202407121710

Notícias

Docente de Biotecnologia da Uniara apresenta projeto em conferência internacional agro na Grécia

Publicado em: 08/07/2024

No dia 4 de julho, o professor do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia em Medicina Regenerativa e Química Medicinal – PPGB-MRQM da Universidade de Araraquara – Uniara, Hernane da Silva Barud, apresentou o trabalho “Biodegradable biopolymeric containing nano-clay for encapsulation of entomopathogenic fungi via drying process”, no qual representou seu discente Pedro Henryque Furtado Albuquerque, no XX International Plant Protection Congress, realizado em Atenas, na Grécia.

O docente explicou que esse é um projeto que envolve bastante gente e outras instituições do estado de São Paulo. “Vim apresentar um trabalho, mas faz parte de um grande projeto, desenvolvido atualmente no Centro de Manejo Sustentável em Pragas, Doenças e Plantas Daninhas - CEMASU”, conta o professor.

Ele acrescenta que o projeto tem financiamento pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - FAPESP e foi coordenado pelo professor Mário Eidi Sato, onde Hernane é um dos principais pesquisadores. “Essa conferência em Atenas teve a participação de uma média de quatrocentas a quinhentas pessoas, e foi importante na área do agronegócio. Vim apresentar parte do trabalho do meu discente Pedro, que também é bolsista da FAPESP”, detalha.

Participar do evento é, segundo Hernane, uma oportunidade ímpar para poder se conectar com o mundo inteiro. “Essa é uma das linhas do grupo de pesquisa em Biopolímeros e Biomateriais – BioPolMat que temos fortalecido. Alguns de nossos alunos têm ido até para a indústria. É uma área que tem crescido muito no Brasil, que pode abrir portas até para a criação de novas startups. No meu caso, dei uma ‘reciclada’ e vi o que tem de novo na comunidade mais voltada para o agro” acrescenta o docente.

Pedro menciona que o projeto apresentado por Hernane na Grécia propõe uma formulação inovadora para o controle biológico na agricultura. “Essa formulação é composta por biopolímeros e argilominerais que encapsulam fungos entomopatogênicos, protegendo-os contra os raios ultravioleta - UV, aumentando seu tempo de prateleira e facilitando sua dispersão em campo. Os biopolímeros fornecem uma matriz encapsulante eficaz, enquanto os argilominerais conferem estabilidade estrutural, melhorando a proteção e a liberação controlada dos fungos. Dessa forma, a eficácia do controle biológico é significativamente aumentada”, finaliza o estudante.

Informações sobre o PPGB-MRQM da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br/ppg, pelo telefone (16) 3301-7348 ou pelo e-mail secpgbio@uniara.com.br.

 

Clique para ampliarClique para ampliar


Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI