202403281448

Notícias

Inteligência emocional relacionada ao ambiente de trabalho e à busca pela satisfação pessoal e organizacional é tema de TCC de alunas de Administração da Uniara

Publicado em: 22/01/2021

As estudantes do curso de Administração da Universidade de Araraquara – Uniara, Giovanna Rios Devite e Júlia Fiorio de Mattos, apresentaram como Trabalho de Conclusão de Curso – TCC o estudo “Inteligência emocional relacionada ao ambiente de trabalho e à busca pela satisfação pessoal e organizacional: uma revisão bibliográfica de estudos de casos no setor bancário”, orientado pelo ex-docente da graduação, Victor Roberto Serranoni da Costa.

“Na atualidade, existe a consciência de que um ambiente de trabalho de qualidade se reflete diretamente na produtividade e no desempenho dos trabalhadores. Com isso, as organizações se conscientizaram de que, para manterem um ambiente organizacional de qualidade, devem buscar sempre a satisfação pessoal e organizacional do trabalhador, que é refletida diretamente na qualidade de seu trabalho. E com qualidade no trabalho, esse funcionário sempre trará melhores desempenhos e eficiências em sua produção. Portanto, a inteligência emocional aplicada ao ambiente organizacional vem trazendo resultados altamente positivos, e os investimentos nesse sentido estão cada vez maiores”, apontam Giovanna e Júlia.

Por essa razão, segundo elas, é necessário utilizar pesquisas já realizadas “para construirmos pesquisas próprias, a fim de investirmos corretamente em inteligência emocional e assim, levarmos nossas empresas, independentemente dos setores, a patamares de competição global”. “Nesse trabalho, fica muito claro que, utilizando-se a inteligência emocional, podemos realizar um melhor aproveitamento do capital humano, o que cria novos cenários e ambientes organizacionais. E por meio desses novos ambientes, gera-se valor, o que torna essa organização mais competitiva e atrativa”, afirmam.

Depois de lerem os artigos e as pesquisas, as alunas contam que observaram que a inteligência emocional está relacionada a características como a empatia – colocar-se no lugar do outro -, adaptabilidade – adaptar-se a lugares e situações - e autocontrole emocional - capacidade de controlar suas ações -, “como apresentado pelo psicólogo, escritor e PhD da Universidade de Harvard, Daniel Goleman – 1999 -, que diz que essas características são observáveis nos ambientes organizacionais”. “Devemos considerar o ser humano como um ser dotado de características tanto físicas quanto emocionais, que são responsáveis por construírem cada pessoa na sua maior subjetividade, ou seja, na sua maior individualidade”, explicam.

O tema da inteligência emocional no ambiente organizacional, de acordo com Giovanna e Júlia, mostra-se de grande importância “pela consciência que as organizações vêm adquirindo sobre a relevância que uma boa qualidade de vida para os colaboradores, como estratégia de competição”. “O investimento na satisfação pessoal e na sua qualidade de vida, pelas organizações, é primordial para aquelas empresas que planejam estar à frente em termos de competitividade com as demais, e que buscam ainda o crescimento e o desenvolvimento de seu público interno”, dizem.

Costa, que orientou o TCC, finaliza dizendo que “o diferencial do trabalho das alunas Júlia e Giovanna é a introdução do método de análise comparativo como metodologia de análise, e que é pouco utilizado nas ciências administrativas”.

Informações sobre o curso de Administração da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI