202403290352

Notícias

Aluno de Economia da Uniara analisa fatores macroeconômicos no desempenho das vendas do varejo brasileiro

Publicado em: 12/01/2021

Em sua monografia, o estudante do curso de Economia da Universidade de Araraquara – Uniara, Lucas Moraes de França, fez uma “Análise da Influência de Fatores Macroeconômicos no Desempenho das Vendas do Varejo Brasileiro Entre os Anos de 2011 a 2016”, sob orientação do coordenador da graduação, Ademil Lúcio Lopes.

“O trabalho explica como são elaborados alguns índices e agregados econômicos como, por exemplo, o Produto Interno Bruto - PIB e o Volume de Vendas do Varejo para utilizá-los juntamente com outros, como consumo, saldo de empregos, inflação e juros, buscando relacionar a mensuração da atividade econômica e a atividade varejista no país”, contextualiza França.

Ele acrescenta que, para isso, vários conceitos econômicos, políticos e sociais, além de ferramentas matemáticas, foram empregados no estudo. “Chegou-se à conclusão de que a política econômica é muito importante para os setores produtivos e o varejo, entre outros, pode ser utilizado como instrumento de medida econômica e, além disso, foi um setor importante para diminuir impactos negativos sofridos na economia no período analisado”, aponta.

O trabalho mostra relevância social, segundo o aluno, “por conta de trazer um debate interessante sobre como políticas econômicas podem afetar a vida das pessoas nos quesitos de emprego, renda e consumo, e como variáveis econômicas podem ser utilizadas para estimularem - ou não - setores específicos”.

Lopes menciona que a monografia de França é focada na economia brasileira, “na qual ele discute os impactos principalmente da crise econômica durante o governo de Dilma Rousseff”. “Há um conjunto de políticas macroeconômicas que, como sabemos, se mostraram equivocadas e trouxeram uma série de problemas – baixo crescimento, desemprego elevado e a disparada da inflação. O Lucas analisa como o comportamento econômico causado por essa política macroeconômica afetou os resultados econômico-financeiros do setor varejista no Brasil. Ele trabalha com as teorias macroeconômicas para tentar mostrar como as medidas adotadas no governo Dilma levaram a economia brasileira a uma crise, e seus impactos sobre o desempenho econômico-financeiro do setor varejista, um dos mais importantes da nossa economia”, finaliza.

Informações sobre o curso de Economia da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI