202404191754

Notícias

Aluno da Uniara analisa, em seu TCC, o uso de sensores ultrassônicos para aquisição de dados em escaneamento 3D

Publicado em: 20/01/2021

O “Uso de sensores ultrassônicos para aquisição de dados em escaneamento 3D” foi o tema do Trabalho de Conclusão de Curso – TCC do estudante da graduação de Engenharia Elétrica da Universidade de Araraquara – Uniara, Lucas Moreti. O estudo foi orientado pela professora Carmen Lúcia Lessa Avelar.

“Em tempos atuais, o uso de scanner 3D proporciona, de maneira rápida e precisa, a aquisição de dados e a conversão de modelos reais e virtuais. Essa tecnologia é amplamente utilizada na indústria para medição em laboratórios de metrologia e realização de engenharia reversa de peças, entre outras funções”, conta Moreti.

Ele comenta que um modelo de scanner encontrado no mercado trabalha com a projeção de um padrão de luz e a aquisição de dados por meio de uma câmera. “Uma situação não solucionada nesse tipo de equipamento é que a luz, quando projetada em superfícies transparentes, não realiza a aquisição de dados, o que leva à necessidade da deposição de um pó revelador - como um talco em spray - revelador de solda. Esse estudo, portanto, propõe o uso de um sensor ultrassônico para a aquisição de dados e a construção de uma nuvem de pontos”, explica.

Como conclusão do TCC, “foi possível verificar a resposta dimensional da leitura do scanner 3D utilizando um sensor ultrassônico HC-SR04, obtendo um desvio dimensional de 3 milímetros nos testes realizados”.

Carmen menciona que o trabalho de Moreti se destaca pela inovação e pela importante aplicabilidade na indústria. “O desenvolvimento de um sensor ultrassônico para aquisição de dados em escaneamento 3D para aplicação em superfícies transparentes, sem a necessidade da deposição de um pó revelador, além de ampliar as possibilidades de aplicação, consegue tornar o processo mais prático”, finaliza.

Informações sobre o curso de Engenharia Elétrica da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI