENTENDI