202404291306

Notícias

Biotecnologia da Uniara integra o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Polissacarídeos

Publicado em: 09/03/2023

O Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia em Medicina Regenerativa e Química Medicinal – PPGB-MRQM da Universidade de Araraquara – Uniara integra o recém-criado Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Polissacarídeos - INCT/Polissacarídeos, juntamente com outras catorze instituições.

“Foram formados vários núcleos, e estamos envolvidos por meio do Grupo de Pesquisa em BioPolímeros e Biomateriais – BioPolMat, mas o PPGB-MRQM também está envolvido por meio do professor Ricardo Bonotto. E no nosso núcleo, ainda temos o professor José Eduardo Marcondes, que é do Instituto Biológico de Campinas”, conta o líder do BioPolMat, Hernane da Silva Barud.

Ele explica que os INCTs visam a formar grupos no Brasil para poderem trabalhar juntos em projeto em comum que seja transversal. “O INCT/Polissacarídeos é um centro de excelência coordenado pelo professor Edvani Curti Muniz, da Universidade Federal do Piauí - UFPI, envolvendo instituições nacionais e parceiros internacionais. Não tem uma localização específica, fica espalhado nacionalmente”, detalha.

Quanto aos polissacarídeos, o docente explica que são polímeros ou macromoléculas oriundos de fontes naturais, como celulose e amido. “Nossa parte envolve microrganismos, polímeros e derivados para controle biológico de pragas, juntamente com o professor José Eduardo, e na área de aplicações médicas de polissacarídeos. Por exemplo, entramos com ácido hialurônico, celulose bacteriana e outros biopolímeros. E também vamos cuidar da parte de empreendedorismo e transferência de tecnologia, uma vez que é uma das expertises do professor Ricardo Bonotto”, salienta Barud.

Bonotto, por sua vez, menciona que sua participação no INCT/Polissacarídeos será pela linha de pesquisa “Gestão da Inovação e Empreendedorismo em Biotecnologia”. “A ideia é trazer atividades mais práticas, tentando formar startups e empresas inovadoras a partir desses projetos que estarão vinculados ao INCT”, finaliza.

Informações sobre o PPGB-MRQM da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br/ppg, pelo telefone (16) 3301-7348 ou pelo e-mail secpgbio@uniara.com.br.

 



Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI