202403281938

Notícias

Alunas de Nutrição da Uniara apresentam TCC sobre alimentação saudável durante a pandemia

Publicado em: 15/01/2021

As estudantes do curso de Nutrição da Universidade de Araraquara – Uniara, Amanda Zeviani, Talita Nascimento e Vanessa Melo, apresentaram, como Trabalho de Conclusão de Curso – TCC, o estudo “Alimentação, Imunidade e Covid-19: Dicas para uma alimentação saudável durante a pandemia”, orientado pela professora Silmara Cristina Lazarini.

“Durante a pandemia, muitas foram as informações divulgadas pela mídia e redes sociais sobre a relação da alimentação com o funcionamento do sistema imunológico. Nesse sentido, o objetivo do trabalho foi realizar uma revisão bibliográfica e, a partir desse levantamento, desenvolver um e-book, escrito de maneira didática para a população em geral, afim de desmistificar alguns conceitos, explicar a relação de algumas doenças com a Covid-19 e auxiliar na busca por uma alimentação mais saudável”, explicam as alunas.

Elas contam que, no trabalho, foi observado que, até o momento, não há alimento/nutriente que seja capaz de impedir a infecção ou curar um paciente contaminado. “Contudo, uma alimentação mais saudável, adequada em quantidades de macro e micronutrientes, parece fazer com que, em casos de contaminação, o paciente tenha menos sintomas e a doença não evolua para casos mais graves. É um assunto bem atual e que contribui para a saúde da população, uma vez que traz informação de fontes fidedignas”, destacam.

Silmara aponta que o tema do TCC “é muito importante, pois esclarece todas as relações que existem entre manter uma alimentação saudável frente a uma nova doença, para auxiliar em uma imunidade alta, e também manter uma alimentação correta, caso tenha uma doença pré-existente”. “Nesse trabalho, Amanda, Talita e Vanessa também elaboraram um e-book com orientações sobre uma alimentação saudável. Em um ano em que tudo foi realizado via internet, online, a distribuição desse material será feita assim. Dessa forma, podemos atingir um grande número de pessoas e auxiliar em uma alimentação balanceada, correta em caso de doenças pré-existentes e que, com certeza, ajudará na imunidade em casos de Covid-19”, aponta a docente.

Ela reforça que não existe uma alimentação específica para essa nova doença. “As pessoas devem se preocupar em manter uma alimentação adequada, pensando na imunidade e em doenças como hipertensão e diabetes, e problemas renais e cardíacos. Portanto, uma alimentação saudável e balanceada é a chave para auxiliar em uma boa imunidade, como forma de prevenir ou amenizar os sintomas da Covid-19”, afirma.

Em relação ao TCC, Silmara comenta que, devido à pandemia, “fomos surpreendidos por algo invisível, que nos deixou dentro de casa, e o que parecia normal se tornou tão diferente, que muitas coisas, inclusive o TCC, acabaram sendo repensadas”. “Amanda, Talita e Vanessa, por estarem no último ano, com toda a energia e a garra para se formarem e começarem a trabalhar, se dedicaram muito. Apesar de tudo o que vivemos, conseguiram pensar no bem e na qualidade de vida das pessoas. Dessa forma, partiram para uma pesquisa da qual fiquei muito orgulhosa”, finaliza a orientadora.

Informações sobre o curso de Nutrição da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI