202403291104

Notícias

Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal continua, por e-mail, a orientar gratuitamente a população na declaração do IR

Publicado em: 30/03/2021

O Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal – NAF, projeto da Universidade de Araraquara – Uniara e da Receita Federal do Brasil – unidade Araraquara, em parceria com o Shopping Jaraguá – local onde está instalado -, continua a orientar gratuitamente a população em relação à declaração do Imposto de Renda – IR 2021, pelo e-mail naf@uniara.edu.br, em virtude da pandemia de coronavírus – Covid-19.

“O objetivo é atender um público que tem muita dificuldade de pagar um contador, e não tem recurso para poder ter acesso a informações sobre o IR, sendo que esse serviço vai na mesma linha do que o NAF sempre fez. Como a piora do quadro epidemiológico está clara, não temos como fazer o atendimento presencial. Assim, procuramos buscar alternativas para continuarmos a oferecer essa possibilidade”, aponta o coordenador do NAF, Ademil Lúcio Lopes.

Ele reforça que “esse contato é muito importante, principalmente quando lembramos do público que atendemos, que tem muita dificuldade para preencher o IR e evitar qualquer consequência negativa no futuro”. “Neste momento do ano, isso é o que mais aflige as pessoas, pois se a declaração não for feita, elas podem ter uma série de problemas. Imaginamos que várias dúvidas aparecerão, já que, em 2020, quando começamos a nos deparar com as consequências da pandemia, tivemos novidades que precisarão estar nas declarações de 2021”, explica.

Como exemplo, Lopes menciona a questão de como declarar o recebimento do Auxílio Emergencial. “Se a pessoa ultrapassou determinado patamar de renda com esse auxílio, precisará declarar isso. Além do mais, muitas pessoas acabaram demitidas e não têm a informação correta de como declarar os recursos que receberam, como o Auxílio Desemprego. Também existe o benefício emergencial, sendo que a pessoa tem alteração no contrato – a empresa paga uma parte e a outra foi complementada pelo Seguro Desemprego. São situações de especificidades que não existiam nos anos anteriores”, diz.

O coordenador ressalta que “esse atendimento será feito efetivamente para o público tradicional do NAF, de pessoas com declarações que envolvem valores menores”. “Eventualmente, caso ainda seja possível atender presencialmente antes do prazo final da declaração, faremos isso. Estamos torcendo para que as coisas voltem ao normal o mais rapidamente possível”, comenta Lopes.

O NAF é ligado às graduações de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas da Uniara. Para o chefe do Departamento de Ciências da Administração e Tecnologia – CAT da instituição, Eduardo Rois Morales Alves, “o projeto renova a longa trajetória de compromisso da universidade com a comunidade araraquarense e regional ao prestar serviços de relevante interesse público, de boa qualidade e absolutamente gratuitos”.

O prazo para a declaração do IR 2021 é até o dia 30 de abril. Informações sobre os cursos da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI