202404241919

Notícias

Curso de Psicologia da Uniara dá continuidade a postagens de informativos sobre cuidados com a saúde

Publicado em: 04/03/2021

Dentro do projeto “Psicologia, saúde e comunidade”, o curso de Psicologia da Universidade de Araraquara – Uniara dá continuidade à série de postagens de informativos sobre cuidado à saúde, elaborados pelos alunos do terceiro ano da graduação. As publicações, que agora abordam “A saúde mental do idoso”, são orientadas pela professora Daniela Ambrósio, supervisora do estágio no qual o projeto foi desenvolvido. As divulgações são feitas no Facebook e no Instagram do curso - www.facebook.com/uniarapsicologia e @psicologia.uniara -, respectivamente.

“Desde o início da pandemia, sabemos que as pessoas acima dos sessenta anos são o grupo considerado de maior vulnerabilidade ao coronavírus-Covid-19 e, consequentemente, são bastante atingidas pelos efeitos do isolamento social. Inclusive o Ministério da Saúde alerta que sejam redobrados os cuidados com os idosos neste momento”, aponta Daniela.

Ela explica que o processo de envelhecimento já é permeado por fatores que podem ocasionar desestabilização de humor e alterações comportamentais. “Acrescenta-se que, no estado de vulnerabilidade às doenças – tal qual na pandemia -, há maior risco de prejuízos à condição emocional, como aumento de ansiedade, depressão, insônia etc.”, alerta.

É importante, dessa maneira, atentar-se a alguns elementos que podem demandar a necessidade de avaliação profissional e cuidado, de acordo com a docente. “Destacamos tristeza profunda, negligência com a higiene pessoal, irritabilidade sem motivo, preocupação excessiva, recusa a se levantar da cama e mau humor, entre outros”, detalha.

O material elaborado, segundo Daniela, visa a estimular o olhar atento do idoso e de seus cuidadores para essa questão, “elencando estratégias – as chamadas ‘dicas’ – que podem contribuir para amenizar os prejuízos, como a criação ou manutenção de um rotina, a preservação dos contatos sociais - mesmo que virtuais -, a realização de exercícios físicos e de atividades de prazer - hobbies - etc”.

A professora acrescenta que, além da divulgação via Facebook e Instagram, “o grupo de alunos responsáveis pela produção dos materiais – Isabela Rodrigues, Lucas Matheus e Mariane Ventura - desenvolveu também um Guia à Saúde Mental do Idoso, que está sendo veiculado por meio de outras mídias sociais”.

A coordenadora do curso de Psicologia da Uniara, Simoni de Cássia Haddad Penteado, comenta que “é uma grande satisfação observar o empenho dos alunos em produzirem um material relevante neste momento que vivemos e que impacta o idoso e suas experiências de vida nessa faixa etária”. “A orientação dedicada e competente da supervisora Daniela contribuiu para que o projeto se efetivasse e trouxesse uma rica experiência aos estudantes, que é a de criar conteúdos relacionados às demandas da sociedade, o que amplia suas competências teórico-técnicas e o exercício de algo fundamental em sua formação: o compromisso profissional com a população”, finaliza.

Informações sobre o curso de Psicologia da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI