202404291941

Notícias

Estudo de mestra em Educação pela Uniara aborda práticas de leitura e uso da biblioteca por alunos de IFSP

Publicado em: 02/04/2024

A mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Processos de Ensino, Gestão e Inovação – PPG-PEGI - Mestrado em Educação – da Universidade de Araraquara – Uniara, Tatiane Aparecida Carneiro Teixeira, é autora do trabalho “Leituras de alunos de cursos técnicos integrados ao ensino médio e o papel da Biblioteca como mediadora: da pesquisa a propostas de ações”, um dos contemplados pela originalidade do tema no XVIII Congresso de Iniciação Científica da instituição. O estudo foi orientado pela professora Maria Betanea Platzer.

“O trabalho teve como finalidade investigar práticas de leitura de alunos do terceiro ano de cursos técnicos integrados ao ensino médio de um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - IFSP, abordando ainda a frequência e o uso da biblioteca por esses alunos. Os dados da pesquisa foram coletados por meio de questionário aplicado aos alunos e à bibliotecária coordenadora, além da análise dos relatórios de empréstimo gerados pelo Sistema Pergamum - sistema de gerenciamento utilizado pela biblioteca. O estudo gerou ainda algumas propostas de atividades de leitura que poderão ser realizadas com os alunos futuramente”, explica Teixeira.

Ela acrescenta que o estudo fez parte de sua dissertação de mestrado, defendida em fevereiro de 2023, “entretanto, uma das atividades propostas no trabalho foi realizada na Semana do Livro e da Biblioteca, em maio de 2023, na instituição em que trabalho”. “O projeto, denominado ‘Lendo no Banheiro’, se constituiu em disponibilizar cartazes do lado de dentro das portas dos banheiros com trechos de livros que compõem o acervo, sem divulgar o título da obra, sinalizando-as apenas por números. Assim, caso a pessoa se interessasse, deveria se dirigir à biblioteca, mencionando o número do livro de seu interesse, e fazer o empréstimo. Durante o período em que a atividade foi realizada, o número de empréstimo de livros aumentou em 15%. Outras atividades de leitura também foram propostas na dissertação, e deverão ser realizadas em breve”, aponta a egressa.

O estudo se mostrou relevante, de acordo com ela, por incentivar a leitura de estudantes de cursos técnicos integrados ao ensino médio, “em especial os do terceiro ano, alunos escolhidos para a realização da pesquisa, melhorando a sua integração com a biblioteca, além de nos trazerem um maior retorno sobre o tipo de literatura que essa faixa etária aprecia, auxiliando-nos nas futuras aquisições literárias para o acervo”. “Os cursos escolhidos para a realização da pesquisa foram: Curso Técnico em Açúcar e Álcool integrado ao ensino médio, Curso Técnico em Alimentos integrado ao ensino médio e Curso Técnico em Química integrado ao ensino médio do IFSP”, detalha Teixeira.

Platzer está orgulhosa pelo trabalho premiado de sua orientanda. “Sinto-me honrada pela oportunidade de orientar a dissertação de mestrado de Tatiane, que recebeu o prêmio ‘Originalidade do Tema’ no XVIII Congresso de Iniciação Científica da Uniara. Foi uma orientanda que, desde o ingresso no Mestrado em Educação, revelou-se comprometida com a pesquisa. Sua dissertação, defendida no ano de 2023, aborda práticas de leitura de alunos de cursos técnicos integrados ao ensino médio e a mediação da biblioteca nesse processo. Temos nos dedicado a divulgações dos resultados por meio de publicações e participações em eventos, entre eles, destacamos o Congresso de Iniciação Científica, pela sua tradição e credibilidade”, finaliza a docente.

Informações sobre o Mestrado em Educação da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br/ppg, pelo e-mail mestradoeducacao@uniara.com.br ou pelo telefone/WhatsApp (16) 3301-7341.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI