202404180109

Notícias

Uniara promove o 5º Fórum de Iniciação Científica do PICBiotec

Publicado em: 29/03/2021

O Programa de Iniciação Científica em Biotecnologia - PICBiotec da Universidade de Araraquara – Uniara, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia em Medicina Regenerativa e Química Medicinal - PPGB-MRQM da instituição, promove o “5º Fórum de Iniciação Científica do PICBiotec”, online e gratuito, no dia 16 de abril, a partir das 14h, com transmissão pelo YouTube. Para receberem os links de acesso e poderem acompanhar as atividades, os interessados devem se inscrever pelo endereço www.uniara.com.br/eventos/forum-picbiotec-2021, onde está disponível a programação.

“De uma maneira geral, o evento consiste na apresentação dos projetos de pesquisa de alunos da graduação da Uniara, principalmente da área da saúde, desenvolvidos no PICBiotec, junto aos docentes do PPGB-MRQM, nos laboratórios das diferentes linhas de pesquisa do Programa. Este ano, contamos com o envolvimento ainda maior dos alunos da pós-graduação, que terão como função a avaliação e o questionamento em relação a esses projetos, para estimularem os estudantes da graduação no pensar cientificamente, buscando o que é de maior interesse para a comunidade científica”, explica a responsável pelo PICBiotec, Flávia Aparecida Resende Nogueira.

As inscrições estão abertas a todos, mas o foco são os estudantes de graduação da Uniara, de acordo com ela, “na tentativa de mostrar o que fazemos e incentivá-los para a pesquisa”, “Queremos que conheçam nossos grupos e esperamos contar com seu envolvimento nos nossos projetos”, aponta.

Nessa edição, a professora conta que também serão realizadas apresentações de alunos do ensino médio, por meio do Programa de Iniciação Científica Jr. da Uniara. Devido à pandemia de coronavírus – Covid-19, “alguns deles desenvolveram, em 2020, projetos com docentes do PPGB-MRQM, e o Fórum será uma oportunidade para apresentarem o que fizeram”. “Foram desenvolvidos em suas próprias casas, utilizando os materiais disponíveis. Foi algo bem interessante no que se refere a esse ‘improviso’ de levar a ciência para esses estudantes em plena pandemia”, comenta.

Nesse contexto, Flávia coloca que, para todos os participantes que se apresentarão, o Fórum acaba sendo uma motivação. “Alguns projetos possuem continuidade e, mesmo com as dificuldades, houve um remanejamento dos docentes de pós-graduação, pensando em todos os cuidados para que não se tenha a disseminação da Covid, para continuarem com as pesquisas. É um desafio, porém, mesmo diante de uma situação tão difícil, com os cuidados e uma programação organizada, é possível o desenvolvimento desses projetos”, diz.

Para receberem a certificação, a docente lembra que os interessados devem conferir a programação com antecedência, visto que algumas apresentações serão simultâneas. “Serão disponibilizados os links dessas salas e, caso o inscrito queira acompanhar mais alguma que esteja em conflito de horário, esses vídeos ficarão disponibilizados no YouTube. Portanto, ele poderá vê-lo após o evento, mas para garantir a certificação, precisará entrar em uma das salas e ouvir a apresentação”, esclarece.

Flávia faz um adendo de que há alguns trabalhos e projetos, com temas voltados à inovação universidade-empresa, que necessitam de sigilo. “Esses serão apresentados em uma sessão fechada, no Google Meet, com alguns pesquisadores pré-selecionados, para ouvirem esses alunos e contribuírem com o seu tema de pesquisa, pensando no desenvolvimento do projeto”, finaliza.

Outras informações sobre o “5º Fórum de Iniciação Científica do PICBiotec” da Uniara podem ser obtidas também no endereço www.uniara.com.br/eventos/forum-picbiotec-2021 ou pelo e-mail farnogueira@uniara.com.br.



Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI