202404280924

Notícias

NAF, da Uniara e Receita Federal, auxilia gratuitamente a população na declaração do imposto de renda

Publicado em: 15/03/2024

Começou, nesta sexta-feira, dia 15 de março, o período de declaração do Imposto de Renda – IR em 2024, e o Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal – NAF, projeto da Universidade de Araraquara – Uniara e da Receita Federal do Brasil – unidade Araraquara, oferece gratuitamente à população o auxílio nesse processo. O serviço funciona de segunda a sexta-feira (exceto feriados), das 10h às 16h, no Shopping Lupo (rua Gonçalves Dias, 543, no Centro).

“Basicamente, o contribuinte precisa levar CPF, o informe de rendimentos, o comprovante de endereço e, se tem casa, carro ou ativos desse tipo, precisa levar, no caso do automóvel, o número do RENAVAM, e se for declarar o imóvel, precisa ter todas as informações relativas a ele, como número da matrícula do imóvel e carnê do IPTU. Se a pessoa tiver dependentes, precisaremos das informações sobre seus CPFs e datas de nascimento; se pagar pensão alimentícia, CPF e data de nascimento de quem a recebe. E uma informação muito importante, que muita gente acaba não levando, é o número de conta em banco, visto que muitos têm dinheiro a receber e acabam não levando”, orienta o coordenador do NAF, Ademil Lúcio Lopes.

Uma alternativa para se fazer a declaração do IR, de acordo com ele, é pela conta Gov que o contribuinte pode ter ao baixar aplicativo próprio no celular. “É até recomendada pela Receita Federal. Se a pessoa tiver essa conta nível prata ou ouro, isso torna o trabalho muito mais rápido, pois tem acesso ao IR pré-preenchido. A maior parte das informações para se fazer a declaração já está lá, e isso acaba evitando erros e o processo fica muito mais ágil. Quando ela tem conta Gov nível prata ou ouro, mas tem alguma insegurança em relação à declaração, também fazemos isso no NAF. Inclusive, em momento posterior, orientamos que a própria pessoa tenha a independência e faça sua própria declaração”, destaca Lopes.

Ele frisa que “o objetivo do projeto é trabalhar com um público de menor poder aquisitivo. “Isso é importante, pois o objetivo não é tirar clientes dos contadores”, esclarece.

O NAF é ligado às graduações de Administração e Economia da Uniara. O chefe do Departamento de Ciências da Administração e Tecnologia – CAT da universidade, Eduardo Rois Morales Alves, aponta que “o projeto renova a longa trajetória de compromisso da instituição com a comunidade araraquarense e regional ao prestar serviços de relevante interesse público, de boa qualidade e absolutamente gratuitos”.

Os interessados podem entrar em contato com o Núcleo pelo WhatsApp (16) 3397-9171. Informações sobre os cursos da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

 

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI